« Anterior
Proximo »

Abra o bico pro grão-de-bico

Share this:

Não faz muito tempo que eu descobri esse feijão engraçado e pouco usado em nossa cozinha. O grão-de-bico é mais conhecido por nós por ser estrela da cozinha árabe, mas também pode estrelar outros cardápios, pois é muito versátil por ter um sabor leve e uma textura única.
Você pode comprar a granel, na embalagem, ou ainda já cozido em lata, não importa muito. O que importa mesmo é a origem e qualidade do produto, e como você vai prepará-lo para se deliciar.
Aqui vão duas sugestões que são meus preparos favoritos, como toda semana como lanche e como janta, pois o grão-de-bico, enquanto uma leguminosa, é ótima fonte de proteína vegetal.

  • Como cozinhar grão-de-bico:

2 porções
Tempo de preparo: 1 hora

Lave e coloque 1 xícara de grão-de-bico na panela de pressão com 2 copos d’água e um o pedaço de alga kombu. Cubra, ligue o fogo e aguarde pressão. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora. Coloque sal apenas ao finalizar.
Com essa base, você pode fazer saladas, sopas e qualquer tipo de preparo. Faça porções a mais e congele para uso posterior. Assim você sempre terá disponível quando precisar de uma refeição rápida e nutritiva.

  • Hummus

4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos

Essa pasta de origem árabe é ótima como lanche, acompanhado de pão pitta integral e folhas frescas, ou como tira-gosto, com palitos de cenoura, pepino e pimentão vermelho.

2 xícaras de grão-de-bico já cozidos
1/3 da água do cozimento (ou da lata)
3 colheres de sopa de tahini (pasta de semente de gergelim)
3 dentes de alho
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de suco de limão
1/8 de colher de chá de cominho em pó
Páprica picante
Azeite de oliva extra-virgem

Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos e bata. Um dica é fazer várias porções menores para uma melhor textura. Prove e sinta se é necessário mais de algum dos temperos. Sirva em pequenas tigelas porções individuais ou em um prato, espalhando. Regue com um fio generoso de azeite, e salpique com páprica picante para enfeitar.

  • Sopa de Grão-de-bico e Alho-poró

2 porções
Tempo de preparo: cerca de 30 minutos

1 xícara de grão-de-bico cozido
1 alho-poró pequeno
1 batata média
caldo de legumes ou frango
sal e pimenta
tomilho seco ou sementes de erva-doce trituradas
azeite de olive extravirgem
salsa picada para decorar

Corte o alho-poró em rodelas finas, descartando as folhas. Refogue em azeite até murchar. Acrescente a batata picada em cubos do tamanho do grão-de-bico, tempere com sal e pimenta e a erva escolhida, em seguida o caldo fervente. Em fogo baixo, cozinhe até as batatas estarem bem macias (cerca de 20 minutos). Acrescente o grão-de-bico e ferva por mais 5 minutos. Experimente para o ajuste final do tempero. Sirva com um fio de azeite e salsa picada a gosto. Você pode também fazer a versão creme, batendo a sopa pronta no liquidificador e ajustando a textura com um pouco de água, reaquecendo depois ao fogo por alguns minutos. Outra opção é substituir a batata por arroz integral ou batata-doce.

Outro Post

« Anterior
Proximo »

Aqui temos 5 comentários. Adicionar.

  1. Dri

    Pessoal,
    vale a pena provar essa sopa, é fácil de fazer (pelo me pareceu, pois a Mel fez tão rapidinho) e é simplesmente deliciosa (como tudo aqui). Mas sem exagero, essa sopa é perfeita!
    Beijos.

    • Valeu a propaganda, Dri. Eu sou suspeita para falar, mas realmente essa sopa é tão boa que agora já faz parte do nosso menu 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços