Caldo de Legumes Saudável

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Receita Caseira pode ser usada como tempero no preparo de pratos.

Ter um bom caldo de legumes em casa é garantia de duas coisas: mais sabor e mais saúde. Por cozinhar durante muitas horas seguidas, os nutrientes e o sabor dos vegetais passam para a água e esse caldo pode ser usado para enriquecer muitas preparações simples, como arroz, feijão, sopas, cozidos e ensopados.

O uso da alga marinha kombu no preparo é um truque para acrescentar mais minerais essenciais, benéficos para os ossos e o funcionamento muscular e cerebral. Priorize vegetais orgânicos na receita, pois assim você evita os malefícios dos agrotóxicos. Além disso, vale lembrar que os caldos industrializados contêm toxinas como sal refinado e glutamato monossódico, além de conservantes e corantes artificiais, prejudiciais à saúde.

Caldo de Legumes saudável

Preparo: 10 min | Cozimento: 2 a 8 horas | Rendimento: 2 litros de caldo

Ingredientes:

  • 3 litros de água
  • 4 cenouras médias
  • 4 cebolas médias com casca
  • 4 alhos-porós pequenos
  • 1 folha de kombu (alga marinha japonesa)
  • Ervas aromáticas a gosto: salsa, alecrim, tomilho, etc.

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes picados grosseiramente em uma panela grande e deixe ferver em fogo baixo de 30 minutos a 6 horas, dependendo do quão concentrado você deseja o caldo. Depois coe e deixe esfriar. Despreze os vegetais (eu sempre acabo comendo as cenouras ainda quentes com um pouco de azeite, sal e ervas frescas). Guarde o caldo na geladeira por até 2 dias ou em potes de 250 ml para congelar e usar em até 3 meses. Descongele na geladeira pela manhã, quando quiser usar o caldo à noite. Ou retire o conteúdo do pote e derreta direto na panela com um pouco de água.

Publicado em: Personare

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