10 dicas para comer saudável fora de casa

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Orientações simples de como montar seu prato no restaurante

Comer fora de casa de forma saudável pode ser um desafio. Mas ainda bem que, nos dias de hoje, temos cada vez mais opções disponíveis nos restaurantes. E com algumas estratégias simples, podemos eliminar de vez aquela culpa de comer fora e ainda ganhar mais saúde.

Confira aqui algumas dicas simples para montar seu prato e se alimentar de maneira saudável nos restaurantes:

  1. Beba bastante água o dia inteiro, mesmo sem sentir sede. Muitas vezes nosso corpo manda sinais de fome quando, na verdade, está desidratado e pedindo por água. Vale aquele truque de beber um copo bem grande 30 minutos antes das refeições (ou do happy hour, da festinha, etc.).
  2. Experimente pedir uma entrada como prato principal, ou servir sua comida no prato de sobremesa no self-service. Muitas vezes ficamos satisfeitos com menos do que imaginamos.
  3. Peça meia porção, divida o prato com alguém ou, ao pedir seu prato, já solicite que o atendente traga junto uma embalagem para viagem para que você já separar metade da porção para levar para casa. Assim você não exagera só porque a comida está ali no prato e ainda ganha uma refeição para o dia seguinte.
  4. Sirva-se primeiro na fila do self-service ou peça primeiro seu prato, para evitar ser influenciado pela escolha das outras pessoas.
  5. Planeje seu prato antes de chegar ao restaurante. Veja o menu do estabelecimento pela internet ou visualize em sua mente o balcão de comidas do self-service que você costuma frequentar. Faça suas escolhas antes de chegar lá.
  6. Sempre pergunte como os pratos são preparados e não tenha medo de pedir substituições ou restrições. Os restaurantes têm oferecido cada vez mais opções integrais e sem glúten, açúcar ou laticínios.
  7. Faça escolhas inteligentes e dê preferência às opções com mais vegetais do cardápio, ou coloque-os primeiro no prato no self-service. E eu não estou falando de alface ou batata, e sim de alimentos ricos em nutrientes. Quanto mais colorido, mais nutritivo e saboroso. Peça ou coloque sempre uma porção de folhas verde escuras no seu prato, ou peça por salsa picada a parte para acrescentar por cima. Ingerir de duas a três porções de folhas verde escuras por dia é um ótimo começo pra transformar sua alimentação e sua saúde.
  8. Foque em acrescentar opções mais nutritivas às suas refeições, ao invés de ficar preso a proibições, restrições e culpa. Se está com vontade de comer sobremesa, coma uma fruta. E se depois disso ainda estiver com vontade de ingerir chocolate, coma também. Fazendo isso, é possível que você coma bem menos quantidade e com mais prazer. Abarrotando seu prato com mais vegetais, seu corpo vai naturalmente diminuindo os desejos pelas comidas menos nutritivas.
  9. Saboreie e mastigue, mesmo que você só tenha 15 minutos para comer sua refeição. Não apenas você vai aproveitar melhor os nutrientes dos alimentos e ficar saciado com menos quantidade, como vai ter uma experiência muito mais prazerosa do que engolir a comida sem consciência.
  10. Antes de comer, respire por alguns segundos e perceba como está se sentindo. É muito comum usarmos a comida como uma válvula de escape de nossos estresses, frustrações, ansiedades, tristezas e raivas. Em uma tentativa de “tapar aquele vazio interior” acabamos por fazer escolhas que nos causam mal. Quando tomamos consciência de nossas emoções, ao invés de “empurrá-las para debaixo do tapete”, temos mais poder de escolha e tomamos decisões mais sábias – tanto do que comer, quanto do que fazer nas demais áreas de nossa vida.

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