7 Hábitos Desintoxicantes

Share this:

Esta semana termina mais um grupo do meu Programa de Detox da Primavera 2011. As participantes passaram uma semana dedicadas a desintoxicar seus corpos, mentes e espíritos, e estão saindo limpas, leves e soltas.

É claro que uma detox não vai resolver a vida de ninguém. Temos que encarar um programa como este como um passo inicial, ou um “reset” na rotina, para voltarmos nossa atenção para o autocuidado, e nos lembrarmos do que é importante para nossa saúde e bem-estar.

Se a gente parar para pensar, nosso corpo já possui um processo de desintoxicação natural que funciona 24 horas por dia. Nossa mente processa, guarda e esquece cada coisa que experienciamos. Nosso espírito se renova a cada instante no nosso caminhar evolutivo nesta existência.

Então, o que podemos fazer é dar uma ajudinha nesses processos automáticos, para que eles possam funcionar em sua capacidade máxima, e dessa forma, permitir que vivamos a melhor vida que podemos ter.

Existem 7 hábitos  desintoxicantes que você pode incluir no seu dia-a-dia:

  1. Tomar água em jejum. Temperatura ambiente, e se quiser aumentar o poder ainda mais, com umas gotinhas de limão. Continue tomando água durante todo o dia. A água é o veículo usado pelo nosso corpo para se livrar do que é lixo, para ser eliminado pelo suor, urina e fezes. Se não temos água suficiente disponível para todas as funções do nosso organismo, as toxinas ficam presas e comprometem o funcionamento das células e órgãos.
  2. Consumir folhas verde-escuras em todas as refeições. Suco verde é uma ótima forma de garantir a primeira porção da manhã. Outra forma é salpicar salsinha em todos os pratos que for consumir, inclusive na pizza que você pedir em casa. Seu fígado vai ficar muito feliz por receber os nutrientes que precisa para processar todas as toxinas que entramos em contato diariamente por meio da comida, da respiração, do contato, etc.
  3. Incluir Probióticos como parte de sua alimentação diária. Estas bactérias, que vivem em perfeita harmonia no nosso organismo, volta e meia precisam de um forcinha para aumentar o número de “soldados do seu exército” no combate às bactérias nada boazinhas que nos causam doenças. Podemos tanto usar uma suplementação quando também incluir alimentos fermentados que já contenham esta propriedade, com missô (pasta de soja) e chucrute. Veja mais dicas sobre este assunto aqui.
  4. Comer alimentos ricos em fibras. Elas fazem uma verdadeira varredura interna, alimentando as bactérias “boas” dos nossos intestinos e garantindo a absorção dos nutrientes, bem como arrastando o que o corpo descartou. Os campeões neste quesito são o feijão preto e o azuki, a lentilha vermelha, e os cereais em geral como a aveia (inteira ou prensada), bem como as frutas vermelhas e as folhas verde-escuras.
  5. Fazer listas. Esta é uma forma eficiente e simples de desintoxicar a mente. O aparelho celular é um ótimo lugar para fazê-las, pois, hoje em dia, carregamos ele para todos os lados, e podemos até programar alarmes para nos lembrar de determinada coisa. Fazendo listas, podemos colocar aquele assunto no “estacionamento”, esvaziando a mente do trabalho de ter que ficar em estado de alerta para lembrar dos compromissos e afazeres, e permitindo o relaxamento.
  6. Praticar a gratidão o tempo todo. Desde o polido “obrigada” para quem cruzar o seu caminho prestando algum serviço para você, até se expressando para as pessoas próximas que te amam. Não existe um dia sequer em nossas vidas que a gente não receba algo das pessoas à nossa volta. Use qualquer oportunidade que tiver para valorizar quem está presente em sua vida. Você vai ver como a energia à sua volta se torna muito mais leve.
  7. Respirar com consciência. Podemos fazer isto a qualquer momento. Alguns minutos ao acordar, como uma meditação; no meio de uma reunião chata, como folga; quando envolvida numa discussão acalorada, como calmante; e ao se deitar para dormir, como relaxamento. Simplesmente observe sua inspiração e expiração por alguns momentos, e volte a ela toda vez que a mente começar a divagar. Esta é uma excelente forma de se reconectar consigo mesma, e lavar a alma dos estresses e sentimentos negativos.

Se você quer saber mais ou se inscrever no meu Programa Detox da Primavera, clique aqui.

Outro Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços