Alimentos que amenizam a TPM

Share this:

Chocolate, batata-doce e mais acalmam irritação e espantam desânimo.

Apesar de parecer que todas as mulheres sofrem de TPM – a qual gera mudanças bruscas de humor e sintomas dolorosos, entre outras coisas – o período pré-menstrual pode ser um momento sem sofrimento e sem drama. Há várias questões que envolvem o conjunto de sintomas e sensações do período pré-menstrual, como alimentação, elementos do ambiente, nível de estresse e atividade física.

Por isso, é preciso tomar consciência do impacto dos hábitos de alimentação durante todo o ciclo, pois eles provocam boa parte das reações físicas e até emocionais que vivemos durante a TPM. E vale esclarecer: a Fase Luteal não é sinônimo de TPM. Nem toda mulher tem sintomas incômodos dos 10 aos 16 dias que precedem a menstruação. E quem sente desconfortos físicos e mudanças bruscas de humor pode minimizar ou reverter essa situação, tendo uma Fase Luteal sem TPM.

Abaixo você vai aprender sobre como alimentar seu corpo de mulher para harmonizar seus hormônios e ciclo menstrual, além de usar alguns ingredientes simples para reverter a TPM, evitar as flutuações de humor e de peso, e a falta de disposição.

  1.  Batata-doce: essa raiz equilibra os níveis de glicose no sangue, que quando estão baixos ou altos ou variáveis demais causam mudanças drásticas no humor e nível de energia. Além disso, ela ajuda a aterrar nossa energia, o que acalma a agitação da mente, comum nessa fase do ciclo.
  2. Chocolate: não é à toa que sentimos um desejo voraz por esse quitute na TPM, pois as substâncias contidas nas sementes do cacau têm ação direta no humor das mulheres, relaxando e dando disposição ao mesmo tempo.
  3. Coco: as gorduras são a base da confecção dos hormônios. Quando nos sentimos ansiosas ou deprimidas ou desanimadas no período pré-menstrual, isso indica um desbalanceamento hormonal. As gorduras contidas no coco são algumas das matérias-primas essenciais para produção desses hormônios.
  4. Nozes: não existe cérebro feliz e com disposição sem ômega-3 – e as nozes, as castanhas e as sementes são uma excelente fonte de bom humor e energia, principalmente para quem sofre de TPM. Além disso, elas também são fontes de proteínas, o que também ajuda a estabilizar o apetite.

Quantas de nós ficamos com o apetite insaciável durante a TPM, não apenas porque nos sentimos sem energia, como também porque tentamos compensar na comida as emoções incontroláveis que aumentam nesse período?

Você pode usar a comida, sim, para acalmar a fome do corpo e das emoções. Porém, você precisa ser bem estratégica para isso, priorizando alimentar-se dos ingredientes que vão ajudar a minimizar esses sintomas. Para isso, escolha receitas e preparações que incluam alimentos como os listados acima. Assim você pode comer à vontade, sem que a culpa e o mau humor lhe persigam depois.

É possível juntar a batata-doce, as nozes, o coco e o chocolate em um quitute que você vai querer comer muito durante a TPM: um brownie saudável.

Veja aqui como preparar.

Saiba mais sobre como escolher o melhor chocolate para TPM.

Para continuar refletindo sobre o tema:

Receba mensagens no celular com dicas do que comer e como agir para aliviar os sintomas da TPM. Faça as pazes com seu corpo, sua saúde e sua autoestima, usando suas emoções a seu favor.

header_blog

 

Publicado em: Personare, Personare Portugal, MdeMulher, Portal RBS, Clube Vida Moderna.

Outro Post

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços