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9 estratégias para evitar o inchaço

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Conheça os inimigos e aliados da retenção de líquidos no organismo

Você acorda com a cara e os olhos inchados. De repente você percebe que ganhou dois quilos literalmente do dia pra noite. Sua barriga começa a saltar por cima do cós da calça ao longo do dia. Você mal consegue ver o ossinho do seu tornozelo, que está enorme. Seus seios estão inchados e sensíveis. Suas pernas e a lombar doem.

No verão, na TPM, uma alimentação rica em sódio, uma vida cheia de estresse e de exposição a toxinas, na gravidez, tudo isso e mais pode causar inchaço e retenção de líquidos no nosso organismo. Ganhamos medidas e peso, perdemos roupas e autoestima, nessa gangorra que não parece não ter fim.

Se você sofre com isso, saiba que existem alguns alimentos e estratégias simples que podem te ajudar a minimizar ou até eliminar esse incômodo sintoma. Ele ocorre pelo simples fato de que os fluidos corporais (excluindo o sangue) são responsáveis por mais da metade do peso de uma pessoa, chegando a 60% nos caso das mulheres. Esses fluidos são uma mistura de água, sais minerais, como sódio e potássio, e outras substâncias.

Quando as proporções entre água e sais fica desbalanceada, nossos rins tentam compensar retendo água no organismo para diluir o excesso de sódio. E disso resultado o inchaço.

Por isso, quando estamos inchadas e/ou com retenção de líquido, sentimos isso em diversas partes do nosso corpo ao mesmo tempo. Inchar é um processo natural, especialmente nas mulheres, e normalmente é temporário. Mas nem por isso deixa de ser desconfortável. Por causa das flutuações naturais do ciclo menstrual e da gravidez, é natural a mulher sentir mais o impacto da retenção de líquidos antes da menstruação e nos estágios finais da gravidez.

Quando percebemos esses sintomas fora desses período normalmente está associado a algum alimentos que ingerimos ou hábitos alimentares inadequados ao nosso organismo, que interfere na produção de insulina, que por consequência interfere no equilíbrio de fluidos e sódio nos rins. Claro que é preciso antes saber se não há alguma doença mais grave por trás dele, o que necessita de acompanhamento e tratamento específicos.

O que incha?

  • Sal refinado: o sal de cozinha, branquinho, soltinho, ultraprocessado é sódio puro e simples, ou seja, vai interferir diretamente no desbalanceamento dos fluidos do organismo e provoca inchaço. Usar o sal não refinado, naturalmente rico em outros minerais, é uma melhor escolha.
  • Alimentos ultraprocessados: quase tudo que vem em uma embalagem contém alguma quantidade de sal refinado e outras fontes de sódio, como o glutamato monossódico. E não é só o sódio desses produtos que causa inchaço não, o açúcar, o trigo refinado, e outras substâncias químicas presentes também. Entram nessa lista refrigerantes e sucos industrializados, embutidos e laticínios (como queijo e presunto), conservas/enlatados e congelados, entre muitos outros. Até água mineral pode ter alto índice de sódio. Fique sempre de olho no rótulo. Cozinhar mais usando alimentos in natura e integrais, e usar temperos naturais como ervas e especiarias é a melhor forma de diminuir o consumo dessas substâncias.
  • Álcool: ingerir bebidas alcóolicas causa desidratação, ou seja, causa o desbalanceamento entre os níveis de fluidos e sais, o que leva ao inchaço da ressaca. Beber um copo de água ou mais para cada dose tomada, e ter moderação no consumo é a melhor pedida.

O que desincha?

  • Água: beber água pura regularmente durante o dia evita o inchaço e diminuir a retenção de líquidos, justamente porque equilibra a proporção entre fluidos e sais no organismo. Quando estiver se sentindo muito inchada prefira tomar água morna, que ajuda a diminuir esse sintoma. Aumente o consumo quando ingerir alimentos com muito sal ou sódio, e quando consumir álcool.
  • Erva-doce: o chá das sementes de erva-doce são o principal aliado contra o inchaço e os sintomas descritos no início deste texto. Esquente uma xícara de água quase até o ponto de fervura, desligue o fogo, coloque uma colher de chá cheia de sementes, abafe, e aguarde de 5 a 15 minutos. Beba bastante durante o dia quando se sentir inchada, ou até como prevenção quando estiver na fase pré-menstrual. Puro, sem açúcar ou adoçantes, claro (pois eles provocam inchaço, né?). Você também pode usar as outras partes da erva-doce na sua alimentação, como o bulbo, chamado de funcho, que fica ótimo fatiado em saladas, assado, e até picadinho como fazemos com a cebola para reforgar o arroz ou vegetais. Como também as folhas, que são um delicioso tempero para finalizar os pratos, como feijões e raízes.
  • Vegetais ricos em água: pepino, salsão/aipo, funcho, melão melancia, agrião.
  • Vegetais ricos em potássio: banana, água de coco, folhas de beterraba, espinafre, abacate, lentilhas, cogumelos.
  • Especiarias diuréticas: salsa, alho, sementes de erva-doce, sementes de coentro, sementes de cardamomo.
  • Alimentos cozidos: quando estamos inchadas, precisamos equilibrar esse excesso de umidade do nosso organismo, e alimentos cozidos e quentes são a melhor pedida. Feijões como o azuki e o moyashi/mung são grandes aliados para minimizar a retenção de líquidos e incentivar a desintoxicação do organismo. Você pode inclusive usar os temperos e vegetais sugeridos acima para exponenciar o poder desses alimentos.
Publicado em: Personare, Personare Portugal, clube Vida Moderna / Imagem: istock

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