Coma para acabar com o mau humor

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4 estratégias simples de alimentação para ficar de bom humor em qualquer época do ano, fase do ciclo menstrual, ou circunstância da vida.

Pode ser por causa da época do ano, pode ser por causa da TPM, pode ser estresse por conta de um desentendimento com alguém, as causas aparentes do mau humor podem ser várias. E a última coisa que pensamos é que a comida pode tanto influenciar na criação desse mau humor quanto pode ajudar a melhorá-lo.

Pelo contrário, normalmente usamos a comida como uma forma de compensar esses sentimentos desconfortáveis, e caímos de boca no doce, no sorvete, nos salgadinhos, na pizza, e por aí vai. Aí, além do mau humor aumentar, vem junto a culpa de ter exagerado, e vem mais sintomas desconfortáveis.

Então seja porque você se sente triste, nervosa, irritada, sem paciência ou sem energia, você pode começar a mudar seu humor usando algumas estratégias simples no seu prato.

  1. Faça uma combinação equilibrada de carboidratos, proteínas e gorduras em todas as refeições, incluindo os lanchinhos, para estabilizar sua energia e seu humor.
    É até comum prestarmos mais atenção nessa proporção no almoço ou jantar. Mas mais comum ainda é a gente ignorar essa combinação de macronutrientes no café-da-manhã e nos lanches entre as refeições. Tendemos a comer uma maior quantidade de carboidratos, muitas vezes do tipo simples, como pão branco, doces, refrigerantes ou sucos, frutas, entre outros. Comendo apenas uma vez dessa forma, você já pode provocar ou exacerbar uma crise de mau humor. Imagine repetindo isso todos os dias, ao longo dos anos… Por isso, lembre-se sempre de incluir boas fontes de proteínas e gorduras, como as sementes e castanhas, junto com boas fonte de carboidratos, na primeira refeição do dia e quando for beliscar entre as refeições.
    Faça um Suco Energizante com Chia.
  2. Pode comer chocolate sim! Ele é um ótimo aliado do bom humor nas mulheres.
    Mas como sempre digo, seja estratégica com o tipo de chocolate que você consome. A semente de cacau in natura é sempre a opção com mais benefícios. Você pode usá-las, ou ainda o nibs, o liquor, em pó, ou ainda os chocolates de 75 a 100%. Fazendo suas próprias sobremesas, você é capaz de combinar o sabor delicioso do chocolate com ingrediente que vão ajudar ainda mais no seu humor.
    Experimente essas preparações com Chocolate.

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    As substâncias contidas nas sementes do cacau têm ação direta no humor das mulheres, relaxando e dando disposição ao mesmo tempo.

  3. Mau humor pode ser sinal de desidratação ou desnutrição.
    Tem gente que já sabe que ao menor sinal de fome, começa a ficar sem paciência e perder a capacidade de concentração. Mas poucas vezes percebemos que vamos construindo um mal humor por não fornecer a quantidade de água ou de nutrientes que nosso organismo precisa para funcionar. Percebeu que o humor começou a fica fora do eixo, a primeira providência é começar a aumentar a ingestão de água pura e de folhas verde-escuras, como a salsa, a couve, o espinafre. Assim, você já tira da reta essas duas possibilidades de causa do seu mau humor e, no mínimo, vai ter mais energia para lidar com o problema que estiver enfrentando que possa ter desencadeado essa reação emocional.
    Prepare uma receita anti mal-humor com Espinafre.
  4. Precisamos de boas fontes de gorduras para ter o humor em dia.
    Infelizmente, fomos ensinadas pelas dietas restritivas que a gordura é nossa inimiga e que devemos evitá-la ao máximo, pois senão vamos engordar e ter problemas cardíacos. Não é à toa que a mulherada tem sofrido cada dia mais com os sintomas emocionais da TPM, com depressão e ansiedade, pois cortando a gordura (e/ou consumindo as gorduras ruins em demasia), não conseguimos suprir as necessidades de matéria-prima para assimilar as vitaminas e produzir os hormônios e neurotransmissores responsáveis pelo nosso humor. Uma ótima forma de consumir mais Ômega-3 e Vitamina D ao mesmo tempo, dois dos mais importantes ingredientes para o bom humor, é incluir mais sardinhas ao longo da semana. Ele é um peixe selvagem pequeno, e além de muito acessível, tem menor possibilidade de contaminação por substâncias transgênicas e antibióticos (como os peixes de criadouro, como o salmão e a truta) e por metais pesados (como o atum). Frescos ou congelados são melhores opções que os enlatados.
    Confira uma entradinha deliciosa chamada Sardela.
Imagens: trustliveserve.wordpress.com/cdn.sheknows.com

 

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