Aposente os absorventes durante a menstruação

Share this:

Menstruar é um ato que não consegue passar despercebido. Principalmente quando se trata de absorventes. Existem tantos tipos diferentes, que uma excursão no supermercado quase deixa qualquer um tonto, principalmente os homens da nossa vida quando são pegos de surpresa por nossos pedidos desesperados quando a gente se dá conta que a danada veio e esquecemos de nos abastecer de montanhas de almofadinhas brancas.absorventes convencionais

Você já parou para pensar na quantidade de dinheiro que você gasta anualmente com isso? No mínimo R$ 300, se você comprar a marca mais baratinha.

E na quantidade de lixo não-degradável que você deixa para as próximas gerações? Além de trazer risco de contaminação (uma vez que se trata de secreção humana), os plásticos demoram mais de 100 anos para se decompor. Imagine mais de 3,5 bilhões de mulheres gerando esse tipo de lixo!

E nos apertos de passamos por não estarmos carregando sempre em todas as bolsas que temos? Quantas vezes nós já tivemos que apelar para uma amiga ou para uma desconhecida num banheiro público, ou até para o nada adequado montinho de papel higiênico.

E nos riscos diversos para a saúde que os absorventes descartáveis trazem? Além dos absorventes internos poderem aumentar o risco de infecções e outros problemas na região da vagina e útero, o plástico usado contém diversas substâncias químicas que atrapalham nosso sistema endócrino, e o cloro usado para deixar o absorvente branquinho é tóxico!

Bom, acho que você já deve estar se perguntando “mas o que diabos eu devo fazer então? Esperar 5 dias, até passar, em casa, sentada no vaso sanitário?”. Ou “essa louca vai me falar que eu devo usar o absorvente reutilizável, um espécime moderno do famoso ‘paninho’ da avó”.

Fonte: Miss Cup

Fonte: Miss Cup

Nada disso. Trago para vocês o que aprendi ao começar minha jornada para voltar a menstruar: o coletor menstrual! Esse utensílio sensacional é a coisa mais simples e fácil de usar nesse momento do nosso mês que costuma ser tão confuso e desconfortável. Se trata de um copinho de silicone que você insere na sua vagina, que por ter paredes musculosas, segura o bicho lá dentro e não deixa escapar nada.

O melhor da história: você pode esvaziar apenas duas vezes por dia (ou seja, chega de trocar absorvente toda hora! – principalmente para quem tem pouco fluxo), pode usar durante a noite, e por até 12 horas seguidas. Você lava com sabonete neutro quando termina de esvaziar no vaso e coloca de novo de volta. Ele dura cerca de 1 ano e não há contra-indicações. Ele é mais seguro para a saúde, pois não contém plásticos nem borracha, ou aditivos ou colorantes.

E ainda você pode levar sua vida normalmente e fazer qualquer atividade com ele (menos sexo, já que ele fica no meio do caminho 🙂

Veja abaixo as marcas disponíveis no Brasil e depois compartilhe sua experiência comigo. Sei que como todo conceito novo, você pode estar torcendo o nariz, e que ao começar a usar, pode ser um pouco fora da sua rotina, mas acredite em mim: vale muito a pena ter mais liberdade, gastar menos, e ainda fazer bem pra própria saúde e pro planeta.

Inciclo
Me Luna
Lady Cup

Outro Post

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços