Brownie: a tentação virou comida saudável!

Share this:

Já venho falando muito nos últimos tempos sobre como o chocolate pode ser uma boa pedida para ajudar na TPM (veja neste link aqui). Junto com ele, outros nutrientes importantíssimos para manter nosso bom humor, níveis de energia mais estáveis, e hormônios sob controle são as boas fontes de proteínas e gorduras.

As proteínas são um item fundamental quando falamos em estabilizar os níveis de glicose no sangue, pois elas são fonte de energia mais estável e evitam os picos de insulina que tanto desarmonizam nosso humor e nossos hormônios.

Já as gorduras são o ingrediente-base constituinte dos nossos hormônios. Ou seja, sem gordura não tem hormônios, ou sem gordura de qualidade, não tem hormônios de boa qualidade.

Comece, então a investir, principalmente logo depois da sua ovulação, em proteínas de fontes orgânicas, tanto de origem animal quanto vegetal, principalmente as combinadas com gorduras, como as amêndoas, castanhas e sementes, os ovos, e os cortes mais baratos de carnes animais.

Já pensou juntar todos estes ingredientes num brownie delicioso que você pode comer com vontade e sem culpa quando aquele desejo incontrolável de comer doces e chocolate aparecer, e que ainda vai espantar sua TPM? Aqui está a receita, que não leva glúten, laticínios, açúcar ou fermento, portanto é ótima também para que tem restrições alimentares.

Brownie 

4 ovos orgânicos
1 1/2 xícara de abobrinha ralada (tire as sementes)
1/2 xícara de purê de maçã
1/3 xícara de mel silvestre de abelhas
1/2 colher de chá de extrato de baunilha (ou uma fava)
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal marinho
1/3 xícara de cacau em pó
1/2 xícara de farinha de coco peneirada
1/3 xícara de nozes picadas

Descasque e corte as maçãs em cubinhos, coloque em um pouco de água numa panela, com um pau de canela e um pouco de sumo de limão, e cozinhe por 20 minutos em fogo baixo.
Enquanto isso, preaqueça o forno a 210ºC.
Rale as abobrinhas e misture em uma tigela grande com os ovos, mel, baunilha e a maçã cozida em purê, mexendo bem.
Em outra tigela, peneire junto a farinha de coco, o cacau em pó, o bicarbonato e o sal. Mexa bem e incorpore aos ingredientes molhados. Acrescente as nozes picadas.
Unte uma forma retangular de 20 X 25 cm com óleo de coco, despeje a massa e asse por 20 a 30 minutos, ou até um palito de dente sair seco quando espetar o brownie.

Dicas:
– Use mais purê de maçã se não quiser adoçar com mel.
– Use nibs de cacau na massa se quiser um toque extra de chocolate.
– Sirva com frutas vermelhas (você pode fazer uma calda natural!) para maximizar ainda mais o poder antioxidante do chocolate

Fonte da receita: Blog The Unrefined Kitchen

Outro Post

Aqui temos 0 comentários. Adicionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços