3 razões porque sexo é uma forma de expressão espiritual

Share this:

(e não estou falando nem de religião, nem misticismo, nem tantra)

Para algumas pessoas, estou falando uma heresia. Para outras, não estou falando novidade nenhuma. A conexão de sexo com espiritualidade é tão velha quanto a própria humanidade. Acredito que todas as culturas, de alguma forma, abordam a questão. O problema é que, em muitas delas, foi estabelecida uma cisão entre as duas coisas, e isso acabou criando muitos tabus e preconceitos, e muitos problemas e confusões.

Espero que com este texto eu possa contribuir um pouco para desmistificar essa história toda, e esclarecer, de forma simples e direta, que podemos (e devemos) exercitar a nossa espiritualidade em todos os aspectos de nossa vida, incluindo na nossa sexualidade. Eis as principais razões porque penso que sexo é uma forma de expressão espiritual:

1) Corpo-mente-espírito é uma coisa só.

Antes de mais nada, vamos colocar os pingos nos “is”: sexo é uma ferramenta na qual a natureza equipou nossos corpos. Se não existe separação entre corpo-mente-espírito, e sexo faz parte da expressão do nosso corpo, logo sexo e espírito também são uma coisa só.

2) Nos leva à estados diferenciados de consciência.

Não importa se é por conta da respiração acelerada, ou pelas substâncias químicas liberadas durante o prazer e o orgasmo, ou pela intensa movimentação energética que ocorre durante o ato, ou se são as três coisas ao mesmo tempo e outras mais. A questão é que, muitas de nós, de uma forma ou de outra, já experimentou durante o sexo a sensação de perder a noção do tempo-espaço, ou de se perder nas sensações e esquecer-se dos limites do próprio corpo, ou ainda uma experiência tão intensa e profunda que chega a ser indescritível. E estados diferenciados de consciência nos leva a nos conectarmos mais com nossa própria essência e com algo maior que nós mesmas.

3) Nos conecta com outros seres humanos.

Todos nós desejamos conexão nesta vida. Todos queremos ser amados e aceitos, pertencentes e acolhidos. Podemos fazer e pedir por isso de diversas formas, e uma delas é o sexo. Conectarmos com outras pessoas faz parte de nossa jornada espiritual neste mundo material. Usamos nosso corpo como uma forma de expressar amor, seja amor por nós mesmas, ao reconhecer os desejos do corpo, seja amor por outra pessoa, ao reconhecer a vontade de estar ligada à ela.

Ou seja, tudo que fazemos nesta vida pode ser e é uma forma de expressão espiritual. Sexo é apenas mais uma delas, e pode ser usado com sabedoria para ajudar-nos na nossa busca de nos completarmos, de nos reconectarmos com o todo.

Outro Post

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços