Cinco dicas para preparar corpo e mente antes do verão chegar

Share this:

Setembro chega e junto com a primavera começam as dietas e a corrida para as academias. O inverno trouxe quilinhos a mais escondidos com camadas de roupas, que não podem ser mais ignorados à medida em que a temperatura sobe. Se você já começou a se perguntar o que fazer para poder usar biquíni ou sunga no verão com um sorriso no rosto, aqui vai uma boa notícia: é possível usar a energia da primavera a seu favor.

Segundo o Ayurveda, sistema de medicina tradicional milenar surgido na Índia, a primavera é um momento de renovação. A natureza brota da aridez e introspecção do frio, retorrnando à sua exuberância, abrindo espaço para novas possibilidades e oportunidades. Aproveite essa energia única no ano para você também abrir espaço em sua própria vida para o novo, para o melhor.

Como essa é uma época em que tendemos a acumular muco e líquidos no corpo, é muito provável que você se sinta mais inchado, sem energia a até mesmo com acessos de raiva. Por isso, este é o momento ideal para iniciar práticas de limpeza do corpo e da mente. Dê os primeiros passos rumo à renovação e comece a descartar de sua vida o que não serve mais seguindo essas cinco dicas:

  1. Use uma alimentação desintoxicante: invista em alimentos funcionais que ajudam o organismo e o fígado a eliminar toxinas, e a equilibrar os hormônios e o peso. Três ingredientes-chave para uma poderosa desintoxicação são água, limão e folhas verde-escuras. Um suco verde contendo estes ingredientes como desjejum é uma das melhores formas de ajudar seu corpo a entrar em modo detox para o resto do dia. Use e abuse dos vegetais da época, com o destaque especial para o coentro, aspargo e a erva-doce (funcho) que são ótimos para evitar ou eliminar aquele inchaço por retenção de líquidos.
  2. Mexa o corpo ao ar livre: desde uma brincadeira com as crianças ou o cachorro na praia ou, uma corrida ou yoga com a amiga no parque, até simplesmente passar a andar mais a pé no seu dia-a-dia. Mexer o corpo é vital para descongestionar o sistema linfático e os demais órgãos.
  3. Reorganize-se: fazer aquela limpeza na carteira e bolsa, nas gavetas de papéis e guarda-roupa, na agenda de compromissos e de telefones, até no arquivo de computador e smartfone é uma forma muito eficiente de fazer energia estagnada voltar a circular. Organização é ponto fundamental para uma mente calma e em paz.
  4. Reveja suas fontes de informação: será que você tem que mesmo ler aquela revista de beleza ou de celebridades que te faz se sentir feia, inadequada, e fracassada? E seguir aquelas pessoas que só postam reclamações e mensagens negativas nas redes sociais? Colocamos muitas emoções tóxicas dentro de nós pelas fofocas, reclamações, noticiários, TV e internet. Invista seu tempo em livros e outras mídias que levantem o seu espírito e em pessoas que lhe dão suporte e incentivo.
  5. Reveja suas prioridades: aposto como muitas de nós já pensou em alguma variação de “vou perder peso, para ficar linda, para atrair um romance, e para conseguir aquele emprego, e aí sim poder ter autoconfiança”. Reflita comigo: e se você já escolhesse ser feliz consigo mesma neste momento, não iria ser mais fácil do que passar por tantas etapas? Sim, ser feliz é uma escolha que independe das circunstâncias da vida. Parece ser algo difícil de viver na prática, mas comece escolhendo agora uma ação, como as acima, para fazer hoje mesmo, seja para sua saúde física, mental, emocional, ou espiritual, e compartilhe e celebre isso. Assim como a primavera é o despertar da natureza, desperte a sua consciência para começar a ser feliz com quem você já é, no verão e em qualquer outra estação do ano.

Aproveite que o ano está chegando ao fim, uma época em que naturalmente já começamos a fazer uma revisão geral do que realizamos até o momento, e comece a pôr estas dicas em prática – já se preparando para concretizar mais metas em 2013.

Fonte: Personare

Outro Post

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços