Ciclo Menstrual

3 comidinhas para uma pele linda no inverno

Share this:

Esses alimentos também podem ser usados em máscaras faciais e equilibram os hormônios 

Nossa pele, principalmente do rosto, é uma das nossas principais características expostas para o mundo. Por isso causa tanta preocupação com nossa aparência e tem um grande impacto na nossa autoestima. Fazendo-se valer dessa nossa insegurança, o mercado está abarrotado de produtos que prometem milagres para nos livrar a pele com acne, ressecada, envelhecida.

Mas o que nos esquecemos é que o ponto mais fundamental para a saúde e aparência da nossa pele começa pelo que colocamos em nossa boca e como está o estado de saúde geral de nossos órgãos internos. Afinal de contas, são dos alimentos que adquirimos a matéria-prima para confeccionar as células epiteliais e nossos hormônios.

Muitas de nós não temos consciência de que, quando nos alimentamos para equilibrar nossos hormônios, automaticamente estamos tratando nossa pele, cabelos e unhas. E do quanto as substâncias químicas presentes nos produtos de beleza prejudicam o nosso equilíbrio hormonal. Por isso, aqui compartilho alguns desses alimentos que podemos usar tanto em preparações culinárias deliciosas, como para máscaras faciais de tratamento.

homemade-face-masks

  1. Morangos:
    Já venho falando dos benefícios dessa frutinha em duas receitas que postei aqui e aqui. Durante o inverno, o clima frio e seco tende a provocar espinhas e irritação. O morango possui substâncias que ajudam a evitar e tratar essas condições. Você pode consumir puro, combinado com outros ingredientes da lista, ou ainda fazer uma máscara facial hidratante com mel.
    a
  2. Aveia:
    Se considerarmos apenas as fibras presentes na aveia, já temos aí uma pista dos benefícios para a pele e hormônios desse grão, já que elas tem papel fundamental na desintoxicação do organismo e no equilíbrio hormonal. Mas ela também é rica em minerais fundamentais para a firmeza e elasticidade da pele, que ficam comprometidas pelo clima seco, que também exarceba os sinais de envelhecimento precoce. Além de ser um alimento ideal para se consumir no inverno e na fase pré e menstrual, misture meia xícara de aveia em flocos cozida em água com uma colher de sopa de óleo de amêndoas e aplique por 10 minutos no rosto para maior hidratação, retirando com água morna.
    a
  3. Nozes:
    Clima frio e seco pede mais gordura, e as nozes oferecem o tipo de gordura ideal para proteger a pele das intempéries, evitar a TPM e para harmonizar os hormônios. Além de serem ricas em gorduras anti-inflamatórias, o que contribui para balancear o humor e os níveis de insulina do sangue – fator principal para equilibrar os hormônios sexuais e consequentemente a acne, as nozes trazem vitalidade para a pele, que fica mais comprometida durante o inverno. Além de ser uma combinação deliciosa em um mingau de aveia com morangos, com duas nozes trituradas em um pilão, faça uma máscara facial com sumo de meio limão siciliano e uma colher de chá de mel. Aplique por 15 minutos, depois esfolie por 3, e retire tudo com água morna (Cuidado com a exposição ao sol após usar o limão. Enxague muito bem.).
Imagens: homemademasks.net

Outro Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços