Bons atos em segredo

Share this:

“Quando somos humildes, todos são bons amigos em potencial e nossa generosidade cresce naturalmente. Para ajudar, queremos “fazer coisas”. Uma bela tradição Zen é chamada de “inji-gyo”, bons atos em segredo. Acredita-se que a virtude adquirida através da realização de uma boa ação secreta é imensa. Assim, em um mosteiro, olhando-se de perto, pode-se ver um monge reparando em segredo a vestimenta de outro ou apanhando a roupa de alguém no varal e dobrando-a antes que a chuva venha. Muitas vezes, em nosso templo, deparo-me com chocolates aparecendo de surpresa em minha caixa de correio ou, então, com um belo poema, não assinado. Neste ano, o coelhinho da Páscoa “visitou” nossas atividades/serviços de domingo, deixando ovos de chocolate nas almofadas de todos, incluindo as do mestre Zen que nos visitava. Às vezes, os banheiros são “milagrosamente” limpos durante a noite. E flores espontaneamente aparecem no quintal de um vizinho, graças às crianças no templo. Boas ações em segredo. Elas são muito divertidas. Ao fazê-las, pode-se não ajudar, mas sempre se pode sorrir.”

(Geri Larkin, in “Tap Dancing in Zen”, viewonbuddhism.org/behaviour)


Taí, proponho como um exercício para os próximos dias fazermos pelo menos uma ação em segredo por dia. Pode ser tirar um lixo da calçada na rua e colocar na lixeira, colocar uma flor na mesa dos colegas de trabalho, lavar e secar a louça sem alarde em casa, fazer uma doação anônima para uma instituição social, varrer a calçada do vizinho… A criatividade pode ser solta num exercício como esse.
Depois conta pra gente aqui no blog como foi pra você, comentando este post.

Tenham um final de semana cheio de sorrisos 🙂

Outro Post

Aqui temos 0 comentários. Adicionar.

  1. Lizandra Lúcio

    Excelente seu Blog. Parabénssss!!!

    • Obrigada, Lizandra. Venha sempre visitar e dar suas sugestões!

  2. Ai, Mel, me deu até uma vontadezinha de chorar… adorei o post. E amo essas doações em segredo; tanto recebê-las quanto proporcioná-las para alguém. Topei! E logo voltarei pra contar!
    Beijo e ótimo final de semana!

    • Poxa, Maria, eu é quem fico emocionada com uma resposta como essa 🙂 Fico esperando seu post de como foi essa pequena ‘aventura’!

  3. Mas se eu contar aqui, não vai mais ser segredo. 🙂
    Adorei o post e a proposta. Vamos espalhar essa semente de bondade e amor sem esperar algo em retorno.
    Beijos.

    • Valeu, Dri. Espero que essa idéia faça seu dia mais feliz. Bj

  4. Cátia

    Que coisa linda, Mel! Acho muito interessante esse tipo de “ação do amor”. Mais importante que isso é colocá-las em prática com o coração aberto, né? E melhor ainda é ter pessoas como você para “plantar essas sementinhas” em nosso coração. Parabéns e obrigada por sua doação! Beijão. Cátia

    • Que bom que essa mensagem tocou seu coração, Catita. aposto que você toca vários com muitas ações de amor no seu dia, anônimas ou não 🙂
      Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços