Comidinha gostosa e mais rápida que o disk-pizza

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Desde que não moro mais na casa da mamãe, cozinhar passou de luxo e hobby, para ser rotina e sobrevivência. É claro que continuo me divertindo e me apaixonando cada vez mais por essa atividade, mas sem alguém que faça seu almoço todo dia, você tem que se virar.
Acabei virando a cozinheira principal da casa, e a Dri diz que é a aprendiz de chef, mas foi com ela, ainda no Brasil, que aprendi duas comidinhas muito simples e rápidas de preparar, e muito nutritivas e saudáveis. Dá pra fazer depois que chegar cansada do trabalho, pois é mais rápido que pedir no Disk-Pizza, não dá trabalho nenhum e é muito reconfortante e nutritivo.

Cogumelos à Oriental

Tempo de preparo: 20 minutos
Serve 1 pessoa

cerca de 7 a 10 cogumelos shiitake médios (retire um pouco da terra com um pano macio e descarte os caules)
1 colher de sopa rasa de manteiga
1 dente de alho laminado bem fino
molho shoyu ou tamari
tomilho (se for seco, coloque para reforgar junto com o alho)
cebolinha picada para decorar

Corte os cogumelos em fatias. Aqueça a manteiga numa frigideira e imediatamente coloque o alho para refogar em fogo baixo. Quando o alho soltar aroma, coloque os cogumelos, mexendo bem para que todos absorvam a manteiga, até que eles murchem e fiquem úmidos novamente. Jogue shoyu a gosto e tempere com o tomilho. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha, misturando bem.
Você pode substituir a manteiga por azeite de oliva se quiser uma versão vegetariana. Você pode servir essa preparação com arroz integral, acompanhando uma massa integral ou batata assada, ou em cima de uma torrada integral.

Batata Doce Assada

Tempo de preparo: 30 minutos
Serve 1 pessoa

1 batata-doce média
4 dentes de alho
ramos de alecrim fresco
sal e pimenta-do-reino
azeite de oliva

Aqueça o forno em 200º por 10 minutos. Corte as batatas em rodelas de 1 cm de espessura. Em uma assadeira, pincele azeite no fundo e tempere com sal e azeite. Coloque uma camada de batatas (se não couber tudo em uma camada, coloque a próxima camada somente depois de temperar por cima, alternando as rodelas entre os espaços), pincele com mais azeite as rodelas, temperando com sal e pimenta.
Disponha os galhos de alecrim por cima das batatas, e os dente de alho inteiros em descascar entre os espaços. Asse por cerca de 20 minutos. Disponha as rodelas de batata em um prato, retirando os ramos de alecrim. Retire o alho da casca, amasse para virar um purê e coloque um pouco em cima de cada rodela. Regue com azeite extravirgem.
Essa receita acompanha bem qualquer tipo de proteína animal, a receita de cogumelos acima, ou pode ser um delicioso lanche sozinho mesmo.

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Aqui temos 0 comentários. Adicionar.

  1. Carolina

    Gente! Nunca achei que fosse ficar com vontade de comer shitake puro!!! Tô até sentindo o gostinho da manteiga…
    Será que posso fazer sem o tomilho?

    Beijos grandes.

    • Claro que pode, Carolzinha. Não deixe de fazer uma receita porque você não gosta ou não quer usar um ingrediente. Mas lembro que as ervas sempre adicionam um gostinho especial. De repente, você pode substituir por salsinha mesmo e caprichar na cebolinha. Depois conta pra gente como ficou. Bjs

  2. Cátia

    Melzinha, Melzinha, vou me arriscar na cozinha, heim?!?! Olha o risco! kkkkkkk… Beijinhos e muito obrigada por tudo!

    • Catita, acho q vc corre o risco mesmo eh de gostar de cozinhar e de saborear sua comida :). Sucesso nessa nova experiencia. Comecou 2010 com o peh direito!!! Bjs

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