Blog

5 temperos para estimular a fertilidade

Share this:

Além de saborosos, especiarias e temperos também podem ser aliados no equilíbrio hormonal

Todos os dias esse assunto de fertilidade parece estar na boca do povo. E não é mais somente notícias sobre a gravidez de alguém conhecido, como, infelizmente cada vez mais comum, também sobre os desafios de casais com dificuldades para ter filhos.

Quando falamos de fertilidade feminina, não estamos falando apenas de ovários e úteros capazes de fecundação, estamos falando de um organismo apto a gerar, desenvolver e sustentar essa vida nova vida sem detrimento da saúde que a carrega.
Dessa forma, quando percebemos um corpo com dificuldades de engravidar, tempos que pensar que esse é apenas um sintoma de desequíbrios mais profundos, tanto hormonais, quanto sistêmicos, tanto físicos quanto emocionais.

A alimentação é ponto-chave e um bom ponto de partida para quando buscamos garantir ou melhorar nossa fertilidade. Claro que, há diversas condições específicas que podem estar atrapalhando sua fertilidade, como miomas, endometriose, ovário policísticos e ciclos não-ovulatórios, e questões emocionais, entre outros.

E todos eles podem se beneficiar de alimentos que apóiam o organismo na dinâmica hormonal. Acredito que os mais fáceis de incluirmos na nossa alimentação no dia-a-dia são os temperos. Não apenas eles trazem mais sabor e diversidade nos pratos que preparamos em casa, como são simples de carregar junto quando comemos fora de casa.

Confira aqui alguns deles e seus benefícios para a fertilidade e para a saúde:


Canela: esse tempero tem sido apontado como um aliado importante na regulação dos níveis de glicose e insulina do sangue. Esse equilíbrio é fundamental para um sistema endócrino e uma produção de hormônios sexuais saudável.

Vinagre de maçã: além de também contribuir para harmonizar os níveis de açúcar no sangue, é um excelente depurativo do fígado, apoiando no processo de desintoxicação de toxinas ambientais, da alimentação e do excesso de hormônios, que são algumas principais causas da dificuldade de engravidar e da infertilidade. O orgânico é o mais recomendado.

Cúrcuma: tem inúmeros benefícios para o organismo por sua ação antioxidante poderosa, incluindo no combate aos danos causados pelo estresse e o excesso de cortisol. Além disso, tem ação direta na produção de progesterona, hormônio feminino responsável manter o ambiente propício no útero para o óvulo fecundado se desenvolver.

Cominho: atua combinando os benefícios descritos acima, além do seu efeito de limpeza diretamente no útero, muito conhecido na tradição da medicina Ayurvédica.

Óleo de coco extravirgem: suas gorduras combinam ação antioxidante e antinflamatória, e são ingredientes essenciais para a produção de hormônios sexuais e seu equilíbrio no organismo.

 

Aproveite para usar todos ele em uma receita prática e rápida:

 

Receita de Lentilhas com Especiarias

Esta receita leva uma combinação de cinco temperos que são maravilhosos tanto para acrescentar um toque diferente na comida rotineira, quanto dão um grande suporte para minimizar sintomas de TPM e outros desequilíbrios hormonais femininos, incluindo problemas com a fertilidade.

Você pode usar a variedade mais comum, marrom grande, ou também explorar outras variedades como a francesa, a rosa, e a beluga. Você pode também usar a pré-cozida, caso precise de mais praticidade. E pode usar a mesma receita para dar uma cara nova ao feijão de todo dia. Lembrando que as leguminosas também tem um efeito muito benéfico para os hormônios, a fertilidade, e para ajudar o corpo a lidar com o estresse.

 

Tempo de preparo: 5 min | Tempo de cozimento: 15 min | Serve 1 pessoa

Ingredientes

  •  1 xícara de lentilhas cozidas
  • 2 dentes de alho médios picados
  • ½ a 1 cebola pequena picada
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • ¼ de colher de chá de sementes de cominho
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
    1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico
  • sal marinho não refinado a gosto
    pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Em uma panela funda, esquente em fogo médio o óleo de coco e refogue as especiarias (canela em pó, cúrcuma, e sementes de cominho) até começar a soltar aroma. Acrescente a cebola, mexendo bem para incorporar os sabores, até quase começar a dourar. Acrescente o alho, refogue por 30 segundos, e adicione a lentilha. Refogue bem para incorporar todos os temperos, salpicando sal e pimenta, diminua o fogo, e deixe cozinhando por alguns minutos, mexendo sempre e acrescentado um pouco de água ou caldo de legumes caseiro, se necessário.
Desligue o fogo, e tempere com o vinagre de maçã, mexendo bem para as lentilhas absorverem o sabor. Sirva salpicando salsa ou coentro picados para mais sabor e mais saúde.

Publicado em: Personare

Outro Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços