Ciclo Menstrual

Como parar o anticoncepcional sem sua vida virar uma bagunça

Share this:

3 passos para uma transição tranquila para uma vida sem pílula

Deixar de usar o anticoncepcional hormonal causa pavor em muita gente. E com razão. Largar a pílula de uma hora para outra pode causar inúmeros sintomas e traumas, e despertar medos bem profundos. Tenho ouvido e acompanhado casos e casos e eu mesma passei por maus bocados, físicos e emocionais.

Por isso resolvi escrever algumas orientações sobre o assunto para começar a esclarecer algumas dúvidas e receios que chegam até mim. É importante dizer que aqui ofereço a opinião de uma coach de saúde que, há anos, vive esse dilema, estuda, e acompanha diversas clientes. Não ofereço aqui conselho médico, e por isso mesmo não vou me limitar a conversar sobre o aspecto fisiológico da questão.

Entendo que o impacto do uso dos hormônios sintéticos vai muito além de apenas impedir a gravidez ou tratar algum sintoma do sistema reprodutor. Essa decisão está carregada de influências socioculturais e econômicas, de medos e desconhecimento, do tipo de suporte que buscamos e recebemos, como também dos sintomas físicos e mentais que sofremos que nos levam a começar, continuar, e temer parar de usar o anticoncepcional.

Eu cheguei até a pílula com cerca de 15 anos de idade por causa de uma acne forte persistente. A dermato, depois de me fazer usar uma miríade de cremes na cara sem muito resultado, me recomendou uma visita à gineco. Que por sua vez, me recomendou um ultrassom, que detectou microcistos nos meus ovários e, simples assim, estava eu diagnosticada com Síndrome do Ovário Policístico.

Sem muita explicação, me foi orientado a começar a tomar a pílula, um tipo específico, que iria controlar meus selvagens ovários, diminuir a acne como um milagre, e que deveria ser usado pelo resto da minha vida fértil. E como eu me encontrava em uma idade “perigosa”, ainda evitar uma gravidez indesejada. Ali, naquele ponto, começou meu processo de dependência emocional ao anticoncepcional.

Eu não sabia, mas aquele momento governaria muitas decisões comportamentos importantes na minha vida. Aquela verdade absoluta havia gravado no meu cérebro que eu somente seria atraente (com uma pele linda e lisinha) e ficaria longe de uma encrenca (engravidar sem querer) enquanto eu tomasse essa pílula mágica.

Então, vamos refletir mais sobre isso. Perceba que apenas me foi vendido os benefícios que foram no alvo de alguns dos meus medos mais profundos. Eu era a feinha desengonçada da família e da escola, que tinha nascido de uma gravidez não esperada. Meu corpo errado e com defeito precisava de conserto, e ao usar a ferramenta para resolver isso, eu ganhava de bônus paz de espírito de não correr risco de virar uma adolescente com filhos.

Ninguém naquele momento me explicou que eu tinha que considerar os efeitos colaterais já conhecidos. Muito menos, que esses efeitos vão muito além do que está descrito na bula, detectado em pesquisas científicas, e de sintomas e doenças fisiológicas. Cada aspecto da minha vida seria influenciado pelo uso do anticoncepcional hormonal: minha saúde física, meus relacionamentos, minha carreira, minha conexão comigo mesma. E essa reflexão é de extrema importância quando vamos usar um medicamento como esse, e ninguém parece nos oferecer isso.

Tá ok, você começou a pensar que talvez seja uma boa ideia parar de usar, ou já vem pensando nisso faz tempo e ainda não teve coragem ou suporte para fazer isso, ou você já largou o AC e sua vida virou uma bagunça de sintomas físicos descontrolados e/ou seu medo de engravidar não te deixar dormir cada vez que faz sexo.

woman-talking-therapist

 

Eu sinceramente recomendo que você não pare de usar sem estar acompanhada de suporte especializado, sem estar consciente das possíveis consequências, sem estar disposta a lidar com os desafios que seu organismo e a opinião das pessoas à sua volta vão jogar em cima de você.

É possível que você venha a ter mais acne, dificuldades para dormir, mudanças bruscas de humor, ciclos irregulares ou sua ausência por alguns meses. É possível que seu medo e das pessoas a sua volta de você engravidar sem planejar seja um pé no saco (nesse caso, nos ovários). É possível que você se sinta mais fora do eixo do que quanto estava usando o AC.

Já que não houve essa reflexão quando você começou a tomar, agora é a hora de tomar a responsabilidade e o poder do seu corpo em suas mãos. Você acha que é melhor lidar com o fato de que o uso do anticoncepcional traz diversos impactos negativos e riscos para a saúde, ou se você se dispõe a encarar alguns desafios da transição para uma vida sem ele? Não tem certo nem errado nessa questão. A escolha mais acertada só você sabe.

 

post_teaser_02

Clique na imagem para saber mais sobre o programa.
Inscrições até dia 31 de outubro de 2017!

 

Caso pense que parar de tomar a pílula seja uma melhor opção para você neste momento da sua vida, como você pode fazer isso? Aqui vão alguns passos importantes nesse processo, que podem te ajudar, junto com profissionais de sua confiança, a se desvencilhar do anticoncepcional com muito menos sintomas, menos sofrimento, e mais empoderamento.

  1. Tudo começa pela boca! 
    A alimentação é ponto fundamental em qualquer mudança na nossa saúde, ainda mais depois de usar um medicamento que retira tantos nutrientes do nosso organismo, que imunda nosso organismo com hormônios artificiais, e que suprime importantes mecanismos do sistema endócrino. A melhor forma de devolver os nutrientes que o anticoncepcional retirou, ajudar o corpo a eliminar esse excesso de hormônios artificiais, e oferecer matéria-prima para fabricar os hormônios naturais é pela comida. Alguns dos alimentos que mais ajudam nessa transição são aveia, quinoa, trigo sarraceno, abacate, ovos orgânicos/de galinhas criadas soltas, sardinha in natura, folhas verde-escuras como couve, espinafre, repolho (roxo), radicchio, entre outras. Os alimentos probióticos também são fundamentais para ajudar o organismo a absorver esses nutrientes bem como descartar as toxinas e hormônios. Uma suplementação de vitaminas, minerais e probióticos também pode ser necessária.
    a
  2. E continua pelo ovários!
    Fazer as pazes com seus sistema reprodutivo é outro passo muito relevante. Deixar de suprimir a produção dos hormônios sexuais (estrogênio, progesterona, testosterona, entre outros) com a pílula é o primeiro. Incentivá-lo a encontrar seu ciclo natural é o seguinte. E isso podemos fazer tanto sincronizando nossa alimentação e autocuidado com nosso ciclo menstrual quanto o observando com consciência. Quando nutrimos nosso corpo com os nutrientes necessários em cada fase, isso incentiva nossos ovários a produzir os hormônios mais presentes em cada fase. Ao mesmo tempo, ao acompanhar os sinais de fertilidade do nosso corpo, ficamos mais cientes dessa produção hormonal. Isso é importante não apenas para saber quando estamos férteis e evitar a gravidez, como também para saber se os níveis dos hormônios estão harmonizados. É muito comum nosso organismo não conseguir esse equilíbrio depois de muito tempo de uso de hormônios artificiais (e inclusive isso não ser detectado por exames de sangue). Ao detectar esses desequilíbrios, é possível fazer outras intervenções usando a alimentação, suplementação, fitoterapia, e outros tratamentos naturais para dar aquela forcinha extra para seus ovários funcionarem mais contentes. Eu posso te ajudar em tudo isso, se quiser. Saiba mais sobre meu Sistema Ame-se por Inteiro.
    a
  3. E termina na cabeça!
    Prepare-se para uma aventura de autoconhecimento. Parar de usar o anticoncepcional é um convite incrível para se conectar consigo mesma como nunca antes. Primeiro porque ao voltarmos a experienciar nosso ciclo natural, passamos por cada estado emocional e energético que nossa mente proporciona por influência da dança hormonal. Pode parecer estranho comemorar a volta da TPM. Mas acredite em mim, ela não precisa ter o T de tensão anexado a isso. A tensão fica mais exarcebada depois de pararmos de usar os hormônios artificiais justamente porque a dinâmica do funcionamento da nossa mente fica como se fosse “anestesiada” por eles. Quando paramos de fornecê-los, o organismo leva um tempo até se adaptar a isso e voltar a lembrar como era lidar com a flutuação natural de hormônios e, consequentemente, de humor. Grande parte da tensão é causada por nossa tentativa de manter nosso humor igual todos os dias, e não querer lidar com emoções consideradas desconfortáveis ou indesejadas, e em não aceitar que a natureza do ser humano, ainda mais do sexo feminino, é impermanente e complexa. Ou seja, talvez a coisa mais importante que você possa fazer para tornar essa transição para uma vida sem pílula seja abraçar seu lado mutante, cheio de nuances, e aprender mais a usar seus poderes para seu bem-estar. E se conectar com partes e de si mesma e habilidades que talvez você não tenha conseguido explorar e nem sabia que possuía, justamente porque não se permitia vivê-los plenamente por causa do anticoncepcional.

 

Conheça o Contracepção Consciente, o programa online para você fazer as pazes com seu ciclo menstrual e sua fertilidade.

Com a divulgação dos efeitos colaterais da pílula, muitas mulheres como você estão questionando: vale a pena? Para fazer essa escolha, é importante conhecer as alternativas e as estratégias para as questões que surgem imediatamente: e se eu não quero engravidar? E como cuido do ovário policístico? E a acne, as cólicas e outros sintomas incômodos do ciclo menstrual?

Por que é importante contar com ajuda especializada? Porque o que não falta ao nosso redor, real e virtual, são informações desencontradas. Ou então porque o que deu certo pra amiga nem sempre dá certo pra gente! Numa decisão que impacta tantas partes da nossa vida, é importante contar com alguém que tenha esse conhecimento, como também possa te apresentar mais caminhos para você escolher qual se adapta melhor aos seus anseios e à vida que você quer.

É isso que eu te com o programa Contracepção Consciente. Ele tem duração de 10 semanas e apoia tanto a parte emocional quanto com as informações necessárias para te ajudar na escolha consciente sobre o uso do anticoncepcional, sem que o medo de engravidar e os sintomas incômodos te atrapalharem.

Saiba mais e participe da nova turma. Inscrições até dia 31 de outubro de 2017!

topo_site_01

Imagens: lifesitenews.com/womansday.com

Outro Post

Aqui temos 324 comentários. Adicionar.

  1. Parabens! Gostei muito deste artigo e seu trabalho em géral. A mulher tem que primeramente se ama e se aceitar _ um grande desafio em nossa sociedade. bjs Chantal

    • Melissa Setubal

      Muito obrigada Chantal!
      Saúde e Amor!

    • Elionay Souza

      Nem me fale! Comecei a tomar o anticoncepcional por causa de um cisto no ovário. Tomei por um ano a Dr. Pediu para eu parar pois tinha que fazer o exame elde ultrassom pra ver se ainda tinha o cisto o problema é que minha consulta só é me que vem e a dor aguda do cisto está voltado. 😫

      • Melissa Setubal

        Puxa Elionay, sinto muito. E como está se sentindo agora?

  2. Vanessa

    bonito texto!

    • Melissa Setubal

      Obrigada Vanessa. Espero que seja útil para você. Saúde e Amor!

  3. Camila

    Esse texto vem em ótima hora, pois no início do mês de setembro vou na ginecologista conversar sobre isso. Quero parar de tomar o AC ou mudar o método, pois acho que a pílula não tá mais fazendo bem pra mim.
    Também fui diagnosticada com ovários policísticos, e aos 16 anos. Tô com 23 e ainda tomo a pílula. Percebi uma mudança enorme no corpo e mental, inclusive na libido.
    Mas minha maior preocupação é como me prevenir da gravidez (sem usar camisinha toda vez), pois estou namorando há 4 anos.
    Enfim, obrigada pelo texto.
    Se você tiver alguma consideração pra fazer sobre o que comentei, agradeço.
    Beijo.

    • Melissa Setubal

      Oi Camila, você está em um ótimo caminho, buscando novos pontos de vista sobre uma situação com a qual não está satisfeita. É possível que um profissional de saúde convenciaonal não vá te oferecer muitas opções sem AC, incluindo o DIU com hormônios.
      Eu pessoalmente uso a combinação de um método de consciência da fertilidade com um de barreira (como camisinha). Eu inclusive oriento minha clientes em como fazer. Há diversos métodos que você pode aprender. Há também o DIU de cobre (sem hormônios) que muita gente que te abandonado o AC tem usado com sucesso. Pesquise sobre ele para conversar com sua gineco, por exemplo. E conte comigo para te apoiar nessa jornada.
      Saúde e Amor!

      • Melissa amei o seu texto.
        Eu estou parando de tomar a pilula mas como sou casada , 27 anos e mae de 2 filhos, nao quero engravidar agora. Pode me ensinar esses metodos q voçê usa? Com a camisinha e periodo fertil?

        • Melissa Setubal

          Vanessa, muito obrigada pelo retorno positivo. Eu pessoalmente uso método de barreira (camisinha) e FAM (método de consciência da fertilidade). Estou justamente desenvolvendo um programa específico para mulheres com desafios como seu para apoiar nesse momento de transição. Fica ligada que em breve compartilho os detalhes.
          Enquanto isso, recomendo seguir esses grupos aqui que podem te ajudar bastante
          https://www.facebook.com/groups/1589241914660741/
          https://www.facebook.com/groups/1640142202894672/
          Saúde e Amor <3

  4. Beatriz fortunato

    Olá.
    Adorei seu texto!
    Eu tenho quase 23 anos, faço uso desde os 18 anos, sou casada( união estável) e já venho pensando muito sobre “deixar meu corpo agir de forma natural” sem o uso de anticoncepcional!
    Porém, como muitas, fico naquela dependência desses hormônios que fazem mais mal do que bem.
    Tenho lindo muitas coisas e a minha balança entre AC é UMA VIDA sem estar presa a ele e outras coisas relacionadas, a vida SEM anticoncepcional está pesando positivamente do que a vida COM ele! E fico muito feliz por isso. Muito mesmo. Agora falta só agir.
    Já utilizei umas duas marcas quando morava no Rio de Janeiro e agora morando na França, já To na segunda marca com a mesma quantidade dos hormônios. Desde sempre, sinto enjôos porque fico muito sensível. Detesto a dependência de ter que sempre lembrar de tomar. ( aquela história de tomar certinho para não ter bebê! E por aí vai)
    Os médicos sempre nos indicam ACs! Há tantos métodos que poderiam servir e que poderiam custar menos, causar menos impacto no nosso organismo, mas tudo é questão de informação de nós mulheres e a questão dos médicos com as empresas laboratoriais quando indicam o anticoncepcional. É um rolar de interesses de capital financeiro !!!
    Ó que nos falta, é mais informação desde quantos somos meninas , mas opção das que são melhores ou não , mais conhecimento do nosso corpo!
    Cada vez mais vejo que o uso contínuo não é tão bom quanto pensava.
    Muito obrigada pelo seu artigo. Serviu muito para mim, me deu forças em tentar SIM.

    • Melissa Setubal

      Que excelente reflexão Beatriz. Fico contente em saber que puder trazer alguma informação útil. Conte comigo para te apoiar nessa transição.
      Saúde e Amor!

      • Barbara

        Oi parei com o AC a duas semanas não namoro desde então.Sinto os seios pouco i achados e doloridos e normal?existe reação por larga o AC?

        • Melissa Setubal

          Existe sim, Barbara. Vários, incluindo o sintoma que você descreve.
          Caso ele persista, ou outros apareçam, use as estratégias que compartilhei neste post e em outros conteúdos que publico, e venha aqui conversar novamente, pois posso te ajudar de forma mais sistemática e efetiva.
          Saúde e Amor <3

  5. Luiza

    Uau, muito bom ver que temos quem nos apoia ! Tá sendo mega difícil pra mim, passei 6 anos consecutivos tomando a bandida, e quando parei meu mundo virou de pernas pro ar ! E eu não fazia ideia que isso podia acontecer ! Foi muito cabelo caindo, 4 kg a mais do nada, oscilações fortes de humor e esse ciclo bagunçado. Mas eu amo meu corpo e não quero precisar de um remédio pra que eu me sinta ” bem ” ! Vou encarar essa ! (: foi muito útil !

    • Melissa Setubal

      Nossa Luiza, sinto muito que tenha passado por tudo isso. Você é uma mulher muito forte e admirável por encarar esse desafio e persistir nele. fico contente em saber que pude ajudar de alguma forma. E posso ajudar de outras. Conte comigo e com todas as mulheres que estão se libertando do AC.
      Saúde e Amor

    • Andressa Benedetti

      Oi Luiza, me identifiquei tanto com seu comentário, eu usei por 12 anos quase, e parei em janeiro, e quase os mesmos sintomas, meus cabelos caem, e engordei do nada…mas to mais feliz assim…
      Mas e agora, tempos depois como vc está seu ciclo regulou? pq o meu tb está uma bagunça!

  6. Ana Paula

    Melissa, adoro todos os seus textos e suas receitas!

    Tenho 27 anos, comecei com o AC por volta dos 14 exatamente pelos mesmos motivos que os seus. Já parei de tomar e voltei várias vezes. Mas há pouco mais de 5 meses decidi parar de tomar e parei! Meus hormônios estavam todos desregulados e a minha libido lá embaixo.

    Infelizmente, foi só eu parar de tomar que não para de aparecer cravo e espinha no meu rosto e meu cabelo tem ficado cada vez mais oleoso (motivos pelos quais voltei a tomar da última vez que parei, isso faz uns 2 anos mais ou menos), além da menstruação estar toda desregulada tb.. enfim, a vontade de voltar a tomar é grande, mas a vontade de continuar sem esse veneno é bem maior! Porém não sei mais o que fazer… a minha autoestima sempre esteve lá embaixo, agora está pior ainda… eu acreditava que por ser vegana e fazer exercício físico isso não iria acontecer, mas me enganei… o que eu faço?!

    Bjoos!

    • Melissa Setubal

      Puxa, Ana Paula, sinto muito por todo esse sofrimento que está passando. Eu entendo muito bem o que é isso.
      Muitas vezes, são preciso alguns ajustes para apoiar o corpo nessa transição, afinal de contas é como se entrássemos na adolescência que nos foi suprimida com o uso do AC. Até os ovários e a hipófise ficarem amiguinhos, pode ser bem sofrido e desgastante.
      Minha recomendação é você fazer uma acompanhamento que vai enxergar o que exatamente está acontecendo com seu organismo e suas emoções nesse processo, para oferecer algumas ferramentas e estratégias que vão ajudar a acelerar seu processo de cura, e torná-lo menos sofrido.
      Aqui você tem mais informações dos serviços que ofereço nesse sentido.
      http://www.melissasetubal.com.br/ciclo-menstrual-amor-proprio/
      Conte comigo para te apoiar nesse desafio. E saiba que é possível sim não passar por tanto sofrimento e frustração com seu próprio corpo e autoestima.
      Muita saúde e amor pra você <3

  7. Marcele

    Oi, Melissa!
    Tenho 34 anos e desde os 15 uso anticoncepcional (com alguns pequenos períodos de pausa).
    Não tenho vida sexual ativa há algum tempo e nem vi influência da mesma na minha acne, então decidi parar há mais ou menos 1 mês (influência sua.. rs). Posso dizer que redescobri a libido (achava até que tinha algo de errado comigo por não sentir mais desejo), minha acne continua do mesmo jeito, meu peso tá difícil de baixar (mas sei que minha alimentação não é um primor) e voltei a ter dor de cabeça e um fluxo menstrual moderado de vários dias (antes era um dia só e bem pouquinho). Minha preocupação será quando eu tiver um parceiro, como evitar a gravidez. Esse DIU que você fala pode ser usado por quem nunca teve filhos?
    Ah, nesse meio tempo, descobri que estou com ovário micropolicístico. “coisa leve”, disse o médico do ultrassom. Ainda não levei o exame pra gineco, mas tenho certeza de que ela vai me mandar voltar pra pílula. :/
    Beijos

    • Melissa Setubal

      Olá Marcele, quero te dizer, antes de mais nada, de sua coragem de parar de usar o AC. Eu sei quantos medos temos que enfrentar para tomar uma decisão dessas. Ainda mais redescobrindo algo tão importante quanto a sua libido! 🙂
      Segundo, procure acompanhamento especializado para lidar com o que virá pela frente, que pode ser bem desafiante, inclusive sobre métodos anticoncepcionais. Sobre o DIU, recomendo conversar com ginecos especializada/os. Não recomendo o com hormônios, pelas mesma razões que não recomendo a pílula. O que mais recomendo, entretanto, é você aprender um Método de Percepção da Fertilidade. Eu ensino um em meu programa de coaching individual, e também há vários outros que consultoras ensinam, além de grupos que trocam informações e suporte sobre o assunto.
      Sobre a SOP, siga as recomendações que estou sempre postando no blog sobre o assunto, bem como as receitas, pois tudo isso é o que eu pratico para cuidar dos meus ovários e mantê-los em ordem. E claro, se quiser um acompanhamento específico para isso, estou aqui 😉
      Torcendo para tudo dar certo da forma mais tranquila possível nessa transição.
      Saúde e Amor pra você!

  8. Elaine

    Nossa, estou passando por tudo isso agora e estou desesperada. Tenho 32 anos e tomo pílula desde os 17, ou seja 15 anos tomando pílula sem parar, até que me veio essa vontade incontrolável de parar de tomar a maldita pílula. Eu senti que precisava limpar meu corpo e que já tinha ingerido muito hormônio durante a vida toda.
    Completei 4 meses sem a pílula, os 3 primeiros muito tranquilos inclusive, mas este 4º mês foi um pesadelo, meu cabelo não para de cair, meu emocional está de pernas pro ar, sinto vontade de chorar, sinto raiva, sinto medo, tudo em um dia só. Já procurei endócrino, fui ao meu ginecologista e estou tão preocupada com o cabelo que marquei um dermato especializado em cabelo para ver se consigo parar a queda. Nenhum dos médicos me recomendou parar a pílula, mas eu insisti e parei por conta própria, o ginecologista disse que o organismo demora no máximo 6 meses para se readaptar á falta dos hormônios e ficar regulado. Este período está correto mesmo?? estou tão desesperada que estou considerando voltar a pílula, não sei se aguento mais 2 meses neste estado que estou.

    • Melissa Setubal

      Elaine! Sinto muito por tudo isso Eu sei EXATAMENTE seu desespero, pois passei por tudo isso e muito mais. O que me fez persistir em ficar longe do AC foi muito, mas muito suporte mesmo de gente que sabia pelo que eu estava passando. Não apenas recebi orientações de como lidar com esses sintomas do “detox da pílula”, como também, e principalmente, suporte emocional, porque a autoestima fica super abalada mesmo.
      Eu levei quase 1 ano para voltar a menstruar e os sintomas começarem a diminuirem/desaparecerem.
      Por isso criei um programa de coaching individual exatamente voltado para corajosas como você. Espero que nesse meio tempo que eu não havia ainda te respondido você tenha tido algum tipo de apoio. Eu estou à disposição para te apoiar nisso tudo e muito mais. Caso queira conversar, você pode agendar gratuitamente aqui http://www.melissasetubal.com.br/quero-saber-sobre-voce/
      Saúde e Amor!

  9. Isabela

    Olá!
    Muito obrigada pelo artigo, aborda exatamente o que estou vivendo.
    Parei com o AC há 9 meses e ainda estou me batendo, meu ciclo esse mês durou 53 dias!!!!
    Na época até coloquei o DIU de cobre mas como nunca tive filhos o DIU saiu do lugar e tive que retirá-lo.
    O que tem me preocupado é meus ciclos que estão muito irregulares, cada mês tem uma duração bem diferente. Tenho consulta com a ginecologista dia 7 mas meu receio é que ela me indique tomar pílula de novo e isso eu não quero.
    Será que é comum o que está acontecendo comigo? no começo eu achei que era normal pois meu corpo está se adaptando a vida sem o AC mas não sei se não está demorando já. não sei, o que eu posso fazer?
    Muito obrigada. Beijos

    • Melissa Setubal

      Isabela! Sinto muito por tudo isso. Eu sei EXATAMENTE sua preocupação, pois passei por tudo isso e muito mais.
      Eu levei quase 1 ano para voltar a menstruar e os sintomas começarem a diminuirem/desaparecerem, mais algum tempo para que meus ciclos ficassem regulares.
      Por isso criei um programa de coaching individual exatamente voltado para corajosas como você. Eu estou à disposição para te apoiar nisso tudo e muito mais. Caso queira conversar, você pode agendar gratuitamente aqui http://www.melissasetubal.com.br/quero-saber-sobre-voce/
      Saúde e Amor!

  10. Fabiane

    Oi Melissa,

    Que coisa boa me deparar com o seu site e esse artigo maravilhoso nesse momento em que eu estou me preparando pra deixar de tomar a pílula. Tenho 35 anos e tomo pílula a 5 ou 7, nem me lembro mais. E a que eu tomo é daquelas que você não menstrua. Não posso negar que estou totalmente apavorada na expectativa da reação do meu organismo. Eu sofria de uma TPM terrível e o fluxo da minha menstruação era muito intenso. Mas decidi que quero sair dessa situação de inércia emocional e sexual e voltar a viver por inteiro. Dia primeiro de janeiro começa essa nova etapa de descobrimento da minha vida. E seja o que Deus quiser!

    Feliz 2016!

    • Melissa Setubal

      Fabiane,
      coisa boa é eu me deparar com essa sua mensagem. Quero muito saber como tem sido sua jornada desde então.
      Estou aqui para te dar o suporte que precisar, viu?
      Saúde e Amor!

  11. Aline Moraes

    Ola Melissa , tenho 36 anos tomo anticoncepcional desde dos 29 anos e a 2 meses parei de tomar anticoncepcional e realmente e muito dificil e infelizmente so fui saber tarde todo o problema que isso faz , fui diagnosticada com hipotireoidismo e por mais que os medicos falam para mim que o anticoncepcional nao afeta a tireoide , AFETA SIM , estou com uma guerra com meu propio corpo vou procurar cura sem medicamentos sintetico , nao quero mais hormonio nenhum no meu corpo
    Gostaria de saber se vc conhece algum homeopata ou um naturopata em Sao Paulo ou algo que ajuda a normalizar os hormonios
    Obrigado

    • Melissa Setubal

      Aline, você está certíssima. Não tem como uma hormônio não afetar o funcionamento de uma glândula. Tudo está interligado!
      Não sou nem homeopata nem naturopata, mas no meu programa de coaching individual uso a alimentação, fitoterapia e algumas ferramentas de autoconhecimento que justamente endereçam dessas desarmonias hormonais sistêmicas, incluindo um protocolo voltado para questão da tiroide. E atendo via internet.
      Que tal agendarmos uma conversa gratuita para você me contar mais dos seus desafios e desejos, e saber os detalhes de como posso apoiar você nisso tudo, e mais? CLica aqui e só escolher dia e hora http://www.melissasetubal.com.br/quero-saber-sobre-voce/
      Saúde e Amor

  12. Grasiela

    Gostei da matéria, eu parei de tomar pirula há mais ou menos 4 anos,e apartir daí virou uma bagunça total ,durante 15 dias vem um corrimento como a borra de café, depois 3 dias de menstruação e isso vai de repetindo de 15 em 15 dias.
    Já fui em médico, fiz ecografia, exames e está tudo certo,o que devo fazer??

    • Melissa Setubal

      Grasiela,
      Entendo perfeitamente sua frustração. Muitas vezes os exames e profissionais de saúde não tem ferramentas para lidar com esse tipo de caso.
      No meu programa de saúde integrativa individual uso a alimentação, fitoterapia e algumas ferramentas de autoconhecimento que justamente endereçam dessas desarmonias hormonais sistêmicas. E atendo via internet.
      Que tal agendarmos uma conversa gratuita para você me contar mais dos seus desafios e desejos, e saber os detalhes de como posso apoiar você nisso tudo, e mais? Clica aqui e só escolher dia e hora http://www.melissasetubal.com.br/quero-saber-sobre-voce/
      Saúde e Amor!

      • May

        Parabens seus textos são otimos.
        Tomei por um mês Ac e foram tantas as alterações no meu corpo que resolvi nem iniciar a segunda cartela. No primeiro dia do intervalo tive relação sem proteção, 4 dias depois minha menstruação veio normalmente por 7 dias com fluxo intenso. Apos 5 dias do fim da menstruação voltei a ter um fluxo muito leve que iniciou de cor rosada e agora esta como borra de café. Queria saber se há algum risco de gravidez(mesmo tendo menstruado) ou é por ter aparado de tomar o Ac?

        • Melissa Setubal

          May, o mais provável é que sejam sinais da parada do uso dos hormônios artificiais. Porém, somente um teste de gravidez confirmará essa informação, uma vez que sem o acompanhamento dos sinais do ciclo menstrual, nem podemos saber quando e se seu ovário já estava ovulando.

          • May

            Olá Melissa
            Fiz dois testes de farmácia, um durante ( quarto dia) o periodo do sangramento tipo borra de café que durou uns 8 dias. E fiz outros 5 dias após o termino do sangramento. Todos dois deram negativo.
            Nunca imaginei que anticoncecional poderia fazer essa bagunça toda, dificilmente nos informam sobre esses efeitos.
            Estou aguardando minha menstruação ja esta atrasada a 4 dias .

          • Melissa Setubal

            May,
            Tem mulheres que ficam de 3 a 6 meses sem sangramentos nem menstruação após para o uso da pílula. Eu, por exemplo, fiquei quase 1 ano! Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem AC. Muito menos continuar escrava desse medo de engravidar.
            Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
            Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
            Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
            http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
            Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
            Conte comigo para o apoio que precisar!
            Saúde e Amor <3

  13. Nara

    Olá Melissa!

    Gostei muito do seu texto e obrigada por clarear minhas ideias, pois estava achando que era tudo psicológico!

    Tomei AC desde os 16 anos e parei com 34 anos. Já fazem 1 ano que estou sem tomar, minha menstruação demorou uns 9 meses para regularizar, vinha 2 vezes no mês. Nesse ano que parei senti dores abdominais e não sabia o que era chegando a procurar um hospital fiz até ressonância preocupada com doenças mais grave e nada foi descoberto. A dor que eu sentia não era necessariamente perto de menstruar e por isso sempre respondia que não era cólica. Era uma dor fininha constante.
    No final do mês passado quando estava fazendo 11 meses sem hormônios eu tive a minha maior cólica da vida… eu acho né, porque não me lembrava que essa dor era tão incapacitante. Foi quando pensei em voltar a tomar AC e indignada comecei a procurar informação sobre as consequências do uso de AC por muito tempo.

    Tenho feito dieta e atividade física (perdi 3kg), e as duas crises coincidiram com períodos de descanso e festas de chutar o balde a exemplo do Natal.

    Quanto ao cabelo e a pele:
    Notei queda e meu cabelo mais ralo. Na pele do rosto apareceu uma machinha avermelhada próximo ao queixo que a dermato disse ser apenas uma alergia.

    Quanto ao libido:
    Aumentou sensivelmente!

    Quanto à TPM:
    Aumentou sensivelmente também :/

    Vou seguir firme e forte, caso aconteça algo mais e/ou quando meu corpo se desintoxicar por completo eu volto pra contar para vocês.

    Bjs

    • Melissa Setubal

      Nara, muita gratidão por compartilhar sua experiência conosco. É muito importante mesmo que a gente compartilhe e se apoie nesse desafio que é “desmamar” do AC.
      Até hoje, mesmo depois de quase 6 anos sem o AC ainda tenho desafios que enfrento como consequência do uso dos hormônios artificiais iniciados muito cedo na vida.
      No que eu puder te apoiar na sua jornada, conte comigo!
      Saúde e Amor!

  14. Joceli

    Olá, estou na menopausa, 50 anos, e ganhei muito peso nos últimos meses. Preciso de orientações para recuperar a auto-estima, a saúde e a beleza. Qual dos seus programas pode ser mais direcionado a esta situação? Desde já agradeço!

    • Melissa Setubal

      Joceli, eu imagino quão desafiante seja tudo isso que vem acontecendo nessas mudanças físicas e emocionais.
      Infelizmente não possuo um programa voltado para quem está na peri ou já passou da menopausa, mas sugiro acompanhar os conteúdos de posto, pois muitos deles (incluindo os sobre TPM) podem te ajudar nos sintomas.
      Espero que você encontre a/o profissional que possa te apoiar da forma como você merece.
      Saúde e Amor!

  15. Lícia

    Parabèns Melissa!! Foi de extrema relevância para mim seu texto. Gostaria de pedir ajuda, na verdade conselho. Tenho 18 anos, a 3 meses atrás consultei a ginecologista pois estava cansada de ter um ciclo menstrual desordenado, perguntei como podia melhorar e ela foi logo me mostrando a pílula mágica, como não tinha um conhecimento profundo sobre a mesma, sem debater aceitei a “solução do meu problema”. Até uma semana atrás estava satisfeita com o uso, sem acne, seios maiores, sem cólica, com o controle da vinda e ida do fluxo. Estou na terceira cartela, uso o atual polêmico Diane 35, depois da repercursão deste, comecei a pesquisar e enterder como funciona no corpo feminino esses hormônios artificiais, e rapidamente decidir parar, porém não sabia por onde começar e após ler seu texto veio uma luz. Tenho vontade de parar enquanto está no começo, porém sou vestibulanda de Medicina, não está no meu cronograma tempo para cólica ou qualquer outro disturbio que seja, será que se eu parar meu corpo não vai sofrer tanto por eu estar usando por pouco tempo?? Qual conselho me dar?

    • Melissa Setubal

      Lícia, acabei de ler sua mensagem e gostaria de saber como você tem se sentido nos últimos meses. Espero pode te apoiar nesses desafios, ainda mais em um ano que você tem estar no seu melhor. Conta comigo!
      Saúde e Amor!

  16. Daiane

    Tive alguns episodios de candidíase e estou tratando com fluconazol, tomo anticoncepcional 21 dias e tive um sangramento dois dias depois da menstruação parar durante a relação sera um problema.? Alguem ai pode me dizer algo ate o dia da minha consulta no ginec.?

    • Melissa Setubal

      Daiane, como tem passado desde então? Vi sua mensagem agora e se não obteve orientação sobre o assunto, sugiro que converse com a/o profissional de saúde cuidando do seu caso que converse sobre fortalecimento da imunidade usando suplementação de probióticos e adequação da alimentação. Eu oriento minhas clientes do programa individual de saúde integrativa que sofrem com esse tipo caso.
      Saúde e Amor!

  17. Denise

    Obrigada pelo texto informativo!
    Eu tenho 35 anos e usava pilula há muitos anos, acho que desde os 17 mais ou menos…
    Estou há 4 meses sem tomar e está terrível: pele com acne, cabelo caindo assustadoramente, humor inconstante… Enfim…. Como não sei se quero engravidar daqui um tempo ou nao, minha vontade é de voltar logo a tomar pílula e ficar mais tranquila de novo…😔

    • Melissa Setubal

      Denise, sinto muito por todos os sintomas que tem sentido. Eu sei EXATAMENTE o que é sofrer com tudo isso e esse desespero que nos levar a pensar a voltar a tomar o AC. Como tem passado neste último mês? Somente gostaria de reforçar que tem sim outras soluções para cada um desses desafios. E no que eu puder te apoiar nisso, conte comigo!
      Saúde e Amor!

  18. Cecilia

    Olá, eu vi essa postagem um tempo depois , mas bem, estou morrendo de dúvidas agora, espero que possa me ajudar a tomar uma decisão! Eu tomo anticoncepcional desde os meus 13 anos, porque por duas vezes tive menorragia. Isso porque no começo é normal os hormônios causarem essas bagunças.Mas agora estou com 15 anos e como meu colesterol aumentou MUITO desde que eu comecei e chego a ter enxaquecas as vezes sem motivos resolvi parar. Eu quero parar porque não pretendo ter uma vida sexual ativa tão logo assim. Eu tinha espinhas antes do anticoncepcional o que melhorou demais, mas não sei se talvez tenha sido uma época. Agora tenho medo dos sintomas que possam voltar , espinhas, e muito sangramento! Eu estou pensando em metodos naturais como homeopatia , chás essas coisas, remedios para a hemorragia se for demais e se precisar um tratamento para pele. Não quero mais me entupir de hormônio tão nova assim. Minha gineco falou que se eu parasse daria tudo errado, mas não acredito que seja por um quadro médico pois o único problema era o fato de eu ter acabado de menstruar, ela falou que se eu quisesse poderia parar, pra ver, mas ela não acredita em metodod naturais, alimentação, exercícios! Eu estou disposta a isso para salvar meu corpo. Será que vale a pena? Aguardo! bjs

    • Melissa Setubal

      Cecilia, não há coisa que mais valha a pena nessa vida do que investir em você mesma, ainda mais no seu corpo, e da forma mais natural possível. Chego ficar arrepiada em ver alguém com essa mentalidade como a sua nessa idade, porque eu gostaria de ter recebido mais orientações quando eu era mais jovem.
      É possível sim ter uma vida sem o AC, mas é que não ensinam isso para os médicos. Mas tem vários profissionais, incluindo eu, que estão aí justamente para oferecer a mulheres como você uma forma mais digna e menos medicamentosa para lidar com os desafios do nosso corpo de mulher.
      Conte comigo para o que precisar nessa jornada!
      Saúde e Amor!

  19. Ana Paula

    Olá, primeiramente parabéns por escrever sobre o assunto, pois muito se tem sobre começar, mas quase nada sobre o “parar” .
    Então, eu usava desde os 15 anos, devido as fortes cólicas, já estou com 26, e ai decidi parar. Então vivi melhor, aumento da libido foi o primeiro. Sou casada há 7 anos e achava que havia algo errado comigo, e depois vi quem era o ” culpado” . Agora o problema é que minha menstruaçao não vem. Cheguei a ficar 4 meses sem e tive que recorrer ao aceto flux. Não quero voltar a tomar, mas tem algum método que faça meus ovários trabalharem sozinhos? Ainda não fui ao ginecologista mas vou marcar uma consulta para parar fazendo acompanhamento porque temo ter cistos, mas não quero usar nenhum método, somente preservativo. Obrigada pelas dicas.

    • Melissa Setubal

      Ana Paula, que bom que sua libido voltou! Quase ninguém fala o quanto o AC compromete esse pedaço da nossa vida, e ficamos achando que tem alguma coisa de errado com a gente. Quantas clientes minhas passaram e passam por isso.
      Eu entendo sua preocupação, pois eu levei quase um ano para voltar a menstruar naturalmente depois que parei de tomar o AC. Paciência, usando a alimentação, fitoterapia e algumas técnicas de autoconhecimento foram a minha receita para lidar com esse desafio de forma natural. E é o que ensino para minhas clientes do programa de saúde integrativa individual. Você pode saber mais aqui http://www.melissasetubal.com.br/ciclo-menstrual-amor-proprio/
      No que puder te apoiar, conte comigo.
      Saúde e Amor!

  20. Luna

    Amada gostaria de saber pq é impossível eu engravidar aos 45 anos e se eu engravidar pq a criança vem com problemas neurológicos?

    • Melissa Setubal

      Luna, não sou profissional médica e não poderia te dar uma resposta de especialista. Mas sei que várias mulheres hoje em dia tem conseguido sim engravidar naturalmente depois dos 40 e ter bebês perfeitamente saudáveis, incluindo cliente minha.

  21. Carol

    Ola
    Eu tenho 16 anos e o ginecologista ele me recomendou tomar o elani ciclo pois ele disse que eu tenho a sindrome dos ovarios policisticos e fui diagnotiscada fisicamente , so que o anticoncepcional tem causado dores de cabeça e eu to querendo parar de usar . Apesar que a derma passou o roacutam para a acne por 5 meses e eu nem comecei a tomar por causa das dores de cabeça. So que eu não quero ter que ficar escrava da pilula por toda a minha vida.

    • Melissa Setubal

      Carol, eu sinto muito por todos esses sintomas que você vem experimentando. Eu sofri com vários deles também, e ninguém me dava outras soluções.
      Eu posso afirmar para você que elas existem sim. Eu as usei pessoalmente e eu as ofereço para minhas clientes.
      Você pode usar várias das informações de que eu falo no meu blog sobre isso para ir cuidando dos ovários policísticos e não precisar depender de medicamentos alopáticos http://www.melissasetubal.com.br/?s=polic%C3%ADstico
      Qualquer dúvida ou se quiser um acompanhamento, conte comigo!
      Saúde e Amor!

  22. Gabriela

    Melissa ja vai fazer1 mês que parei de tomar anticoncepcional
    Minha rotina de 3 anos nessa, parei graças a Deus
    Ta sendo super difícil meu cabelo ta caindo e em questão do sono não consigo dormi como antes. Mim sinto mais cansada
    Mais to amando tudo isso comecei toma anticoncepcional pesava 57 com 3 anos parei com 47k enfim foi assustador.
    Mais ja to voltando meu peso normal que e 56 . To na casa dos 50
    Enfim essa bomba controla nossa vida nos levando a pensa nas melhoras , nos trazendo prejuizo cada dia que passa.

    • Melissa Setubal

      Gabriela, entendo demais o que tem passado, porque eu passei e vejo todos os dias clientes e leitora passando. O quanto sofremos por conta desse “desmame” do AC.
      Espero que você persista, e no que precisar de apoio para seguir em frente, e não sofrer tanto, conte comigo.
      Saúde e Amor!

  23. Lisiane

    Bom dia!

    Tomo anticoncepcional a 5 anos, mas recentemente fui diagnosticada com uma doença crônica venosa, pelo uso do comprimido. Uso o Level, que já é mais “fraco”. Gostaria de saber se você me recomenda parar de usar o comprimido.
    Tenho muitas cólicas, por isso o receio de parar de tomar, mas também me preocupo com a circulação do meu sangue, pois sou nova e tenho 23 anos.

    Por favor me ajude

    • Melissa Setubal

      Lisiane, não posso dar recomendações nesse sentido, pois não sou profissional médica, e é de responsabilidade deles orientar sobre uso de medicamentos.
      Porém, o que uso na minha vida e oriento minhas clientes são justamente outras formas de lidar com as questões em que normalmente se é recomendado o uso do AC. Tirar os hormônios artificiais pode ser desafiante, mas ao mesmo tempo nos expõe há muitas complicações e riscos.
      Por isso que compartilho conteúdos sobre o assunto. Para ajudar as mulheres a tomarem decisões informada, e tenho um programa de saúde integrativa da mulher que ajudam as clientes a lidarem com todas essas questões de forma natural.
      No que puder te apoiar nesse sentido, estou à disposição. Se quiser conhecer mais, só acessar aqui http://www.melissasetubal.com.br/ciclo-menstrual-amor-proprio/
      Saúde e Amor!

  24. Maria Francisca do Nascimento França

    Olá, Meliisa.
    Li seu texto, e me indetifiquei com alguns casos dos comentários acima, tenho 23 anos desde os meus 20 vivia a tomar AC. Parei por 2 meses e me senti diferente, com muita sonolência, vista cansada, falta de apetite, fora que o pior me sinto deprimida. Já falei com o médico ele me propos voltar a tomar novamente. Pois queria modificar o AC.

    • Melissa Setubal

      Maria, e qual decisão tomou? Voltou a usar ou quer continuar sem?

  25. Aline

    Oi, Melissa!
    Também fui diagnosticada com ovário policístico anos atrás. Por um período parei de tomar anticoncepcional, porém não menstruei e voltei a tomar. Estou pensando em parar novamente, de uma forma definitiva. Gostaria de saber se o seu ciclo menstrual esta regularizado mesmo com a síndrome.

  26. Amanda

    Adorei a perspectiva positiva deste artigo. Estava precisando ler algo assim, estou numa guerra de hormônios após uma tentativa com pílula que não deu muito certo. Obrigada.

    • Melissa Setubal

      Puxa, Amanda, sinto muito por isso. Fico contente em saber que esse texto pode te oferecer algum alívio. Conte comigo para o suporte que precisar nessa jornada!
      Saúde e Amor

  27. Alex

    Oi Melissa!

    Adorei seu texto! Super aprovo essa atitude.
    Bom eu parei de tomar a pílula faz em média de 3 meses, depois de praticamente 15anos tomando todos os meses. Sem muitas pausas durante esses anos.
    Sou casada há 5 anos e toda essa nova situação tem sido muito favorável para o nosso relacionamento.
    Eu mudei muito, para melhor ! Graças a Deus hehe …… Estou muito mais tranquila, na paz! Antes com a pílula vivia irritada e nunca sabía porque, até porque a maioria das vezes não tinha motivo.
    Mas a única coisa que me preocupa um pouco é a retenção de líquidos. Notei que depois que eu parei de tomar a pílula eu engordei 5kilos e me sinto inchada, com os dedos das mãos inchados.
    Você sabe algo sobre isso? Se pode ser alguma reação da pílula?
    O que eu poderia fazer????

    Obrigada pelo texto!
    Muita paz ; )

  28. Juliana

    Oi! Como eu queria ter encontrado esse texto quando eu decidi parar de tomar o AC….
    Decidi parar e parei de vez. Os efeitos foram gritantes e demorei 7 meses pra conseguir menstruar pela primeira vez. As espinhas tomaram conta da minha costas e rosto e até hoje estou tentando buscar alternativas para me livrar desses efeitos. Gostei do texto. Como é bom saber que não estou só. Obrigada.

    • Melissa Setubal

      Juliana, puxa vida, sinto muito que tenha sofrido tanto com esse processo. Realmente não é fácil e ninguém conta isso pra gente. Você definitivamente não está só. Somos muitas. E estou aqui para apoiá-la, conte comigo!
      Saúde e Amor!

  29. Dulce

    Gratidão Melissa, por se dedicar em ajudar o próximo desta forma. Encontrei este texto e gostei muito. Tomo Minigeste há mais de 15 anos e queria muito parar. A última vez que falei disso para o gineco ele respondeu que se eu parar de menstruar por falta da pílula, haverá um risco maior de câncer da mama, já nem sei bem e também não sei se será verdade mas esse receio me levou a continuar a tomar estes anos todos, pois não sei qual alternativa para que isto não aconteça e para poder deixar de tomar estes produtos químicos de uma vez.. Se puder me aconselhar algo fico muito grata mais uma vez. Um abraço de Londres. Dulce

    • Melissa Setubal

      Olá Dulce, gratidão a você pelo feedback. As informações são tão contraditórias e a cada pesquisa mudam que nem sabemos mais se os profissionais de saúde que cuidam de nós estão mesmo atualizados ou conhecem novas técnicas e metodologias de cuidados, inclusive não medicamentosas.
      Como posso te ajudar? Atualmente de duas formas. A primeira são com os conteúdos do meu blog, incluindo os posts sobre AC http://www.melissasetubal.com.br/?s=anticoncepcional Até as receitas visam te apoiar a harmonizar seus hormônios, inclusive ao parar de usar o AC.
      A segunda forma é oferecendo meus serviços do Sistema Ame-se por Inteiro que apoiam mulheres como você que buscam formas mais naturais de cuidar de si mesma. Aqui você encontra mais informações e inclusive a possibilidade de agendar uma conversa gratuita comigo via Skype para contar mais sobre seus desafios e desejos, e conhecer a minha metodologia http://www.melissasetubal.com.br/ciclo-menstrual-amor-proprio/
      Conte comigo para te apoiar nessa sua jornada!
      Saúde e Amor,
      Melissa

  30. Monique

    Melissa eu nem pesquisei muito sobre o assunto mas decidi parar por conta própria, tenho 22 anos e tomo a yaz por 3 anos. No começo foi ótimo mas com o passar do tempo começei a ater muitas dores nas pernas e falta de libido, decidi parar essa semana mesmo quando acabou a cartela, espero não ter muitos efeitos pra mim, amei o texto, me senti muito corajosa em parar, o melhor é que meu noivo me apoia muito e não se importa de usar preservativo, na verdade fiquei durante dois anos sem usar nada, e não engravidei, mas foi tanta cobrança da família que fiquei pilhada e morria de medo dos meu métodos naturais e do meu noivo falhar que decidi tomar, mas agora chega, espero não voltar a tomar essa droga.

    • Melissa Setubal

      Monique, muito obrigada por compartilhar sua experiência. É ótimo saber que você tem te apoie na sua decisão, mesmo que haja pessoas que não compreendam. Estamos juntas nessa jornada. Conte comigo!
      Saúde e Amor <3

  31. Daniela

    Olá tudo bem!!! Estou com algumas duvidas, pois tenho 35 anos ,e tomo comprimido a 17 anos ,agora resolvi parar anticoncepcional ,em Janeiro ,e ja fazem dois mêses, e desde então que a minha menstruação não vem direito , pois vem somente umas sujeirnhas , gostaria de saber se é normal?
    Obrigada Boa noite!!

    • Melissa Setubal

      Olá Daniela,
      O ciclo natural pode sim demorar vários meses para ocorrer depois de cessarmos o uso do AC, uma vez que o organismo tem que se reajustar a não ter as doses dos hormônios artificiais e reaprender a produzir os próprios hormônios, por assim dizer. No meu caso pessoal, demorei quase 1 ano para voltar a menstruar e ovular. É como se fosse voltar para a adolescência quase, quando usamos o AC por tanto tempo.
      Conte comigo para o suporte que precisar nessa sua jornada!
      Saúde e Amor <3

  32. Cláudia

    Obrigada e parabéns pelo texto! Foi bastante esclarecedor para mim e consegui ver que não estou sozinha nessa. Tenho 25 e tomava pílula desde 20, parei tem 4 meses, engordei, parei de ter oscilações bizarras de humor, mas o que mais tá interferindo é minha libido, aumentou muito, acho que na verdade voltou ao normal, penso muito mais em sexo agora, e eu comecei a reparar nos homens (que me atraem lógico) com muito mais desejo. Namoro desde os 20, amo ele,quero passar a vida com ele, nossa relaçao sexual e o desejo por ele aumentou muito, mas fico tendo desejos por outros homens que eu não tinha. É muito louco isso, porque acredito muito que a fidelidade é muito importante no relacionamento, mas os desejos que estou tendo por outros homens é bem intenso e me fazem até pensar em traição ou término. Será que foi só eu que senti essa alteração na libido??? Não to sabendo lidar com esses desejos que não tinha, alguém me ajude por favor

    • Melissa Setubal

      Cláudia,
      Muito obrigada pelo feedback positivo. Fico contente em saber que pude te apoiar de alguma forma com esse conteúdo.
      Sobre a libido que parece “fora de controle” é absolutamente normal. Nossa libido fica muuuuuuuuito represada quando usamos AC. Entendo que isso pode sim causar problemas, como os que você descreve.
      O que você pode investigar são novas formas de extravasar essa libido, seja fazendo mais sexo com a pessoa com que você se relaciona, investindo mais tempo em se masturbar explorando seu corpo consigo mesma, bem como redirecionar essa libido em atividades que te proporcione prazer e projetos que precisam desse gás todo. Além disso, existem técnicas de respiração e meditação que nos ajudam a canalizar essa energia de uma forma consciente que você pode experimentar.
      Mas vale o questionamento também sobre seus valores em relação a expressão da sua sexualidade. Avalie o que é tabu e crença da sociedade e dos outros e o que podem ser novos formatos que você pode explorar para usar de forma saudável essa sua linda libido.
      Conte comigo para te apoiar!
      Saúde e Amor <3

  33. Fernanda Santos

    Encontrei o blog realizando uma pesquisa de como parar de tomar o AC. É muito dificil tomar essa decisão, confesso que o medo toma conta, afinal nosso corpo ficou dependente por anos. Alguns medicos ainda acham absurdo essa escolha, de parar de tomar AC e a medicina (convenios medicos principalmente) não permitem que mulheres sem filhos e com menos de 25 anos façam uso do DIU de cobre, que é menos agressivo ao nosso corpo. Ainda estou a procura de uma medica que aceite essas mudanças e me apoie (convenio medico nao ajuda muito nessas escolhas ahah) mas mesmo com medo decidi que vou parar de tomar. Melissa, se tiver indicações de medicos que possam nos auxiliar, será muito bem vinda a ajuda.
    E mesmo encontrando o blog em uma pesquisa, continuarei seguindo, são otimas dicas.

    • Melissa Setubal

      Fernanda,
      tenho a mesma dificuldade de encontrar profissionais de saúde que realmente estudam, entendam e orientem a gente. Ainda estou na caça. Semana que vem vou testar uma clínica em um coletivo feminista que me foi recomendada por uma amiga que conhece bem o meu trabalho.
      Mas independente de médica, você pode estudar e aplicar métodos de percepção da fertilidade para te ajudar na contracepção, inclusive associado a métodos de barreira (como camisinhas femininas e masculinas, diafragma entre outros). Tem bastantes mulheres ajudando umas as outras nessa jornada.
      Eu sou uma delas. Minha metodologia vai ao encontro de apoiar mulheres como você a transformar esses medos e tomar decisões conscientes e perceber quais as ferramentas naturais melhor funcionam para você.
      Conte comigo para o apoio que precisar.
      Saúde e Amor <3

    • Melissa Setubal

      Viu o post de hoje, Fernanda?
      http://www.melissasetubal.com.br/minha-visita-a-uma-gineco-feminista/
      Espero que goste 🙂

  34. Amanda Quiara

    Boa noite!
    Tenho 33 anos, tomei AC há 15 anos, parei de tomar ha 4 meses, e nesses meses ainda não fiquei menstruada. Estou preocupada, por favor, me dê uma orientação. Obrigada!

    • Melissa Setubal

      Olá Amanda,
      imagino o quanto isso deva estar te preocupando. Quando eu parei de usar o AC (também tomei por 15 anos, sedo quase 10 emendando cartela), levei quase um ano para voltar a menstruar. A questão é que eu estava fazendo um acompanhamento com uma coach de saúde da mulher justamente para me ajudar a equilibrar os hormônios, voltar a menstruar naturalmente, e me apoiar sobre essas preocupações.
      O que posso te dizer é que fazer exames, ter uma profissional especialista para esse tipo de acompanhamento ao teu lado, e ter um pouco de paciência e compaixão com seu corpo é o melhor investimento que você pode fazer em você mesma. Afinal de contas, foram 15 anos de programação via hormônios artificiais. Suas glândulas vão acordar desse “sono profundo” aos poucos.
      Conte comigo para o suporte que precisar.
      Saúde e Amor <3

  35. Sabrina

    Oi melissa, tbm estou na mesma situação. Acho que tem uns oito anos que tomo anticoncepcional sem pausa, comecei a tomar por causa das espinhas e depois aliou as duas coisas. Lembro muito bem quando fui ao ginecologista e ele me passou o anticoncepcional e disse que a minha vida ia melhorar muito, que as minhas espinhas iam sumir e meus cabelos iam ficar mais bonitos. Fiquei encantada é claro, pois na minha adolescência tinha a auto estima lá embaixo, me achava muito feia, tinha muitas espinhas no rosto e nas costas, e achei que tinha encontrado a solução pra tudo. Realmente melhorou, mais comecei a pesquisar sobre e percebi que o anticoncepcional não é nada bom. Em outubro do ano passado resolvi parar sem consultar o médico e para minha tristeza as espinhas voltaram com tudo, o cabelo começou a cair um pouco, resolvi ir ao dermatologista e ele disse que se eu quisesse ficar sem espinhas teria que voltar a tomar anticoncepcional. Pode isso??? Eu disse que não queria mais tomar, que não aguentava mais ser escrava do anticoncepcional. Mais mesmo assim ele disse pra eu ir ao ginecologista e voltar a tomar.
    Daqui a dois meses vou voltar ao dermatologista e vou dizer que não vou tomar e se ele insistir vou procurar outro, não é possível que não tenha outra solução pra acabar com as espinhas.
    Seu texto me ajudou muito! Beijos

    • Melissa Setubal

      Oi Sabrina, infelizmente a alopatia não nos oferece soluções não medicamentosas na maior parte das vezes. Que bom que esse conteúdo já te ajudou. Eu estou justamente organizando um conteúdo para ajudar mulheres que estão sofrendo sintomas como o seu. Fica ligada que em breve vou falar dos detalhes.
      Enquanto isso, explora meus conteúdos sobre TPM e sobre acne no meu blog que podem ajudar bastante. E conta comigo nessa jornada. Existe sim uma vida saudável e com boa autoestima existe sem o AC.
      Saúde e Amor
      Melissa

  36. Cristiane

    Olá, Melissa!

    Fui orientada por um acupunturista para que pare com o anticoncepcional, pois hormônios sintéticos no corpo fazem mal e vou seguir um tratamento com ele para tentar regular a menstruação, que era muito desregulada antes do AC por conta de ovário policístico. Perguntei se deveria primeiro falar com o ginecologista antes de parar e ele disse que melhor não, pois ele não vai entender isso. Vim pesquisar na internet sobre interrupção do AC e encontrei seu site!

    Tomo pílula há um pouco mais de dois anos e com dosagem baixa (Iumi). Será que vou ter muitos efeitos colaterais se parar? Meu medo é que o meu cabelo já cai bastante e, lendo os relatos aqui vejo que muitas mulheres sofreram bastante com queda de cabelo após parar com o AC.

    Adorei o seu texto!

    Obrigada!

    • Melissa Setubal

      Olá Cristiane,
      obrigada!
      E duas excelentes escolhas, parar com o AC e fazer tratamento com acupuntura 🙂
      Sobre as reações do seu organismo, não dá pra prever, pois varia demais por inúmeras questões. Só saberemos observando mesmo. Mas é possível sim evitá-las ou minimizá-las usando a própria acupuntura, bem como alimentação, fitoterapia, e outros processos terapêuticos. Esse suporte é justamente que ofereço em meus programas individuais de saúde integrativa e nos meus textos e receitas.
      Conte comigo no que puder te apoiar nesse processo para que ele seja o menos sofrido possível.
      Saúde e Amor <3

  37. Nathalia

    Parei de tomar pílula há apenas um mês e fiquei muito feliz de achar teu site. Havia pesquisado e não encontrado material tão bom como este.Amei! parabéns e obrigada pelo suporte com esse assunto tão tabu na sociedade. Espero conseguir lidar bem com as dificuldades.

    • Melissa Setubal

      Nathalia, muito obrigada pelo retorno positivo 🙂 Conte comigo para o suporte que precisar nessa jornada. Desejo que ela seja o mais tranquila e sem sintomas possível.
      Saúde e Amor <3

  38. Karina

    Não sei quanto a vocês, mas tenho tpm com pílula tb.

    • Melissa Setubal

      Eu também tinha Karina. Muita! 😛

  39. carol

    Olá Melissa,
    Tomo AC desde os 14 anos, hj estou com 23 a dois anos atrás parei com o medicamento e tive sérios problemas com espinhas fiz vários tratamentos ate que nao aguentava mais e voltei a tomar a pilula, so que há dois meses decidi parar de tomar novamente achei que não teria mais problemas, e pelo contrario estou com o mesmos problemas meu rosto encheu de espinhas vermelhas e mt doloridas, estou desesperada oque fazer qual conselho vc me daria ? 🙁 nesse caso será que devo voltar com a pílula ?

  40. AR

    Excelente artigo!

    Mas, por favor, me esclareça uma coisa: caso opte por cessar o uso de anticoncepcional após 14, cuja prescrição médica deu-se, justamente, pelo mesmo motivo que o seu (ovários policísticos), qual a consequência dessa irregularidade dentro do ovário? Ou seja, há algum prejuízo quanto à tais cistos? Como fica o controle do motivo pelo qual iniciamos o tratamento com a pílula? A depender dessa resposta, há prejuízo para tentativa de gravidez num futuro ainda remoto?

    Agradeço a atenção!

    • Melissa Setubal

      Obrigada Adele por sua mensagem. Então, o AC na verdade não trata o ovário, ele deixa o ciclo hormonal suspendido. Quando paramos de usar o AC, temos duas reações: a condição que estava sendo “tratada” volta, já que na verdade não teve atuação na sua causa, e sintomas podem vir com muito mais força, como consequência do “congestionamento” de hormônios artificiais no organismo.
      A proposta de que falo é justamente usar ferramentas que atuem na causa base do ovário policístico, que é o equilíbrio hormonal, não apenas dos hormônios sexuais, como estrogênio/progesterona/testosterona, como também os fundamentais para o funcionamento do organismo como um todo, como insulina e cortisol. Para isso, é preciso rever primeiro de tudo a forma como nos alimentamos, que é a matéria prima para as substâncias necessárias para compor tais hormônios e para funcionamento dos órgãos e sistemas. É assim, e com outras ferramentas, que realmente atuamos na causa base dessa condição. E inclusive cuidamos da fertilidade. É possível sim que se reverta a infertilidade causada tanto pela SOP quanto pelo uso de AC justamente cuidando desse equilíbrio hormonal de forma sistêmica.
      Tenho o caso de uma cliente com SOP, que tinha sido informada pela médica que teria dificuldade de engravidar, que com pouco menos de 3 meses sem uso de AC conseguiu engravidar naturalmente seguindo o protocolo que ofereço no meu Sistema Ame-se por Inteiro. Ah sim, e com sintomas amenizados e até eliminados da SOP.
      Estou aqui para te dar o apoio que precisar nesse sentido, ok?
      Saúde e Amor <3

  41. Mariana

    Adorei a materia, tomo ac a algum tempo e resolvi parar, voltei quando comecei a namorar e tem cerca de um ano, tomava o mesmo que antes, e desde então sinto enjoos, dor de cabeça um cansaço fora do normal, me sinto desanimada, em um ano já troquei de remédio três vezes, já fui em gastro e tenho, gastrite e refluxo, descobri nesse um ano, estou querendo seriamente parar, acho que essas coisas ruins que estou sentindo é por causa do anti.
    Faz um ano que estou nesse impasse, poderia me aconselhar?

    • Melissa Setubal

      Mariana,
      é um dilema mesmo né? Sinto muito por estar sofrendo com todos esses sintomas. Tem bastante coisa no blog falando sobre anticoncepcional e TPM que podem ajudar bastante.
      E vou lançar no mês que vem um programa específico sobre o assunto. Então fique ligada!
      Saúde e Amor <3

      • Andriny

        OLA MELISSA, BOM EU TENHO 23 ANOS, TOMEI o AC DURANTE UNS SEIS MESES E PAREI…VOLTEI A TOMAR ONTEM PQ MINHA MENSTRUAÇAO VEM MUITO E TBM POR CAUSA DE ALGUMAS ESPINHAS GIGANTES. LI SEU POST E OS COMENTARIOS E CONFESSO QUE TO COM UM POUCO DE MEDO RS….MAS ENFIM, EU NAO QUERO FICAR DEPENDENTE DE REMEDIO, ACHO Q COM UM BOOM TRATAMENTO EU Posso ATE RESOLVER O PROBLEMA DAS ESPINHAS. MAS OQ EU FAÇO COM ESSE FLUXO INTENSOO NA MINHA MENSTRUAÇAO, QUE ME IMPEDE ATE DE SAIR POIS ACABA SUJANDO E É HORRIVEL…..DICAS, SOLUÇOES, POOOR FAVOORRR
        BJUSS

  42. Andriny

    ME REPONDE VIUU…NAO PASSAR POR TUDO ISSOO..DEVE TER UMA OUTRA MANEIRA DE RESOLVER ESSES PROBLEMAS SEM SER TAO AGRESSIVO….AH E EU NAO TOMO PRA EVITAR NEM NADA, SO MESMO PELOS PROBLEMAS Q EU TE FALEI

    • Melissa Setubal

      Andriny,
      Sinto muito mesmo por estar sofrendo com todos esses sintomas. Existe sim, várias outras maneiras de minimizar e até resolver esses sintomas. Tem bastante coisa no blog falando sobre anticoncepcional e TPM que já podem ajudar bastante, incluindo receitas.
      Em um caso como o seu, a solução mais efetiva é um acompanhamento especializado. Você pode tanto fazer o programa de coaching individual (saiba mais aqui http://www.melissasetubal.com.br/ciclo-menstrual-amor-proprio/ ) quanto aguardar o lançamento no mês que vem um programa específico sobre o assunto. Então fique ligada!
      Saúde e Amor <3

      • Andriny

        obrigada floor, vou acompanhar sim…ate perguntei um farmaceutico se tinha algum outro remedio.que faça diminuir o fluxo mas ele disse q nesse caso so mesmo o AC e que dps de um tempo tomando minha mentruaçao ia normalizar mas pelo q vi qnto mais tempo tomando pior para o organismo….ainda acho q existe outras formas rsrs so uma duvida, sera q em relaçao a isso o extratobde soja poderia contribuir para diminuir ja q contem isoflavona?

        • Melissa Setubal

          Andriny,
          soja pode piorar o problema. Veja aqui porquê http://www.melissasetubal.com.br/soja-saude-ou-perigo/
          A questão do fluxo intenso é sistêmico, e precisa de uma abordagem conjunta de alimentação, suplementação e trabalhar as questões da sua relação com seu corpo de mulher 😉
          Saúde e Amor <3

  43. LETICIA

    muito boas essas informações , tenho 19 anos e comecei a tomar o anticoncepcional ha tres meses por causa da espinhas , porem engordei nesse meio tempo , queria parar de tomar , sera que vou sentir muitos efeitos adversos , e sera que o peso vai voltar ao normal?

    • Melissa Setubal

      Letícia,
      pelo uso ser a pouco tempo, acredito que não tenha muito impacto. Cada organismo reage de uma forma, portanto, não dá para saber. Mas siga as dicas de alimentação que podem ser de muita ajuda para o corpo se desintoxicar dos hormônios artificiais.
      E qualquer coisa nesse processo, me chama por aqui 😉
      Saúde e Amor <3

  44. Carol

    Boa noite 🙂 adorei o texto, parabéns! Uso o anticoncepcional (elani ciclo) há três anos e estou querendo parar (dou sempre pausas de 7 dias para que a “menstruação” ocorra). É realmente um dilema mas ando receosa quanto ao risco de desenvolver trombose, nunca fiz exames complexos para saber se sou do grupo de risco a adquirir trombose, por esse medo estou querendo parar de usar o AC. Eu gostaria de saber se há algum efeito colateral para quem usou por muito tempo ao parar o uso? Desde já agradeço!

    • Melissa Setubal

      Oi Carol,
      muito agradecida pelo carinho e por compartilhar sua história.
      É comum quem usa por muito tempo ter alguns sintomas decorrentes pelo processo de desintoxicação do organismo dos hormônios artificiais. Não é efeito colateral do não uso, e sim efeito colateral por ter usado, entende a distinção? Mas é possível gerenciar e até evitar alguns deles usando alimentação e outras técnicas naturais. Te convido a participar do meu evento virtual gratuito quando vou compartilhar mais coisas sobre esse assunto e falar do meu novo programa para apoiar pessoas como você.
      Só se inscrever aqui http://www.melissasetubal.com.br/cursos-eventos/e-possivel-nao-depender-do-anticoncepcional/
      Saúde e Amor <3

  45. Daniele

    Olá Melissa, preciso de sua opinião. Comecei a tomar AC a 10 anos atrás unicamente com a finalidade contraceptiva. Sempre tive o ciclo perfeitinho e com poucas cólicas, resolvidas com um pouco de analgésico. Tomei por 7 anos o AC convencional (Elani Ciclo) e a 3 anos iniciei o continuo de 28 comprimidos (Elani 28). Na época, a sugestão do contínuo veio da minha gineco e ao encontro da TPM e fortes enxaquecas que me deixavam de cama (que iniciaram depois do AC, lembrando que antes de tomar o AC, sempre tive dores de cabeça leves, mas não enxaquecas fortes). Desde que comecei a tomar o contínuo, sofri com escapes e não senti uma melhora significativa da enxaqueca, pois antes sentia as dores em dias específicos do ciclo e passei a ter enxaqueca sem qualquer motivo, em qualquer dia do ciclo, mesmo com AC. A alguns meses venho pensando na possibilidade de parar e passei então a investigar sobre o assunto e buscar com meu marido outras opções contraceptivas. Parei com o AC faz 4 dias e hoje já veio um pouco de menstruação. Ainda não tive nenhum efeito significativo como espinhas, queda de cabelo e tantos outros efeitos que outras meninas comentaram aqui (claro, fazem só 4 dias né? rsrs). Mas será que é possível eu passar por essa transição com poucos efeitos colaterais? Lendo outros depoimentos, me assustei um pouco. Mas pensando em como meu ciclo sem foi certinho, tenho a esperança de que tudo vai voltar a ser como era a 10 anos atrás. Você acha possível? Um grande abraço e obrigado por disponibilizar esse espaço para essa troca de experiências.

    • Melissa Setubal

      Oi Daniele,
      muito agradecida por compartilhar sua história.
      É comum quem usa por muito tempo ter alguns sintomas decorrentes pelo processo de desintoxicação do organismo dos hormônios artificiais. Mas é possível gerenciar e até evitar alguns deles usando alimentação e outras técnicas naturais. Te convido a participar do meu evento virtual gratuito quando vou compartilhar mais coisas sobre esse assunto e falar do meu novo programa para apoiar pessoas como você.
      Só se inscrever aqui http://www.melissasetubal.com.br/cursos-eventos/e-possivel-nao-depender-do-anticoncepcional/
      Saúde e Amor <3

  46. Laryssa

    ual, adorei o post e as dicas. vou parar essa semana e realmente a familia fica em cima com a pressão da gravidez… um pé nos ovários uauuaua

  47. Erika

    Estava tomando AC a vida toda tenho dois filhos lindos mas ñ quero ter mais e nem tomar pilula e nem operar… esse texto mostra exatamente o que eu quero é ter controle sobre meu corpo e mente… oque ñ tenho igual vc desde os 15 nossa parabéns pelo texto e obrigada me ajudou muito!

    • Melissa Setubal

      Puxa, Erika, muito agradecida pelo carinho. Fico contente que foi útil.
      Saúde e Amor <3

  48. Francine

    Oi, tomo anticoncepcional porém esse mês não tomei. Tô sentindo algumas dores tipo pontadinhas e cólica, eu quero saber se é normal ?

    • Melissa Setubal

      Francine,
      é comum sim, uma vez que você cessou as dosagens do hormônio artificial. O corpo começa um processo de reacionar os ovários e a produção natural de hormônios.

  49. Luana

    Melissa, muito obrigada por essa iniciativa, me esclareceu um monte de dúvidas e me dá mais coragem e segurança pra continuar com a minha decisão.

    Tomo AC a 6 meses e exatamente a todo esse tempo eu não sei mais o que é libido, fui na minha Gineco e troquei de AC por 2 vezes, nada resolveu, fiz exames e está tudo normal, resolvi trocar de Gineco pra testar e não adiantou, eles defendem ferrenhamente o AC, no consultório só nos falam os benefícios; questionado sobre a líbido, a resposta sempre é… “Com o tempo melhora, isso é faze de adaptação”. Sem contar que me sinto inchada e sonolenta depois que passei a tomar o AC. Terminei a cartela essa semana e decido não voltar a tomar, quero fazer esse teste pra saber se realmente é o AC que tem me causado todo esse transtorno. Tenho me conscientizado bastante sobre isso e o melhor é que temos sim outros meios de prevenção que não “agridam o nosso corpo.

    • Melissa Setubal

      Luana, agradeço a você pelo retorno positivo e por compartilhar sua experiência. Espero que tenha se inscrito no evento desta terça, dia 07/06 para eu te ajudar ainda mais nessa jornada.
      Saúde e Amor <3

  50. Tais

    Melissa,como faço para participar do contracepçao consciente? paro com a cartela amanhã

  51. maria

    Quando se para de tomar o anticoncepcional definitivo pode atrasar a menstruação?

    • Melissa Setubal

      Sim Maria, é comum fica de um até 6 meses sem ovulação ou sangramento após cessar o uso do anticoncepcional. Caso ultrapasse esse tempo, é necessário ser acompanhada por algum/a profissional especializada/o para entender o que pode estar impedindo a volta do ciclo natural.

  52. larissa

    Adorei seu texto Melissa, muito esclarecedor, tenho 26 anos e tomo AC á 10 anos, alias tenho um filho de 10 anos, após o período que terminei a amamentação, já me tacaram a tal pirula e quero parar, porém ninguém me apoia, tenho a síndrome do ovário policístico, e gostaria de algumas informações a respeito, grande abraço

  53. Ester

    Oi Melissa! Adorei esse post! Sempre usei pílula mas estou pensando em trocar de método. Uma amiga me indicou a injeção Cyclofemina. Eu posso dar essa sugestão para a ginecologista? Você conhece? Pesquisei informações sobre ela aqui http://cyclofemina.com.br/. Obrigada, aguardo a resposta! Beijos

    • Melissa Setubal

      Ester, se trata de um anticoncepcional hormonal, portanto usa o mesmo princípio da pílula no sentido de usar hormônios artificiais para suspender a ovulação, ou seja, não há ciclo menstrual natural e há interferência no organismo como um todo, incluindo os diversos efeitos colaterais.
      Nessa sua busca sobre um novo método, reflita sobre a possiblidade de trocar para um método não hormonal. Você assistiu ao vídeo no final do post. Lá falo sobre isso e talvez te ajude a esclarecer mais sobre isso.
      Saúde e Amor <3

  54. Larissa

    Olá Melissa, amei seu post, faz 10 anos que tomo AC, comecei a tomar após sessar a amamentação, aliás…tenho um filho de 10 anos kkkk,e lógico me atacaram a PIRULA pra não engravidar, fui ao ginecologista ano passado querendo parar com o remédio, comentei que engordei 23 quilos em 2 anos por ansiedade…devidos uns problemas emocionais…resumindo descobri que estou com ovário policístico e o Dr me recomendou continuar a tomar (mais se meu utero era normal, e nesses 10 anos contraiu a síndrome, mesmo tomando o remédio, porque não parar?), então agora to fazendo regime e eliminei 4 quilos e minha intenção é emagrecer, estou terminando a cartela e minha intenção é parar, pois estou decidida, quero pedir dicas para emagrecer nessa nova fase sem remédio, desde já agradeço

    • Melissa Setubal

      Olá Larissa, é mesmo uma novela essa história de empurrarem o AC pra gente e mesmo reclamando dos sintomas não dão outra solução 😛
      Bom, no meu blog tem um montão de textos sobre dietas, alimentação, receitas, etc etc que podem te ajudar. Só digitar na busca do website no lado superior esquerdo da tela.
      Mas vou recomendar mesmo é meu programa em grupo Dieta do Coma Mais. Ele vai te ajudar demais nas duas coisas, que na verdade é uma só: equilibrar os hormônios, o que equilibra o peso e o ciclo menstrual.
      Aqui mais informações: http://www.melissasetubal.com.br/dietadocomamais/
      Estou aqui para te apoiar nessa sua jornada!
      Saúde e Amor <3

  55. Ana Laura de Oliveira

    Ola.
    Tomo Elani 21 a 5 anos.
    Entretanto na correria do trabalho em varias cidades esqueci umas 6 da cartela.
    Minha gineco orientou esperar a menstruacao e reiniciar outra. Tive relacao com coito no 13 dia e a menstruacao ainda n veio. Era para ter vindo a 3 dias. É normal atrasar?
    Beijos e luz!!

    • Melissa Setubal

      Ana Laura, como vai? E seu ciclo?
      Sobre uso do anticoncepcional, por se tratar de medicamento, somente a profissional médica pode dar orientação.
      O que posso é oferecer suporte caso pense em suspender o uso.
      Saúde e Amor

  56. Francielle

    Olá Melissa tenho 28 anos e .dois anos tomo anticoncepcional,os primeiros cinco meses foi diclin,só que estava me deixando seca e sem lubrificação e minha ginecologista me receitou tamisa 20,no começo até que deu uma melhorada só que diminuiu muito a libido no decorrer dos meses,e agora parece que o desejo sexual,sumiu por completo.Tenho um relacionamento e é muito difícil lidar com isso,pois só de pensar em sexo,me dá repulsa e sinto que isto tbém está me deixando meio depressiva.As vezes penso em trocar de pilula,mas acho melhor eu parar por um tempo e ver se meus hormônios voltam ao normal.Quando meu namorado me procura para uma relação mais intima,fico muito estressada.E sei que se isso continuar meu relacionamento vai para os ares 🙁 .Não sei se só a camisinha estarei protegida.Obrigado,aguardo seu conselho?

    • Melissa Setubal

      Francielle, é bem possível que ao continuar usar o AC esse quadro de libido baixa persista e até piore. Por isso, sugiro repensar seu uso. Olha quanto estresse isso te causa, o quanto seu relacionamento está sofrendo, e ainda por cima você está deixando de aproveitar uma das coisas mais gostosas dessa vida!
      Entendo perfeitamente seu receio sobre outros métodos de contracepção. Por isso criei um programa em grupo para apoiar pessoas como você. Caso tenha interesse, saiba mais aqui http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  57. Fah

    Nossa nunca foi tão confuso parar com anticoncepcional! Parei há 1 mês com o Juliet (desogestrel) e estou sangrando pela segunda vez no mesmo mês, inclusive sangro mais nas relações. Minha médica disse que é normal, mas que se eu quisesse parar o sangramento, teria que voltar a tomar. Engraçado que das outras vezes que parei (não definitivamente) eu ficava sem menstruar. Há algo que eu posso tomar que não seja químico para parar esse sangramento ou ele irá parar sozinho?
    Obrigada por tirar algumas das dúvidas, creio que estou no caminho certo!

    • Melissa Setubal

      Olá Fah, como vai você? E os sintomas?
      Espero que já tenham cessado. É comum sim esse tipo de reação. Ao mesmo tempo, não precisa ficar sofrendo com eles. Existem formas naturais para ajudar nisso, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira esse tipo de suporte, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Saúde e Amor <3

  58. Vanessa

    Olá. Gostaria de uma ajuda sua. Estou querendo engravidar, parei de tomar AC este mês só que sinto muitas dores abdominais que aumentam e diminui, estufamento, etc… e não passa. Fui até fazer exames mas não encontramos nada. Isto pode ser efeitos da pausa do AC? Hormonal? Começou 3 dias dps do período fértil. Obrigada. Bjo

    • Melissa Setubal

      Olá Vanessa, como vai você? E os sintomas?
      Espero que já tenham cessado. É comum sim esse tipo de reação no pós AC. Ao mesmo tempo, não precisa ficar sofrendo com eles. Existem formas naturais para ajudar nisso, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira esse tipo de suporte, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  59. Denise

    Estou com o mesmo problema, parei meu AC já tem mais de um mês, e nada de descer a Menstruação. Estou bem apreensiva, já fiz um teste de farmácia que deu negativo

    • Melissa Setubal

      Olá Denise, como vai você? E a menstruação?
      Espero que já tenha voltado. É comum sim esse tipo de reação até 6 meses após parar o AC. Ao mesmo tempo, não precisa ficar sofrendo com isso. Existem formas naturais para ajudar nisso, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira esse tipo de suporte, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  60. Jéssica

    Melissa, amei o testo e as explicações, estou num dilema ja fui em três gineco e nenhuma me ajudou , estou até deprimida. Eu tinha um problema muto grande por conta do hisurtismo , e eu Juro que nãi era frescura ,tinha pelos masculinos no corpo todo desde as pernas até o bumbum, as vezes passava a gilete pela manha nas pernas e no fim da tarde ja estavam crescendo e muito asperos ,nem ia à praia piscina nem usava shorts e saias, comecei ha um ano e meio o tratamento com Diane, passei um pouco mal troquei pelo Selene, meus pelos melhoraram 90 por cento, estão finos nunca imaginei que teria pernas lisas, ainda tenho mais pelo que minhas amigas mas perto do que eu tinha considero-me pelada rs. Porém tenho sentido muita dores nas pernas, e inchaço diante de tantos relatos de trombose estou com medo e com vontade de parar, mas o medo de voltar a vida com pelos e baixa auto estima me consome,não sei o que fazer, nenhum medico me da outra opção para o problema de pelos além o antinconcep. Você tem algo pra me ajudar ? Obrigada por compartilhar coisas tão importantes!

  61. schirlei

    Tenho 47 anos e tomo AC injetavel a 24 anos praticamente sem intervalo. Quero parar mas tenho muito medo. Sou casada .

    • Melissa Setubal

      Schirlei, como vai você?
      Entendo perfeitamente seu receio sobre uma gravidez não desejada. Por isso criei um programa em grupo para apoiar pessoas como você que querem parar o AC com segurança. Caso tenha interesse, saiba mais aqui http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

    • Valquiria Rodrigues de Oliveira

      Shirley qual anticoncepcional injetável vc toma?

  62. Fabiana Antunes

    Olá Melissa adorei o texto!
    Gostaria muito de parar de tomar a pílula, no momento tomo somente com o hormônio progesterona porque amamento. Contudo antes de engravidar fui diagnosticada com endometriose, fiz a videolaparoscopia.. pouco tempo depois engravidei, então desde que passou a quarentena tomo a pílula direto..
    Fui na consulta de rotina com meu ginecologista semana passada e ele disse que a pílula é um mal necessário, porque se parar a endometriose pode voltar.
    Gostaria de saber se dá para evitar esse problema com o programa de saúde desenvolvido por você?

    Obrigada

    • Melissa Setubal

      Olá Fabiana,
      como vai você? Muito obrigada 🙂
      Existem formas naturais para ajudar gerenciar a endometriose, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Inclusive tem um depoimento de uma cliente com endometriose que não apenas conseguiu controlar sua manifestação como engravidou naturalmente. Leia aqui (Erika) http://www.melissasetubal.com.br/historias-de-sucesso/
      E sim, com um acompanhamento individual comigo posso te apoiar nisso. Veja mais aqui http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  63. Fabiana

    Olá…amei seu texto. Estou aqui desesperada com meus sintomas e resolvi procurar no Google uma ajuda p tentar entender e achei vc! Tomei por 20 anos e estou há cinco dias sem tomar. Quero desintoxicar e preparar para engravidar. Estou péssima e vou tentar melhorar alimentação para evitar sintomas. Vou intensificar exercícios físicos tb…aiiii…Deus me ajude e dê paciência para quem está a minha volta…rsrs…bjoo e obrigada

    • Melissa Setubal

      Olá Fabiana,
      Que bom que o texto te ajudou de alguma forma.
      Conte comigo para o suporte que precisar nessa jornada.
      Saúde e Amor <3

  64. Viviane

    Olá
    Estou sem toma a pílula faz um três meses, tomei por quase 6 anos
    Estou tendo 2 personalidades, uma hora estou feliz e outra estou desanimada, estou cheia de espinha, e com desejo sexuais frequente, e sem falar nas dores de cabeça todos os dia.
    Gostaria muito de saber por quanto tempo o corpo se acostuma sem a pílula e tudo volta a normal . Obrigada 😘

  65. Raphaella Costa

    Olá Melissa, parei há 4 meses depois que meu endócrino me explicou todos os males causados pelo bendito! Na verdade nunca me adaptei bem com nenhum AC, pois sempre experimentava efeitos colaterais como escape, diminuição da libido, etc. Hoje, 4 meses após parar, ainda sinto alguns efeitos indesejados provenientes da pausa como queda capilar, espessamento dos pêlos, oleosidade e acne, porém colocando numa balança percebo que vale muito mais a pena passar por isso do que sofrer com as desordens que o AC me causava. Inicialmente parei de tomar por uma questão estética: me matava na dieta e exercícios e os resultados eram mínimos. Foi aí que meu endócrino fez a sugestão de parar o uso. Na época estava noiva, conversei com meu noivo e resolvemos encarar a situação juntos, e ele até gostou da ideia já que eu na cama eu parecia uma múmia quando transávamos rs. E aí tudo mudou…perdi quase 10% de gordura e aumentei minha massa magra. Hoje percebo que mesmo não me matando na dieta e academia meu corpo mantém o peso. A única coisa chata que estou passando no momento é que terminei meu noivado e morro de medo de ter relação sexual com outra pessoa mesmo usando preservativo, pois se acontecesse de engravidar com meu noivo, tudo bem, mas uma pessoa que não é meu namorado é complicado! Pensei em desistir e voltar a usar a “bendita”, ainda estou um pouco duvidida, mas lendo sua matéria tive mais força pra continuar sem esse veneno! Obrigada!

    • Melissa Setubal

      Raphaella, muito obrigada mesmo por compartilhar sua história! Espero que você esteja se sentindo cada dia melhor sem o AC.
      Eu entendo bem esse medão de engravidar. E se a gente não estuda e entende como fazer uma contracepção segura sem uso de hormônios e entende as causas desse medo, ele pode atrapalhar bastante.
      Por isso criei um programa em grupo para ajudar mulheres como você. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  66. Bruna

    Tomava injeção mesigyna e resolvi parar, so que me sinto tão depressiva, aflita e desanimada. Será que isso tudo é devido a falta do ant? E demora para q eu volte ao normal?

    • Melissa Setubal

      Olá Bruna, como vai você? E os sintomas?
      É comum sim esse tipo de reação até 6 meses após parar o AC. Ao mesmo tempo, não precisa ficar sofrendo com isso. Existem formas naturais para ajudar nisso, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira esse tipo de suporte, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  67. Nadia

    Por favor me ajude …fui diagnosticada com ovario micropolicistico ao 14 anos ,espinhas pra morrer e menstruação irregular ,tive um filho aos 25 anos ,e hoje tenho 41 ,,,inventei de parar de tomar o Anticoncepicional agora há 5 meses ,e minha vida ta sendo um pesadelo!!! Dor no joelho ,quadril (nervo ciático) ??? Não sei ,além disso me apareceu um caroco no seio inflamado ,fiz biópsia nada Graças a Deus ,o que faço tenho certeza q foi esse descontrole foi devido à falta do AC ,como regular meus hormonios que caminho seguir? Mastologista disse pra tomar antibiótico por causa da mama e esperar ,,,,,me indique um caminho …

    • Melissa Setubal

      Olá Nadia, como vai você? E os sintomas?
      Espero que tenham diminuído. É comum sim esse tipo de reação até 6 meses após parar o AC. Ao mesmo tempo, não precisa ficar sofrendo com isso. Existem formas naturais para ajudar nisso, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira esse tipo de suporte, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  68. Jennifer

    bom dia Melissa,

    tomas AC adolles por 7 anos decidi parar a três meses, engordei 4 quilos nesses período , fiquei contente em decidir parar de tomar porem estou triste com o ganho de peso , estou fazendo academia , dieta mais não estou vendo resultado.

  69. Luana Gab

    Olá Melissa muito obrigada pelas informações. Eu tenho 29 anos e desde os 18 anos faço uso da pílula anticoncepcional , iniciei o uso da mesma por indicação da minha ginecologista. Eu sofria de cólicas muito intensas e acne.Todos os sintomas em questão diminuíram muito com o uso da pílula. Buscava informação, relacionada ao processo de transição ao deixar de usar a pílula. Depois de ler todos os comentários, decidi que não deixarei de usar a pílula de maneira abrupta, primeiro conversarei com uma ginecologista. Obrigada mesmo !

    • Melissa Setubal

      Olá Luana, como vai você? E a decisão de parar o AC?
      Espero que esteja recebendo o suporte necessário para essa transição.
      Definivamente você não precisa sofrer com isso. Existem formas naturais para ajudar nisso, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira esse tipo de suporte, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  70. Mel

    Tomo AC ha 15 anos,mas decidi que tenho que parar agora. Tenho receio dos males que possa fazer,e nem sei mais o que é libido ha mto tempo.
    Parei hoje,to com medo dos desafios que em aguardam,mas vou persistir nisso.
    Gostaria de saber se todas as pessoas que param de tomar sempre engordam,ou nao ?

    • Melissa Setubal

      Mel, como vai você? E a menstruação? Espero que já tenha voltado. E os sintomas?
      Não necessariamente a pessoa engorda depois de parar o AC. Muitas até emagrecem, pois o inchaço e a perda muscular diminuem. Mas isso varia de organismo para organismo.
      Você não precisa ficar sofrendo com os desafios de parar o AC sozinha. Existem formas naturais para ajudar nisso, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira esse tipo de suporte, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  71. kelly

    olá, boa tarde!
    Li cada depoimento apavorada! confesso. Tenho 25 anos, 5 anos de casa,e tomo o AC a mais ou menos 4 anos. Mas diante de tantos relatos que vejo pelo uso do AC, tenho me assustado com tamanha repercussão, e hoje decidi que queria parar de tomar o AC, mas estou com muito medo do que virá após esse interrompimento…o meu medo é cada vez maior quando vejo tristes depoimentos de pessoas tão jovens como eu, que tiveram trombose e outros males devido ao uso do AC. Quero ir ao ginecologista esse mês, e quero ter forças para encarar e dizer que mesmo que ele me recomende continuar, quero parar!

    • Melissa Setubal

      Olá Kelly, como vai você? E como vai a decisão de parar o AC? Recebeu o suporte que gostaria?
      Você não precisa ficar sofrendo com essa transição. Existem formas naturais para ajudar nisso, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira esse tipo de suporte, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  72. Stefany Cipriano

    Oi Melissa, parabéns pelo texto, amei. Tomo anticoncepcional a um pouco mais de 2 anos com a unica finalidade de contracepção, mas de algumas semanas para cá venho pensando em parar de tomar por medo dos efeitos colaterais e doenças causadas pelo AC. Estou um pouco receosa e com medo de uma gravidez indesejada ou de alterações no meu corpo, nunca tive problemas com minha menstruação, cólicas ou espinhas, mas mesmo assim estou com medo. Meu namorado está me apoiando nessa decisão, o que é muito importante, mas não sei como parar de tomar, não sei como fazer essa transição, estou muito confusa, mas sei que quero mudar isso em minha vida. Queria muito que você pudesse me ajudar, me dá alguma dica de como proceder sem o anticoncepcional. Desde já agradeço.

  73. Lívia

    Oi Melissa, gostei muito do seu texto! Mas ainda me ficou uma dúvida, pois eu quero parar o AC, mas não sei exatamente como, se eu paro no meio da cartela agora, ou é melhor esperar terminar de tomar tudo. O que você acha? Aguardo a resposta, obrigada! 🙂

    • Melissa Setubal

      Olá Lívia, como vai você? E o uso do AC?
      Você pode parar sim no meio da cartela caso deseje cessar de uma vez o uso.
      Caso queira suporte nessa transição, ofereço um programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  74. Jessica

    Parei de tomar a pílula tem 2 dias e hoje tive um escape, eu li que isso é normal, estou realmente decidida a parar essa maldita, vi tanta gente se prejudicando por causa dessa droga que eu mesma resolvi parar, eu iria iniciar a cartela, mas decidi jogar fora e ter minha vida normal, ter meu organismo funcionando por si próprio sem nenhum hormónio a mais ou a menos rsrsrs gostei demais do seu artigo, me fez ter mais vontade de continjar, esses dias eu tenho sentindo muito calor.nao sei se é pq parei, vou ver como vou reagir sem a pílula, espero que bem e mesmo que eu tenha alguns estresse a mais, ou outras oscilações eu estou decidida a nao tomar mais. Obrigada pelo texto, me ajudou demais.

    • Melissa Setubal

      Olá Jessica, como vai você? E a menstruação?
      Espero que já tenha voltado. É comum sim esse tipo de reação até 6 meses após parar o AC. Ao mesmo tempo, não precisa ficar sofrendo com isso. Existem formas naturais para ajudar nisso, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira esse tipo de suporte, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  75. Andressa

    Olá! Amei o post!
    Tomo AC há um ano e meio. Nos últimos exames de prevenção,meus exames de colesterol e glicose deram muito alterados. As veias das minhas pernas estão muito salientes e as notícias sobre trombose têm me assustado. Se eu parar de tomar agora e depois de um tempo voltar,que reações meu corpo pode ter? Eu queria só dar um tempo,pra não fazer o uso contínuo por vários anos. Ou é melhor nem parar?

    • Melissa Setubal

      Olá Andressa, como vai você? E os sintomas?
      Diante do que você descreveu, eu consideraria seriamente cessar o uso de vez.
      Mas você não precisa ficar sofrendo com essa decisão. Existem formas naturais para ajudar nisso, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira esse tipo de suporte, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  76. Regiane

    Melissa primeira vez aqui no seu espaço.. e seu texto me foi de muita ajuda. Obrigada por esse espaço e por compartilhar informações tão importantes.

    Quero “devorar” seu blog… tem muita coisa boaaaaaa aqui!!! Que delícia.

    • Melissa Setubal

      Gratidão pelo carinho, Regiane!
      Conte comigo para o suporte que precisar!
      Saúde e Amor <3

  77. Paty

    Melissa, você é um doce!

    Achei esse teu post bastante esclarecedor, e sou mais uma querendo me juntar ao time das que pararam. Eu tomo AC há mais de 5 anos, e vinha usando um chamado Adoless, até que, numa consulta com a gineco, ela recomendou a troca pelo YAZ, devido a minha pele muito oleosa e coisa e tal. Acho que a adaptação foi sossegada, não senti nada de diferente nessa troca, e confesso que criei expectativas absurdas quanto a minha pele melhorar, coisa que não aconteceu. Aí que voltei a sentir umas cólicas fortes, uma queda de cabelo, mesmo tomando religiosamente esse bendito YAZ. Menina, SURTEI completamente com a notícia da guria que teve trombose e tomava justamente esse mesmo AC que eu estou tomando. Desde então, estou pensando seriamente em parar, em me livrar desses hormônios, em ver como meu corpo reage. Mas estou receosa, com medo… embora eu não seja mais a mesma desequilibrada que começou a tomar pílula alguns anos atrás, sinto que sou sensível demais… eu nem parei ainda e o medo já está habitando meu pensamento e desregulando o psicológico. Estou acompanhando os comentários aqui e lendo o máximo possível sobre o assunto, conversando com amigas que largaram… porque, realmente, se depender da gineco, seremos eu e YAZ para sempre, correndo risco de trombose, entre outras coisas.

    Obrigada por iluminar a mim e tantas outras. Vou pesquisar mais e acalmar meu espírito pra essa mudança… e aí volto aqui pra contar.

    Beijos! <3

  78. Caroline

    Olá Melissa,
    Eu estou tomando o AC pela primeira vez, tenho 23 anos, foi recomendado por conta das fortes cólicas menstruais que tenho. Porém desde que comecei a tomar tenho sentido cólica e dores na região lombar TODOS os dias, me sinto mal e enjoada. Relatei isso em consulta mas a médica afirma que não há relação com o AC, inclusive pediu exame para os rins e infecção de urina, mas não acusaram nenhuma anormalidade. Eu estou pensando em parar de tomar no meio da cartela mesmo, pq não aguento mais essas dores, gostaria de saber a sua opinião.
    Obrigada!

  79. Lidyanne

    Olá Melissa,

    Ótimo postagem. Estive procurando muito sobre temas como esse.
    Tenho 25 anos e a 3 anos eu tomava AC e por causa do excesso de stress e falta de libido resolvi parar por conta própria de tomar a “bendita” no mês de novembro de 2015. Outra fator determinante que contribuiu para eu não voltar a tomar o AC é que duas amigas minhas com menos de 30 anos tiveram TROMBOSE CEREBRAL. Ambas os médicos disseram que a causa foi o uso de anticoncepcional.

    CABELO:
    Três meses depois notei uma queda desesperadora do meu cabelo, caia aos montes, tufos. Cheguei a pensar que iria ficar careca. Comecei a tomar remédio para a queda e suplemento vitamínico. A queda de cabelo foi controlada só agora depois de 6 meses que parei de tomar o AC.

    PELE:
    Nunca fui de ter espinhas, nem quando adolescente, mais agora a minha pele está lotada.
    Me sentia sempre inchada e até isso melhorou depois que parei.

    HUMOR:
    Meu humor melhorou significativamente. Antes de parar era como seu eu estivesse de TPM o mês inteiro, nem eu me aguentava. Atualmente só no período de TPM que fico muito stressada. Fora isso, o meu humor voltou ao normal.

    CICLO MENSTRUAL E CÓLICA
    Meu ciclo menstrual sempre foi controlado, mesmo antes de tomar a pílula. Agora ele continua perfeito.
    Já as cólicas que nunca sofria com elas, agora todo mês vem me visitar.

    LIBIDO
    Ainda sofro por falta dele. Mas melhorou digamos que 30%. Ainda quero ajuda quanto a isso.

    MÉTODO CONTRACEPTIVO
    Morro de ter uma gravidez não planejada e como já sou casada não gostamos de usar camisinha. Atualmente faço o coito interrompido, e tabelinha. Mas isso ainda me tira o sono com a possibilidade de uma gravidez. Já pesquisei vários outros contraceptivos mas não quero nenhum com hormônio. Quanto ao DIU minha dúvida sempre foi que houve falar que para mulheres que não tiveram filho ainda não é bom usar, porque tem chances de sair, assim como vi um dos comentários das leitoras aqui. Encontrei seu post porque estava procurando um método eficaz sem camisinha para não engravidar. O faço?

    Muitos pontos de negativos ao parar de tomar, porém vale muito a pena passar por tudo isso para tirar o veneno do nosso corpo. Oriento todas as minhas amigas a tomarem.

    • Melissa Setubal

      Olá Lidyanne,
      muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco! E sinto muito que tenha passado por tudo isso sozinha, e que ainda esteja confusa sobre como gerenciar sua fertilidade para não engravidar neste momento. Mas você não precisa ficar sofrendo com isso. Existem formas sem hormônios artificiais para ajudar nisso, que incluem alimentação, percepção da fertilidade, e orientação emocional.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  80. Mariah

    Olá! Tomo AC desde os 17 anos (tenho 30) e estou querendo parar. Me assustei com os efeitos que li aqui (aumento de peso, queda de cabelo,etc), a princípio imaginava que só alteraria o fluxo e ciclo menstrual. Parei nesse último mês e como previa meu fluxo veio bem mais intenso, como era antes dos 17 anos. Será que reduzir aos poucos (passar a tomar um comprimido a cada dois dias, depois a cada 3 e assim sucessivamente) não ajuda o corpo a se acostumar? Estando ciente, claro, que assim a prevenção de gravidez não acontecerá.

    • Melissa Setubal

      Olá Mariah,
      se você ainda quer fazer uso do AC, aconselho buscar a orientação de ginecologista, que é a profissional especializada no melhor uso de medicamentos alopáticos.
      Mas você não precisa ficar sofrendo com essa decisão e com a transição para uma vida sem AC. Existem formas naturais para ajudar nisso, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  81. Izabela

    Gostaria de saber se um dos efeitos ao parar o uso do AC é a queda de cabelo? O que fazer quando decidir parar de tomar para amenizar os efeitos?

    • Melissa Setubal

      Olá Izabela,
      Sim, infelizmente essa é uma reação comum 🙁
      Mas você não precisa ficar sofrendo com essa decisão e com a transição para uma vida sem AC. Existem formas naturais para ajudar nisso, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  82. Thalita

    Oiii ! A um tempo quero parar de tomar anticoncepcional. Pois tenho visto que há mais pontos negativos do que positivos. Não pretendo engravidar. E estava procurando saber como é essa mudança de viver sem pilula. E essa publicação foi esclarecedora para mim.

    • Melissa Setubal

      Olá Thalita,
      fico contente em saber que esse conteúdo te ajudou de alguma forma.
      Conte comigo para te apoiar nesta transição. Ofereço muitas estratégias e ferramentas que podem te ajudar a tomar essa transição de forma mais tranquila e não deixando o medo de engravidar te impedir.
      Saúde e Amor <3

  83. Karin

    Oi Melissa,
    Suspendi por conta própria há 21 dias, após 11 anos de Diane 35, o AC. Desde então sintomas que não tinha antes tem surgido, principalmente: oscilação do humor ( tem dias que estou super desanimada mesmo), dores pelo corpo como barriga, costas, quadril, mamas doloridas, enjoo, flatulências. Após ler sua matéria e diversos depoimentos, sinto que estes sintomas estão relacionados à suspensão do medicamento. Fiz rx do tórax, ultrassonografia abdominal total e deu tudo normal. Estou sofrendo mesmo com os efeitos desta suspensão? Muito obrigada pelo apoio e pelo abençoado texto iluminado por Deus. Obrigada por ajudar a tantas que estão passando pelo mesmo. Quero, realmente parar, só que preciso de ajuda para não sofrer tanto e ajudar meu organismo a executar sua função com naturalidade, sem sofrer tanto com a privação deste medicamento que nos torna tão refém de seu uso. Obrigada por tudo. Um grande abraço.

    • Melissa Setubal

      Oh Karin,
      Obrigada pelo carinho.
      Sim, infelizmente esses sintomas todos que passa é uma reação comum 🙁
      Mas você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem AC. Existem formas naturais para ajudar nisso, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  84. Giovana

    Realmente esse blog é confortante Melissa!! Parabénns!! Parei a pílula há quase um mês e confesso que fiquei desesperada com os “efeitos colaterais” negativos. Muita queda de cabelo e engordei 3kg em menos dessas 4 semanas. Na verdade eu esperava que fosse emagrecer..que apareceriam apenas cólicas, ciclo desregulado, possível alterações de humor. Mas vi que não é nada disso. É preciso que se tenha pelo menos 3 ou 4 meses mais tranquilos para fazer esse teste. E cada organismo realmente responde de maneira muito diferente de outro.
    Enfim, os efeitos negativos foram: queda de cabelo, aumento de peso, cólicas e fluxo tbm aumentaram.
    Humor e espinhas não notei diferença.
    Positivos: logo de cara aumento da libido, ausência de dores de cabeça.
    Porém, a pergunta que não quer calar é..pra quem teve efeitos negativos depois com o tempo eles sumiram??? Para a maioria.. o cabelo voltou e conseguiu perder peso??? Pois pelos comentários, dá a impressão que quem ganhou peso não conseguiu perder depois.
    Ainda assim pretendo parar a pílula, pois dá pra sentir que é o “melhor caminho”, mas quero me preparar melhor, fazer isso em meses melhores, já já tenho mtas provas e essa montanha russa pode me prejudicar. Muito Obrigada

    • Melissa Setubal

      Olá Giovana,
      Obrigada pelo carinho. Fico contente em saber que o conteúdo te ajudou de alguma forma.
      Eu sinto muito que esteja passando por todos esses sintomas do pós AC.
      Mas você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem ele.
      Como você mesma disse, cada organismo responde de um jeito, e pode ser que o seu logo pare com esse sintomas. Mas pode também ser que demore. Ou pode ser que não volte exatamente ao “normal”.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  85. Carol

    Oi, adorei o seu texto. Era o que precisava no momento. Tomei Diane 35 por 2 meses (a segunda cartela acabou tem alguns dias) eu sempre tive muito o pé atrás com AC pois odeio tudo que é quimico e não é natural, mas já estourei as tentativas em tratar dos meus problemas de acnes. Decidi agora que não vou entrar na terceira cartela, porque vai totalmente contra minhas concepções de vida saudável e também porque estou com sangramento de escape, que dizem ser normal. A minha pergunta é:
    – Alguma sugestão não tão nociva de tratamento para a pele [hehe]
    – O sangramento para naturalmente pós a interrupção do tratamento?

    Obrigada 🙂

    • Melissa Setubal

      Olá Carol,
      que bom que o texto veio em boa hora para você.
      Sinto muito por você com a acne. Sei bem como é frustrante e desestimulante fazer um monte de tratamento e pagar muito dinheiro e não ver resultados.
      Mas você não precisa ficar sofrendo usando AC e outros tratamentos com químicas que fazem mal pro nosso organismo. Existem formas naturais para ajudar nisso, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas para quem tem acne. E sim, um sangramento por alguns dias, como se fosse uma menstruação é normal quando se para o uso do AC. Se durar mais de 8 dias ou estiver forte demais, procure ajuda médica.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  86. Helena

    Oi Melissa, tudo jóia?

    Parabéns pelo teu trabalho! Artigo excelente! É realmente a orientação que eu estava procurando! Obrigada!

    Eu tenho 43 anos, sou casada e tomo AC desde os 16, porém, quando eu decidi engravidar, primeiramente, fiquei cerca de um ano sem tomar e usando o método de barreira (camisinha) com o intuito de desintoxicar meu organismo antes da gestação. Nesse período não tive efeitos negativos decorrentes da suspensão do uso do AC, aliás, eu nem sabia quais eram os efeitos, e também não notei nenhuma alteração na libido. O ponto positivo é que meu ciclo continuou regular e eu não tive dores de cabeça e TPM.

    Depois que meu filho nasceu, voltei a usar e atualmente uso Elani ciclo, porém, na pausa de 7 dias me sinto muito mal com uma dor de cabeça muito forte e enjôo que só cessa quando começa a nova cartela do AC por isso decidi parar. Eu teria de começar uma nova cartela ontem, mas não comecei. Espero que seja como da outra vez que não tive nenhum sintoma negativo. Será que isso é possível?

    Desde já te agradeço, abraços!

    • Melissa Setubal

      Oi Helena, muito obrigada! Fico contente em saber que esse artigo te ajudou.
      É possível sim que você não venha a ter sintomas da suspensão do AC. Mas como você vem tendo sintomas de uso, recomendo ficar atenta para agir logo caso note alguma coisa. Principalmente em relação à alimentação.
      Conta comigo nessa jornada.
      Saúde e Amor <3

      • Helena

        Oi Melissa!
        Obrigada pelo teu retorno!
        Ficarei atenta sim, esses primeiros dias ainda estou sentindo dores de cabeça, mas como não voltei a tomar o AC estou esperando pra ver se melhora…mas não vou desistir!!!
        Vou assistir o vídeo pra ver as tuas dicas sobre a alimentação!
        Grata!

  87. Gleyci

    Olá, gostei muito desta reportagem, porém confesso que estou bem assustada com os comentários. Tomei AC por 10 anos e faz uma semana que decidi parar, o unico sintoma até agora são dores de cabeça, mas com isso já estou acostumada já que tenho enxaqueca sempre. Estou com medo dos outros sintomas, mas definitivamente não quero mais tomar AC, caso isso ocorra vcs tem alguma dica para amenizar, pois eu parei por conta própria e minha consulta é só daqui 1 mês. Antes de tomar nunca tive uma menstruação desregulada, sofria apenas com espinhas e TPM. Será que agora minha menstruação desregulará?

    Desde já agradeço.

    • Melissa Setubal

      Olá Gleyci,
      Obrigada! Fico contente em saber que o conteúdo te ajudou de alguma forma. E eu entendo o quanto os depoimentos das mulheres que sofrem com os sintomas pós AC podem assustar.
      Eu desejo sinceramente que não passe por todos esses sintomas do pós AC.
      Mas você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem ele, que pode sim a princípio gerar ciclo menstrual desregulado, dores de cabeça e enxaqueca, TPM, acne, etc.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  88. Ana

    Olá!!! Eu amei esse seu post! Parei a pílula faz apenas dois dias por escolha própria, me acho muito nova para já me entupir de hormônios assim, tenho apenas 16 anos hihi. Eu estou com algumas dúvidas com isso tipo quanto tempo mais ou menos depois os meus hormônios se reestabelecem? Eu posso ter que tomar algo para repor testosterona ou ele volta naturalmente??? Esse seu post me ajudou muito!! Ainda bem que eu li!!! Um beijão!!

    • Ana

      Eu estou com medo do aumento de peso e se eu poderia com a minha idade atual colocar o Diu? Ou teria algum metodo contraceptivo mais apropriado?

      • Melissa Setubal

        Sobre o DIU de cobre, apenas profissionais médicas qualificadas sobre o assunto podem te oferecer essa orientação. Busque mais de uma opinião inclusive, por há divergência sobre isso.
        Eu ofereço no meu programa um espectro de possibilidades para que a mulher escolha qual a combinação de métodos mais adequada ao momento de vida, justamente porque são muitas as variáveis na adaptação a cada uma.

    • Melissa Setubal

      Olá Ana,
      fico muito contente em saber que o artigo foi útil.
      E parabéns pela atitude de protagonismo sobre seu corpo e sua saúde.
      Sobre o tempo de reestabelecer a produção natural de hormônios e o ciclo menstrual, isso tem tantas variáveis: quanto tempo de uso, tipo do AC, se existia uma condição prévia de doença hormonal ou dos órgãos reprodutivos, idade, alimentação, etc etc Cada corpo reage de formas diferentes.
      Somente acompanhando de forma sistemática a percepção da fertilidade e de acordo com os sintomas que aparecem que sabemos qual o estado dos hormônios no pós AC.
      Saúde, Amor e um beijo <3

  89. Ana

    Olá! Adorei o seu texto. Me identifiquei muito pois parei de tomar AC tem 10 dias. O que mais está me incomodando é a oscilação de humor. Sou uma pessoa calma em geral, mas estou tendo problemas pessoais e antes de parar de tomar AC já estava muito nervosa, descontrolada (esse foi um dos motivos que me levaram a parar, pois meu corpo dizia que a pílula estava me prejudicando). Agora que parei percebi que esses sintomas aumentaram. Sei que no início é assim mesmo, mas gostaria de pedir alguns conselhos sobre o que fazer para me reconectar. Gosto muito de trabalhar minhas energias, mas não estou conseguindo ter animo. Só fico triste estressada. Não tenho com quem conversar sobre isso. Gratidão!

    • Melissa Setubal

      Olá Ana,
      Fico contente em saber que o conteúdo te ajudou de alguma forma.
      Eu sinto muito que esteja passando pela oscilações de humor do pós AC.
      Mas você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem ele.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  90. Lizandra

    Boa tarde!!! Adorei seu post…Tomo anticoncepcional desde os meus 15 anos hoje estou com 33, o mês passado decidi parar de tomar e não pretendo voltar mas minha menstruação desregulou e eu já tive problema com isso. Aumentou muito libido por um desses motivos não quero voltar a tomar. O que faço quanto a menstruação desregulada???

    • Melissa Setubal

      Olá Ana,
      Fico contente em saber que o conteúdo te ajudou de alguma forma.
      É natural o ciclo menstrual levar de 3 a 6 meses para ganhar um ritmo regular. Se neste período você sentir muitos sintomas incômodos, ou seu organismo levar mais que este tempo para estabelecer um ciclo regular,existem formas naturais para ajudar que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  91. manuela

    depois de parar de tomar anticocepcional é normal sentir dores de cabeça? Tipo todos os dias

    • Melissa Setubal

      Olá Manuela,
      Eu sinto muito que esteja passando por esse sintoma tão incômodo pós AC. Algumas mulheres experienciam sim dores de cabeça constantes por meses após a retirada dos hormônios artificiais. Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  92. Paloma

    olá Melissa, obrigada pelo post! então, tenho 23 anos e uso belara desde os 17 por ter ovarios micropolicisticos, sentia muita cólica, e com o AC pararam. Gostaria de saber se a cólica irá voltar se eu parar com o AC, e se voltarem o que fazer. obs: eu tinha que ir pro hospital todo por causa das cólicas.

    • Melissa Setubal

      Olá Paloma,
      É possível sim que você volte a sentir essas cólicas. Por dois motivos: o primeiro é que o AC não trata as causas dessa cólica, e segundo após a retirada do AC seu organismo vai levar um tempo para se adaptar para ter um ciclo regular e o fornecimento regular de hormônios artificiais pode ter piorado as causas dessa cólica (que normalmente tem a ver com desequilíbrios hormonais que o AC exacerba).
      Mas existem formas naturais para ajudar que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas que podem te ajudar a já começar a tratar essas causas da cólica mesmo antes de você decidir parar de usar o AC.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  93. Eveline Augusto

    Olá eu tenho 32 anos e durante 10 anos fiz uso do anticoncepcional, e por uma suspeita de varizes pélvicas e por ter ficado com melasma no rosto e outras coisas mais decidi parar com o uso do anticoncepcional, já faz 3 meses que parei e já noto algumas mudanças desagradáveis, como: pele oleosa, cabelo oleoso e com muita caspa, ganho de peso e o medo constante de engravidar (eu optei por não ser mãe, sou casada há 10 anos) estou usando método de barreira (camisinha), mas enfim eu gostaria muito de saber o que fazer para amenizar esses transtornos nesse processo de transição. Desde já obrigada pelo empenho em nos ajudar nesse momento que só as mulheres sabem como é.

    • Melissa Setubal

      Olá Eveline,
      Eu sinto muito que esteja passando por esses sintomas tão incômodos pós AC. E isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem AC. Ainda mais continuar sofrendo com o medo de engravidar fora de hora, que deixa a gente doida.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  94. Querida Melissa, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo artigo e pela gentileza com que responde a todos.
    Tomo AC desde os meus 17 anos por ser diagnosticada com ovário policístico, hoje estou com 28 e decidi parar, não aguento mais tanto hormônio, o medo de trombose e AVC falaram mais alto.
    Já li tanto sobre o assunto e o que muita gente não sabe é que o AC não TRATA o ovário policístico, ele apenas mascara os sintomas, regula a menstruação enquanto vc toma. Há sim outras alternativas que efetivamente TRATAM essa questão, como a suplementação de magnésio( considerado uma metformina natural), cromo e berberina por exemplo.. isso ninguém fala pra gente.
    Confesso que fiquei com muito medo ao ler os relatos, ganho de peso, espinha, queda de cabelo. Estou numa dieta tão restrita, fazendo jejum intermitente (uma alternativa ao tratamento da resistência a insulina), e só em pensar nisso me apavoro! 🙁

    • Melissa Setubal

      Olá Natasha,
      agradeço pelo carinho 🙂
      Eu entendo seu medo, como entendo… E apesar dele você está, buscando mais informações, testando novas abordagens, e expondo suas angústias. Sim, pode ser que a transição não seja tão suave assim. Mas alguém como você que está consciente e já fazendo tantas coisas bacanas para se cuidar, eu penso que com um acompanhamento de perto cuidando dos diversos aspectos que envolvem uma condição como essa vai poder cuidar direitinho tantos de minimizar ou até eliminar possíveis sintomas da retirada do AC e da SOP, quanto te dar suporte emocional nessa jornada.
      Conta comigo para te apoiar nisso!
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Saúde e Amor <3

  95. Carol

    E o que fazer quando vc não tem dinheiro p/ visitar ginecologistas e endocrinologistas especializados em não te socar hormônios, pq é dependente de SUS, e os profissionais que te atendem ali te tratam pior que gado? O que fazer quando na sua cidade não tem um puto que saiba, ou ao menos queira, passar à população métodos de se adaptar ao caos hormonal que advém do fim da pílula em sua vida? E não, não tenho como procurar em outras cidades. Não tenho como procurar dermatologistas (os do “postinho” só sabem me mandar tomar a maldita pílula ou passar umas pomadas risíveis contra acne, que não dão em nada), fitoterapeutas (os que têm aqui e na região cobram uma facada), e psicólogos e nutricionistas menos ainda, pelo mesmo velho motivo de sempre: dinheiro. Quando parei com a pílula, mais ou menos em novembro de 2015, passei em 6 meses pelos piores círculos do inferno com as cólicas, meus cabelos caindo, meu couro cabeludo lotado de seborreia, minha pele pior do que quando eu tinha 15 anos de idade (tenho 32!), e uma vontade constante de me suicidar que, adivinha só, desapareceu magicamente assim que voltei a tomar a desgraçada pílula em maio de 2016!
    Peço desculpas pelo tom raivoso de minhas palavras, mas é que tenho a clara impressão de que a indústria farmacêutica e os profissionais da “saúde” estão mancomunados para manter as mulheres sem condição financeira reféns desse método canceroso, tão barato e tão lucrativo para eles. Já a galera que tanto prega as maravilhas de parar com a pílula tampouco parecem dispostos a atender pelo SUS ou cobrar um preço acessível por seus serviços. Não vejo solução para minha situação. E não estou nem um pouco a fim de voltar a sofrer com depressão, irritação, pele, cabelos e cólicas violentas, apesar de tudo.

    • Melissa Setubal

      Carol, eu sinto muito mesmo por todo o seu sofrimento. Para você desabafar assim é porque deve estar muito frustrada mesmo. Eu espero que as informações que eu disponibilizo gratuitamente sobre o assunto possam te ajudar. Uma das grandes razões pelas quais lancei meu programa em grupo sobre o assunto com o preço mais acessível que consegui foi justamente por isso, penso que todo mundo deve ter acesso a essas informações e apoio efetivo sobre o assunto.
      Saúde e Amor pra você <3

    • Taine

      Carol, estou na msm e ja passei pelo mesmo 🙁

  96. Denise

    que artigo incrível!
    busquei sobre o assunto na internet porque decidi, ontem, junto à minha ginecologista, interromper o uso do AC. Eu tomo há quase cinco anos. não pretendo engravidar agora, mas vou me cuidar de outras maneiras.
    os hormônios são os reguladores de todo nosso organismo… não pode ser benéfico ficar substituindo os naturais pelos sintéticos apenas por fatores como a comodidade da contracepção, a vaidade da pele e cabelo mais bonitos, o humor mais “manso”.
    achei MARAVILHOSAS as dicas sobre alimentação para essa transição, porque de fato é o que mais me preocupa… como “religar” meu organismo depois de tanto tempo parado sem sofrer muito com os ciclos irregulares. por sorte, os alimentos que você citou já fazem parte da minha rotina!
    parabéns e obrigada por compartilhar seu conhecimento.

    • Melissa Setubal

      oh Denise, eu quem agradeço o carinho e as palavras afirmadoras!
      Espero que sua transição seja tranquila e conte comigo para te ajudar no que precisar nessa jornada.
      Saúde e Amor <3

  97. brenda

    olá melissa . comecei a tomar anticoncepcional a 1 mês e ja quero parar o que faço?

    • Melissa Setubal

      Brenda, qualquer uso ou suspensão de medicamentos devem ser feitos orientados pro profissional médico. Consulte quem te receitou. Caso o uso tenha sido simplesmente como forma de contracepção, normalmente não há nenhuma contraindicação em suspender imediatamente. Obviamente, sendo substituído por outros métodos de contracepção (preferencialmente não hormonais, se o motivo da parada for os hormônios artificiais).
      Saúde e Amor <3

  98. Mónica Silveira

    Boa tarde,

    Desde já obrigada pelo texto, é sempre útil a troca de ideias…
    A minha situação é a seguinte:

    Quando tinha 16 anos, tive um surto enorme de acne a qual me foi receitado imediatamente o roucutan para tratamento do mesmo, sem se quer perceber de onde surgia esse problema acreditei no dermatologista e segui em frente com o tratamento. Realmente a pele melhorou bastante e o acne tinha desaparecido, aos 18 anos comecei a tomar anticoncepcional com o objectivo de evitar uma possível gravidez, o que é certo é que no ano passado cerca de 7 anos após tomar a pílula eu decidi que queria engravida e então deixei de tomar, para dar um período de descanso ao organismo.
    Passados 4 ou 5 meses o terror do acne voltou!! Entre dermatologistas, ginecologistas e médicos de clínica geral a solução seria ou roucutan ou voltar a tomar a pílula porque segundo todos eles o problema seria hormonal! Decidi tratar o acne pois era bastante agressivo e doloroso… o que é certo é que melhorou bastante, e passado um ano quero deixar novamente pois quero muito engravidar mas tenho muito medo que tudo volte novamente :(, não sei como me livrar deste problema.

    • Melissa Setubal

      Oh Mônica, eu sinto muito mesmo por todo esse seu sofrimento com a acne. Eu sei bem como é isso, pois minha história tem similaridades com a sua.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  99. Claudia Valeria Oliveira Da Fonseca

    Olá!
    Antes de tudo , Parabéns pelo texto, achei muito coerente e contribuiu demais para reafirmar o que há tempos venho refletindo.
    Parei de tomar a pilula a poucos dias. Desde então tenho sentindo dores de cabeça, sono. Já ouviu relatos desses tipos de sintomas ? Será que é normal?
    Agradeço desde já!

    • Melissa Setubal

      Olá Claudia,
      Eu sinto muito que esteja passando por esse sintoma tão incômodo pós AC. Algumas mulheres experienciam sim dores de cabeça constantes por meses após a retirada dos hormônios artificiais. Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  100. Taís

    Olá Melissa! Ótimo texto e abordagem, difícil encontrar tópicos como esse por aí! Então, parei c o anti, e estou tentando controlar meus hormônios através da alimentação e exercícios como yoga e pilates. T em ajudado bastante! Vc teria alguma dica de alimentação para o período da ovulação? Tenho cistos hemorrágicos seguidamente e esse período é bem dolorido… espero q sim! Bjs e obrigada!

    • Melissa Setubal

      Olá Taís,
      obrigada pelo carinho. Parabéns pela coragem de viver uma vida mais naturais e sem hormônios artificiais.
      Imagino que seja desafiante por conta do seu quadro.
      O que recomendo são todas as estratégias e receitas que posto no site hehehehhehehehe todas elas dão suporte para esse tipo de condição. Claro que para termos resultados mais rápidos e mais assertivos, é necessário um acompanhamento mais individualizado.
      Fico à disposição caso queira esse tipo de suporte.
      Saúde e Amor,
      Melissa

  101. Glaucia Aparecida

    Olá Melissa!Tomei ac durante 15 anos e tem uns três meses que parei porque me separei e não vi mais motivos pra estar tomando pílula. Depois que eu parei um mês antes tive relação sexual mas tomei a pílula do dia seguinte no outro dia menstruei com uma semana.Menstruei nos dias certos mas ando sentindo uns sintomas estranhos aumento de peso os seios doloridos e maiores e minha pele e cabelos mais oleosos e ando sentindo um medo e pavor de estar grávida por conta da relação sexual que tive por favor me ajude! É normal ficar assim? Não me sinto a mesma ultimamente.

    • Melissa Setubal

      Puxa Glaucia, eu sinto muito que você esteja sofrendo assim.
      Algumas mulheres experienciam sim esses sintomas por meses após a retirada dos hormônios artificiais. Ainda mais porque você ainda por cima usou PDS. Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem AC. Muito menos continuar escrava desse medo de engravidar.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  102. Nathalia

    Olá Melissa,
    Bem interessante o seu texto. Tenho 31 anos e parei de tomar pílula esse mês, já estava pensando nisso tem uns três meses mas demorei para resolver de uma vez.
    Mas parei pq meu marido está passando por problemas de saúde e então estamos sem atividade sexual há uns três meses, e achei inútil me entupir de hormônios a toa já que o único motivo era a prevenção de filhos (já temos duas gatinhas).
    Mas como a maioria das mulheres tb fui diagnosticada com policistos por isso me for recomendada a pílula aos 15 anos. Mas o que resolveu foi uma combinação de Floral e não o remédio…
    Mas o que motivou mais parar foi que meu corpo mudou muito, ganhei gordura, mais celulite, diminuiu a libido… acho que foi o Cliclo 21 que comecei a tomar e depois passei para o Level mas não tive diferença.
    Estou com dor de cabeça e um pouco de cólica, aumentou minha libido mas não sabia que era por causa da falta do AC.
    Li que óleo de prímula ajuda muito a mulher pois contém hormônios femininos, é verdade? Ou só ajuda na menopausa?
    Também não tenho com quem conversar esses assuntos, é bom saber que mais mulheres estão aí para trocar experiências, não sabia que havia tanta coisa relacionada com a interrupção do AC.
    A dúvida que tenho é que qdo voltar a ter relações, provavelmente voltarei com a pílula pois não usamos camisinha.
    Tenho intenção de ter mais um bb mas tem que ser programado não quero tão já, pensei em fazer ligação das trompas depois do terciro, mas é algo muito invasivo, não sei se posso me arrepender, ou se fará algum mal.
    O que vc me diz sobre isso, adoraria a sua opinião.
    Um beijo a você e a todas essas mulheres lindas.

    • Melissa Setubal

      Olá Nathalia,
      qualquer suplemento que formos utilizar para ajudar nesses sintomas do pós-pílula deve ser usado considerando toda a bionindividualidade da pessoa. O óleo de prímula, por exemplo, pode se de grande ajuda para algumas mulheres, e causar problemas para outras. Somente fazendo um acompanhamento personalizado é possível saber quais as melhores ferramentas a serem usadas.
      Sobre sua fertilidade, te encorajo a pesquisar outras formas de previnir a gravidez que não sejam por meio de hormônios artificiais, já que você quer ter mais um bebê no futuro.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre tudo isso, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  103. Olá Mélissa, parabéns pelo texto !
    Queria uma ajuda tua, estou muito preocupada…
    Eu decidi parar de tomar meu anticoncepcional pois ele fazia o meu cabelo cair muito . Eu o usei durante 1 ano e 3 meses. Quando parei de tomar , a queda se intensificou enormemente pelo fato de eu ter cortado os hormonios artificiais. Enfim , hj, fazem exactamente 3 meses q parei com a pílula e o meu cabelo já caí 50% . Isso mesmo! 50%.
    Gostaria de saber em quantos meses ele parará de cair ?

    • Melissa Setubal

      Caramba Milleny! Eu sinto muito mesmo por isso. Eu sei bem como é esse desespero, porque passei por ele.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Uma delas que tenho estudado é o uso de fitoterapia, como a Serenoa rapens e a Urtica dioica. Porém, não recomendo o uso sem o acompanhamento de profissional especializado.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  104. Gabriela

    Boa noite faz um mês que parei com anticoncepcional, porém era pra descer pra mim essa semana e ainda não veio e normal?

    • Melissa Setubal

      Sim Gabriela, tem mulheres que ficam de 3 a 6 meses sem sangramentos nem menstruação após para o uso da pílula. Eu, por exemplo, fiquei quase 1 ano! Continue se observando e usando as dicas e estratégias que compartilhei, que vão ajudar bastante seu corpo a retornar com um ciclo natural.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  105. Mônica

    Olá, boa noite!
    Gostaria de dizer que amei seu texto e que, de fato, tenho passado por muitas das situações descritas quando assumi (para mim e para a sociedade) que não iria mais tomar a pílula anticoncepcional. Felizmente, pelo menos meu namorado me dá toda a liberdade de decidir sobre tudo sem me julgar, mesmo que a decisão signifique que estamos escravos da camisinha a partir de agora.
    Ocorre que parei sem acompanhamento médico, simplesmente esperei minha última cartela acabar, menstruei como previsto e não voltei mais a tomar a pílula. Estou sofrendo com dores de cabeça diárias, muuuuuuito muito muito sono e com a menstruação completamente desregulada (esse último eu esperava, pelo menos!). Isso tudo é normal?

    Obrigada e mais uma vez parabéns pelo texto e pela sensibilidade!

    • Melissa Setubal

      Olá Mônica,
      obrigada pelo carinho!
      Algumas mulheres experienciam sim esses sintomas por meses após a retirada dos hormônios artificiais. Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  106. Flavia

    Ola! Encontrei seu texto ao pesquisar no google sobre os benefícios de parar o anticoncepcional. Tenho 35 anos e tomo desde os 15! Comecei por causa de mto sangramento que causava anemia. Mas ha 20 anos tomando… sinto vontafe de parar. Sou toda natural, curto homeopatia… o anticoncepcional é a maior das drogas que uso! Mas fiquei assustada de ler as reaçoes para o “desmame” do hormonio… pode ser perigoso parar? Ou mesmo com tantas alteraçoes ainda vale apena? Eu nao me sinto mal com o remedio… só tenho mesmo vontade de livrar meu corpo disso….

    • Melissa Setubal

      Olá Flavia,
      Não vou mentir pra você. Algumas mulheres experienciam sim vários sintomas por meses após a retirada dos hormônios artificiais. Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  107. Patricia

    Olá tudo bem? Eu decidi de parar de tomar meu anticoncepcional esse mês, e depois de 15 dias de decisão, veio um borrão parecido com menstruação, e agora comecei a sentir pontadas na região pélvica, tipo uma cólica e mamilos doloridos. Isso é normal???

    • Melissa Setubal

      Olá Patricia,
      Algumas mulheres experienciam sim sintomas como esses, até por meses após a retirada dos hormônios artificiais. Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  108. Patricia

    Observação do comentário anterior: não tive relações este mês que parei o AC, e fiz a pausa depois que veio a menstruação.

  109. Gleyci Resende

    Boa noite, depois de ler o artigo tive coragem de cortar o AC, no primeiro mês tive muita dor de cabeça, mas a menstruação veio regulada, no segundo mês tive menos dores de cabeça e continuei regulada, porém estou no terceiro mês sem AC só que com 10 dias de atraso na menstruação, apesar de sempre me prevenir fiz um Beta hcg para tirar dúvida e deu negativo, esse atraso seria normal? Mesmo que os dois primeiros meses tenha sido normal?
    desde já agradeço.

    • Melissa Setubal

      Gleyci,
      Tem mulheres que experienciam ciclos irregulares ou até que ficam de 3 a 6 meses sem sangramentos nem menstruação após para o uso da pílula. Eu, por exemplo, fiquei quase 1 ano! Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem AC. Muito menos continuar escrava desse medo de engravidar.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  110. Karina

    Gostei muito da sua matéria e já parei e hj depois de muitos anos vi que estou no período fértil,impressionante…

    • Melissa Setubal

      Que demais Karina! <3

  111. Geyci

    Parabéns pela matéria, adorei!
    Meu nome é Geyci tenho 24 anos, sou casada e já tenho um filho.
    E venho tentando parar de tomar o anticoncepcional tbm como muitas, mas vou te dizer q está sendo mto difícil devido a mudança de humor constante, a pele mais oleosa e o aumento de peso… não sei se isso tem haver com parar de tomar o açúcar, mas parei de tomar a 2 meses e desde então engordei 4 kg e a minha alimentação continua a mesma faço exercícios físicos e mesmo assim continuo ganhando peso.
    Será que existe algum método ou mudança pro meu corpo parar com essa dependência do ac? Pq é uma situação realmente mto chata.

    • Melissa Setubal

      Olá Geyci,
      Algumas mulheres experienciam sim sintomas como esses, até por meses após a retirada dos hormônios artificiais. Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação, fitoterapia, e orientação emocional.
      Você assistiu o vídeo ao final deste post? Nele compartilhei várias dicas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  112. Patricia

    Bom dia, Melissa

    Tomava anticoncepcional a uns 8 anos por ai faz 2 meses que parei de tomar, nunca tive nem um sintoma durante o período que tomava, Esses 2 meses que parei minha pela esta com bastante espinha e ja engordei 2 quilos mesmo tendo uma alimentação regular. É normal engorda?

    • Melissa Setubal

      Olá Patricia,
      Algumas mulheres experienciam sim sintomas como esses, até por meses após a retirada dos hormônios artificiais, inclusive ganho de peso. Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  113. Thaís

    Olá Melissa! Tudo bem?
    Amei o texto! Parabéns!
    Parei com o AC há 1 mês e 15 dias.
    Também tenho SOP, e isso é o que mais me preocupa! Você conseguiu controlar os sintomas da SOP sem AC? Se sim, quais são as dicas? Obrigada!

  114. Cassiane

    Olá!! Tomei anticoncepcional por quase 15 anos e resolvi parar de tomar a 3 meses. O que me motivou a parar de tomar, além da preocupação com as matérias q eu estava lendo de mulheres tendo problemas graves de saúde por causa do AC, foi pq eu estava malhando pesado e não estava conseguindo ganhar massa muscular, então resolvi parar de tomar pra tentar ganhar massa mais rápido, pois o AC não deixa o nosso organismo produzir a quantidade normal de hormônios . Infelizmente foi um tiro no pé, em 2 meses q fiquei sem tomar o AC perdi 6 cm de quadril e 3 de perna, tudo q eu lutei o ano todo pra conseguir, eu perdi em 2 meses, fora a explosão de espinhas q deu mas minhas costas. Verão chegando e to desesperada, sem coragem de colocar um biquíni desse jeito. Voltei a tomar esse mês de novo pra tentar voltar ao “normal”. Meu erro foi não ter procurado um auxílio profissional nessa transição, fui atrás de matérias na internet, conselhos de amigas q pararam, treinador e etc. Só quero dizer com isso q cada caso é um caso, cada organismo reage de um jeito diferente e, antes de tomar qlqr decisão deve-se procurar o auxílio de um especialista, pra q ele analise o caso e oriente da melhor forma!

    • Melissa Setubal

      Cassiane, esse é exatamente meu ponto. E meu trabalho. Pode ser muito traumático parar de usar o AC, e foi exatamente por isso que escrevi esse artigo e desenvolvi o Contracepção Consciente, porque as mulheres tem muito pouco suporte nesse sentido.
      Obrigada pelo seu comentário.
      Saúde e Amor <3

  115. Bruna

    Melissa, seu site foi um achado e o momento não poderia ser melhor. Estou muito feliz por ter encontrado tanta instrução, coisa que não obtemos facilmente atraves da medicina tradicional. Parabéns pelo trabalho bonito e de qualidade!

    Me inscrevi para a avaliação e aguardo um parecer ansiosamente, pois estou precisando de ajuda.

    Obrigada 🙂

    • Melissa Setubal

      Oh, Bruna, grata pela mensagem carinhosa. Acabei de ver seu email. Já está na lista de espera. Vou entrar de férias agora, mas no final de janeiro voltamos a conversar. Vamos começar 2017 com uma vida feliz sem pílula 🙂
      Saúde e Amor <3

  116. Janainy

    Olá boa tarde
    Me chamo Janainy
    Tenho 23 anos e a 2 meses iniciei o Ac para tratamento de espinha iniciei com o diane 35 o mais indicado , porém já no primeiro dia o meu rosto pipocou de espinha , e passando semanas foi piorando , sinto mt dor de cabeça, senti aumento de pelo no corpo aonde não tinha principalmente no queixo , queda de cabelo , e no início da 3 cartela senti meu pescoço enchado, dor nos músculos e as espinhas só piorando , não vi resultando positivo ,
    Resolvi parar de tomar faz 2 dia sem o AC , gostaria de saber se meu corpo teve a rejeição de hormônios se isso acontece ter efeitos ao contrário do que positivo ?

    • Melissa Setubal

      Olá Janainy,
      Algumas mulheres experienciam sim sintomas como esses, até por meses após a retirada dos hormônios artificiais, fazendo ter essa ilusão de que ficar sem AC é pior do com ele. Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo assim com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  117. Taine

    Oi Melissa, tomo AC a dez anos e comecei devido a grande qntdd de espinhas que tinha na época e esse hoje é meu maior medo quando penso em parar. Vi que vc tb teve problemas com acnes, depois elas melhoraram?? Sei que há um tempo de readaptação do organismo para regular novamente todos esses hormônio mas a falta de paciência acaba que nao me permite esperar esse tempo para ver se as espinhas irão melhorar ou não. Por favor me conte como foi sua experiência com espinhas e se elas melhoraram depois de um tempo.

    • Melissa Setubal

      Olá Taine,
      minha experiência foi passar por altos e baixos, fases boas e fases que eu me arrependia de ter parado o AC. Sabe o que ajudou mesmo nesse processo todo, além de ir fazendo os ajustes na alimentação? Ter suporte emocional de quem não apenas entendia do perrengue, como de quem sabe que sintomas físicos são expressão das nossas questões na nossa relação com a gente mesma e que sabem nos ajudar nessa jornada.
      Sugiro você seguir nessa direção. Pois, existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  118. Claudia

    Bom dia!!

    Parei de tomar o AC à um mês e minha cabeça não para de doer e ficar tonta, o que faço para parar com essa sensação. Por favor, me ajude.

    Bjos!!!!

    • Melissa Setubal

      Olá Claudia,
      Algumas mulheres experienciam sim sintomas como esses, até por meses após a retirada dos hormônios artificiais, fazendo ter essa ilusão de que ficar sem AC é pior do com ele. Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo assim com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  119. Bianca

    Olá, adorei o post. Tenho 26 anos e uso anticoncepcional desde dos 17 anos. Em 2014 desenvolvi uma ectopia (ferida) no colo úteo que nunca melhorava (causada pelo uso do AC), passei por 5 ginecologistas, todos disseram que era normal e para eu usar o albocresil toda vez que sentisse alguma dor. O problema é inclusive fiz cauterização mas nunca melhorava, sentia dores nas relações e sangramentos esporádicos. Então resolvi parar o AC, inclusive um dos ginecos me criticou bastante, foi então que em 2 meses após parar o AC, a ectopia mellhorou, inclusive já estava ovulando normalmente, minha líbido voltou, porém, engordei uns 4 kilos, tinha bastante retenção de líquido e o pior, percebi meu cabelo caindo muito, ao ponto de deixar o cabelo bem ralo. Fui ao dermatologista, descobri que tenho alopecia androgenética, ou seja, calvície feminina. A doença é genética e encontra-se sua base no hormônio testosterona, ou seja, com sempre usei AC, bem no início da puberdade, nunca descobri, pois meu níveis de testosterona eram bem baixos. Após quase 6 meses sem AC, fui recomendada a voltar a tomar novamente e voltei por medo de ficar careca, a queda estabilizou, mas não me sentia bem, não me sentia eu mesma e comecei a pesar da balança os benefícios e os malefícios sem o AC. Portanto, em dezembro de 2016 foi minha ultima cartela e estou bem confiante de que tudo irá dar certo, meu cabelo tá começando a ficar ralinho mas tô feliz assim mesmo, já engordei um pouco mas as roupas ainda cabem, vou procurar um dermato e fazer tratamento sem o uso de AC. Então, recomendo a todas as mulheres que já usam AC por um tempo, que parem, é melhor coisa que vocês podem fazer por vocês mesmas, principalmente para mulher que usam AC apenas por fins de contracepção, procurem outro método.

    • Melissa Setubal

      Olá Bianca,
      Algumas mulheres experienciam sim sintomas como esses (eu mesma também tive queda de cabelo acentuada), até por meses após a retirada dos hormônios artificiais, fazendo ter essa ilusão de que ficar sem AC é pior do com ele. Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo assim com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  120. Mari

    Olá, gostei muito do seu artigo..
    Ano passado eu tive problemas com o AC. Tenho 25 anos, mudei de casa, cidade e medico,,kk.. meu novo medico me falou que meus ovários estavam muito pequenos, e que eu deveria parar o AC por um tempo caso eu quisesse engravidar ainda, já que eu tomava havia 8 anos. Parei, voltou ao normal. Eu tinha problemas com enxaqueca e passou tambem. Passado os 6 meses sem AC, eu me sentia muito melhor, não tive dor de cabeça, e minha TPM havia ido embora.
    Porém por alguns motivos, voltei com o AC, porém uma mais fraco. Mas tudo voltou junto. Faz 1 mês que parei novamente. Não tive mais dores de cabeça, porem to menstruada a mais de 7 dias e não aguento mais. Parece que vai terminar, mas não para.. Vem um pingo ou outro.. logo depois vem mais um pouco. Isso me irrita muito. Tive problemas emocionais ja na primeira semana de janeiro, o que tambem não ajudou. Como frutas, verduras, peixes.. tenho uma alimentação balanceada.. mas não para.. kk
    Ano passado, quando tive que parar pela primeira vez, tive a mesma situação.. parava uns dois a cinco dias.. e voltava de novo a sangrar um pouco,, alguns pingos.. Tem algo que eu possa fazer pra melhorar isso?

    • Melissa Setubal

      Olá Mari,
      É realmente muito frustrante isso tudo. Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo assim com uma vida com AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

      • Mari

        olá Melissa,
        Eu comentei na mensagem anterior, que a minha monstra não parava. E realmente não parou. Quase um mês depois, comecei achar que havia algo errado. E gostaria de deixar registrado para que outras moças não cometam o mesmo erro que eu. Comecei com o AC quando eu tinha apenas 16 anos; depois de longos anos tomando o AC, e tentando resolver problemas com dores de cabeça frequentes eu me mudei para outra cidade e também de médico. Este por sua vez está me ajudando, ano passado pediu que se eu quisesse engravidar e não ter problemas num futuro próximo eu deveria parar com o AC por pelo menos alguns meses, para meu ovulo voltar ao normal. Estavam muito pequenos e eu poderia entrar na menopausa precoce. Fiz o tratamento, minhas dores de cabeça, TPM passaram sem deixar nenhum vestígio. Voltei, refiz os exames, tudo normal, e como falei voltei com o AC, porém um com a taxa de hormônio inferior. Voltou as dores de cabeça, ainda mais fortes. Em dezembro parei o AC, disposta a tira-lo ele da minha vida, e esperar o final de 2017 para engravidar. Tudo o que eu queria, era ficar tranquila. O que não ocorreu. Depois da menstruação vir normal quando parei o AC, fiquei 5 dias sem, e logo começou de novo. Esperei… Até que quando o calendário apontava que logo faria um mês, e a monstra não havia parado ainda, senti que havia algo errado e marquei médico. Fui ao médico, e para minha surpresa e choque, eu estou com ovários policísticos nos dois ovários. O médico me receitou o Selene, para resolver o problema.
        Perguntei da onde vinha isto, e ele falou que é um distúrbio hormonal, que se eu quiser engravidar tenho que fazer o tratamento correto. Falou que ainda bem que eu fui a tempo, antes que o ovário inchasse e se tornasse algo pior. Tentou me acalmar dizendo que tudo ia dar certo fazendo o tratamento. Eu pesquisei algumas vezes na internet, para ver se eu encontrava alguma moça parecida comigo, que já tenha passado por algo parecido, mas não encontrei (por isso o desabafo). Eu tive alguns sintomas de SOP: pele oleosa e pelos no buço. Mas tive sintomas que não são típicos de SOP: emagrecimento rápido (mesmo comendo horrores, porque como muito bem), e monstra que não para..
        Por mais que já tentaram me acalmar do choque (mãe, irmã, marido e sogra), eu ainda estou nervosa com a situação. Conheço moças de 17 e 18 anos que estão fazendo a mesma ‘burrada’ que eu fiz, que foi começar muito cedo, e não dar tempo ao corpo. Hoje me arrependo, porém sei que a culpa não é somente minha.
        Minha primeira médica, ao saber que eu estava com muitas dores de cabeça respondeu que era pra eu engravidar que passava (eu tinha 17 anos na época). Troquei. Meu segundo medico, falou que as dores eram referentes a TPM, mandou fazer tratamento. Eu fiz, não resolveu. Na época, fiz tomografia, exames de sangue, fui até no oftalmologista que indicou óculos. Gastei horrores, pra no final das contas ser somente o AC (que simples). E agora tive que voltar, sem saber se um dia vou parar com ele. Isso é muito injusto. Era pra ser tão simples, só tirar o AC. E pra mim se tornou algo impossível de descrever. No momento me sinto enganada pelos médicos anteriores, e em choque com a notícia. O jeito agora é fazer o tratamento e ver se realmente meu sonho de ser mãe final do ano se realiza. =)
        Desculpem o desabafo.

        • Melissa Setubal

          Olá Mari,
          que isso, esse espaço está justamente para a gente compartilhar nossas experiências e poder jogar luz neste assunto.
          Sobre a SOP, infelizmente esse é um efeito colateral que acontecem com várias de nós nesse processo (por vezes sofrido) de sair do AC.
          Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo assim com a transição para uma vida sem AC. Muito menos para poder realizar esse sonho da maternidade.
          Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, bem como incentivar a sua fertilidade, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
          Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
          Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
          http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
          Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
          Conte comigo para o apoio que precisar!
          Saúde e Amor <3

        • Bianca

          Mari, eu nem imagino o que você esteja passando agora, mas me senti da mesma forma que você quando disse que foi enganada pelos médicos. Acredito que seja cultura nos ginecos ser normal receitar o uso indiscriminado do AC, principalmente para meninas com 16 anos ou menos, tanto que fui criticada por vários quando resolvi parar, até minha dermato reclamou. O que eles não entendem é que eu prefiro ficar com pouco cabelo, engordar, não ter ferida no útero do que continuar tomando o AC, que por sinal, futuramente pode ocasionar mais problemas pra mim, como foi o seu caso e até problemas que podem causar morte como a trombose ou AVC. Parei faz 2 meses, estou sentindo alguns efeitos colaterais mas nada alarmante e vou para consulta no próximo mês, já troquei mais de 7 vezes de gineco e espero dessa vez não ser criticada e ter todo apoio que preciso pq não é fácil. Desejo tudo de bom para você e que final do ano você possa conseguir engravidar. Beijo

  121. Thay

    Quero muito parar com anticoncepcional, o médico me receitor tomar o ciclo 21para regular minha menstruação durante traz meses agora ja tem 5 meses q tomo e toda vez q tendo parar no ha menstruação não vai enbora até tomar o ciclo 21 mês pasado fiquei o mês todo sangrando pra vez se prarava e me livrava do anticoncepcional mas só parou depois q tomei o que fasso ???

    • Melissa Setubal

      Thay,
      Não sou profissional médica, portanto não posso te orientar sobre uso de medicamentos.
      Mas o que posso dizer é possível regular a menstruação naturalmente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  122. Vanessa

    Boa noite Melissa! Tenho vivido momentos de tensão desde o dia em que parei de tomar o anticoncepcional e me identifiquei demais com o seu texto, na verdade até me tranquilizou um pouco. Tomo ciclo 21 a exatos 6 meses sem pausa, tomei o ultimo comprimido dia 31 de dezembro e desde então minha menstruação não desceu… Posso estar grávida ou é normal? Acredito que tanto tempo sem menstruar, o organimo esteja acostumado com os hormônios e por isso esse atraso no ciclo. Me tranquiliza por favor!!!

    • Melissa Setubal

      Olá Vanessa,
      Algumas mulheres experienciam sim sintomas como esses, até por meses após a retirada dos hormônios artificiais. Eu levei quase um ano para voltar a menstruar. Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo assim com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  123. jhennyferdsaint

    Olá amada amei o seu blog
    é tudo que vc falou eu pensava a 5 meses atrás que eu estava ficando louca pq não conseguia pensar e estava me descobrindo e tava aprendendo tudo de novo e não entendia oq estava acontecendo mais o Senhor já estava me alertando por pensamentos que era por para o anticoncepicional .obrigada pelas dicas

    • Melissa Setubal

      Oh querida Jhenny,
      fico contente em saber que o artigo te ajudou de alguma forma.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nessa transição para uma vida sem AC, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  124. fernanda

    Parei de tomar o anticoncepcional desde o começo da ultima menstruação,mas sem consultar minha médica.Essa é a maneira correta de parar?Tomo vai fazer 1 ano,mas agora nao tenho condicões de ir ao médico.Obrigada!!!

    • Melissa Setubal

      Olá Fernanda,
      não sou profissional médica, portanto não posso dar recomendações sobre o uso do medicamento.
      Mas caso queira um suporte mais sistemático sobre as questões de uma vida pós AC, sugiro meu programa em grupo para te apoiar. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  125. Thelma

    Oi Melissa, gostei muito da sua orientação! tenho 42 anos e tomei AC por 11 anos seguidos. A 2 meses fui internada com embolia pulmonar fruto do uso contínuo do AC . Agora estou na fase de adaptação pós anti concepcional, tenho sintomas de menopausa, calores, insônia. Vc acha possível uma menopausa antecipada ? Ou será mesmo essa fase de adaptação? O que posso usar fitoterápicos que possa me auxiliar ? Ganhar peso e pelos não estavam nos meus planos!! Obrigada

    • Melissa Setubal

      Caramba Thelma! que susto enorme! Desejo que esteja se sentindo bem melhor agora.
      E sim, algumas mulheres experienciam sim sintomas como esses, até por meses após a retirada dos hormônios artificiais, muitos similares à menopausa justamente por conta da queda abrupta do fornecimento de hormônios aritficiais. Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo assim com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  126. Bárbara

    Oi, Melissa!
    Tenho 19 anos e resolvi parar de tomar o anticoncepcional depois de ver tantas pessoas falando como a vida melhorou depois de parar. Também tenho tido problema com a libido e achei que uma das causas pudesse ser o uso do AC. Parei de tomar faz 1 semana e já notei diferença, mas agora estou preocupada que vou começar a tomar antidepressivo e li que isso inibe a libido também e não sei como lidar. Essa falta de vontade tem atrapalhado meu relacionamento e queria saber se tu tem alguma dica ou algum conhecimento sobre o assunto que pudesse me ajudar nesse processo.

    • Melissa Setubal

      Bárbara,
      infelizmente sim, muitos antidepressivos causam perda de libido. E mais, muita gente que toma AC acaba tendo depressão, ansiedade, e outras condições de saúde mental.
      Seria interessante você pesquisar, junto com os profissionais médicos, que medicamentos podem ajudar ao invés de piorar esse seu sintomas, quais as formas não medicamentosas possíveis para um tratamento eficaz. Bem como entender que existem muitas ferramentas, como alimentação, fitoterapia, e de autoconhecimento que podem ajudar bastante pra você acessar sua libido.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  127. Caty

    Olá Melissa, muito bom seu site, parabéns!!!

    Me identifiquei com muitos casos que li, com certeza é uma ajuda, e vemos q não somos diferentes. Bom eu parei o anticoncepcional há 6 meses depois de quase 10 anos tomando,hoje tenho 29 anos, tomei o yasmin, nunca troquei, nunca dei pausa, e praticamente nunca esqueci de tomar, foi me receitado pois descobri q tinha sop, nesse tempo todo nunca tinha parado pra pensar se era bom ou mau para mim, pois tinha a menstruação controlada, nenhuma acne e proteção.Tudo começou a mudar 1 ano atrás quando comecei a sentir dor perto da onde fica o ovário direito, e essa dor não passava a principio infecção de urina, tomei antibiótico e nada da dor passar, vários médicos nesse tempo, um certo dia a dor estava bem forte passei na emergência , uma médica nesse dia comentou comigo q poderia ser o yasmin, me pediu transvaginal, só q como era hospital público não encontrei mais essa médica, comentei com o farmacêutico, com o médico q fez o transvaginal sobre o que a médica disse e todos falaram q não tinha nada haver, bom no exame não deu nada e marquei no particular com uma ginecologista , também disse pra ela da minha dor q não passava e do que a medica tinha me dito sobre o yasmin, ela também disse que não tinha nada haver, fiz o papanicolau , e tava com uma ferida no útero, ela disse q não tinha nada haver com a dor q eu sentia, nesse tempo fiz a cauterização, como não poderia ter relação decidi não tomar pilula aquele mês,e não é que a dor parou.Não sei se foi coincidência, a médica não soube me esclarecer, eu li em um depoimento a cima de uma mulher que também teve ferida que não sarava, só sarou quando parou o ac. Então eu decidi sozinha, simplesmente falei pra doutora que não ia tomar mais pois foi o único jeito que a dor parou, ela insiste em dizer que não tinha nada haver com anticoncepcional,porém parei, só me pediu para voltar depois de três meses pra ver como estão os ovários. O que mudou foi a pele que esta bem oleosa, acne tive muita no primeiro mês, libido e lubrificação melhorou muito mesmo, o problema mesmo agora é a menstruação que não vem, nos três primeiros meses desceu, o ultimo bem bagunçado, e agora vai fazer três meses que não vem.Tenho consulta semana que vem e verei o que vai acontecer, só sei que não quero voltar a tomar o anticoncepcional e quero que minha menstruação desça, oque você acha de chá de canela, óleo de prímula, clomid???Obrigada desde já.

    • Melissa Setubal

      Caty, muito obrigada por compartilhar sua experiência. É muito importante saber que não somos as únicas sentindo e sofrendo neste mundo, e com o uso do AC, que pode sim causar esses sintomas que você descreve. Inclusive te encorajo a ler toda a bula do remédio, porque nela muitos efeitos colaterais são descritos (enquanto outros ainda não, mas já observados por muitas pessoas).
      Por isso, parabéns por ouvir seu corpo e sua intuição. Espero que @s profissionais de saúde que te atendem possam te apoiar nessa decisão.
      Caso não, conte comigo, pois posso te apoiar com isso, incluindo que tipo de ferramentas, como alimentação, fitoterapia, e de autoconhecimento que podem ajudar bastante pra você acessar sua libido.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

      PS: não recomendo clomid nem nenhum outro medicamento, primeiro porque não sou profissional médica, e segundo porque ele também é um modo artificial de mexer com os hormônios, e pode trazer vários efeitos colaterais, físicos e mentais/emocionais

  128. nilma

    Olá, adorei suas informações me ensinaram e tirou grande parte de minhas dúvidas bela ação a sua por esclarecer um fato que todas as mulheres irão passar neste caso eu tbm muito obrigado nilma.

  129. nilma

    Olá melissa só mais uma coisa com o termino da pílula percebi que meus cabelos estão caindo horrores o que faço por gentilezas

    • Melissa Setubal

      Oi Nilma,
      que bom que o artigo te ajudou de alguma forma.
      Sobre a queda dos cabelos, esse é um efeito colateral que acontecem com várias de nós nesse processo (por vezes sofrido) de sair do AC.
      Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo assim com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  130. Arminda

    Tenho quase 50 anos, (farei em março/17 50 anos) tomo mesigyna injetável há mais de um ano e minha menstruação não vem desde novembro de 2015. será que terei que parar com a injeção para saber se estou na menopausa?
    Obrigada

    • Melissa Setubal

      Arminda, não sou profissional médica, e não há como ter certeza. A ausência de sangramento é comum para quem faz uso de AC injetável.
      Mas oriento você sim buscar um/a gineco para investigar menopausa.
      Saúde e Amor
      Melissa

  131. Adriana Coelho

    Meu nome é Adriana, tenho 33 anos, tomo AC desde os 25, engordei muito, pesava 45kg e hoje estou com 62kg.
    Tem um tempo que estou pensando em parar, mas nunca encarei de verdade.
    Sinto muitas dores de cabeça, já fiz vários exames e nada tenho.
    Minhas pernas estão gigantes e fora a celulite e também tenho o mesmo problema com a líbido, fico semanas sem vontade rs.
    Estou pensando seriamente em parar e lendo esse blog, tive um incentivo a mais rs.
    Obrigada por compartilhar suas experiencias.
    Quando não estiver mais tomando, deixarei um comentário aqui também.

    Beijos

    • Melissa Setubal

      Adriana,
      os sintomas e efeitos colaterais são o seu corpo falando com você.
      Para de usar o AC pode sim ser um caminho para você se sentir melhor desses e de vários outros efeitos que você talvez nem saiba que tem relação com os hormônios artificiais.
      Te oriento, porém, que é importante estudar e se possível ter um acompanhamento nesse processo de retirada, pois muitas vezes os hormônios naturais levam um tempo para voltarem a serem produzidos, e muitas mulheres sentem muitos sintomas no pós pílula.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar os sintomas, quanto a estacionar ou até reverter o quadro, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  132. Samara sousa

    Comecei toma o anticoncepcional uns 10 dias . Ai dia 14 e 15 esqueci de toma o anticoncepcional. É fis relação esses dois dias . Ai ele enjaculou dentro . Corro o risco de engravida .?? Aí tô tendo bele sangramento quando so me limpo .! Á risco de engravida?

    • Melissa Setubal

      Samara,
      não sou profissional médica para dar aconselhamento sobre esse assunto especificamente, porém, segundo a bula do medicamento, pode existir sim a possibilidade da perda de eficácia da ação do AC ao interromper o tratamento por alguns dias.
      A taxa de eficácia do AC em uso não perfeito (que é esse caso) é entre 86 a 92%.
      Como pode notar, não é certo que seu corpo ovule após perder alguns dias de usar a pílula, mas o risco existe.
      Por isso que é muito muito muito importante associar métodos contraceptivos de barreira, como camisinha masculina ou feminina (até para também prevenir DSTs), ou diafragma.

  133. Márcia

    Olá meninas, tenho 34 anos, fiquei casada com a PERLUTAN, por 14 anos ( sem ter pausas), a 2 meses resolvi parar, me sentia mal e um ganho de peso considerável, está sendo uma loucura, sangrei por 25 dias, dor de cabeça (que ainda permanece) fortes cólicas, HUMOR?!!! Uma montanha russa, (choro, impaciência, riso, tristeza) Estou fazendo o meu melhor para limpar a ” casinha ”, sinto que estou em crise de abstinência. O que posso fazer para melhorar???

    • Melissa Setubal

      Olá Márcia,
      Eu sinto muito mesmo que esteja sofrendo tanto :,(
      Sobre todos esses sitnomas que descreve, esse é um efeito colateral que acontecem com várias de nós nesse processo (por vezes sofrido) de sair do AC.
      Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo assim com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  134. Suely

    Oi Melissa, boa tarde.
    Primeiramente Parabéns pelo trabalho de conscientização! Acredito que já estava mais do que na hora de as mulheres entenderem que o melhor aspecto da liberdade de escolhas, é escolher a sua saúde em primeiro lugar! Eu estou passando por um período de reeducação, tanto física, alimentar e mental, e a retirada do anticoncepcional que já tomo há mais de 15 anos, é um fator importantíssimo neste processo. Porém, estou desesperada de medo de engordar, pois estou lutando para perder peso há bastante tempo e tenho conseguido aos poucos através da reeducação alimentar, e também de engravidar. Outro fator que não sei se teve influência do AC é que tenho Hiperprolactinemia (Tumor benigno na hipófise) o que também me obriga a tomar medicamento composto de hormônios (Cabergolina) isso já há mais de 3 anos que tomo direto. Ou seja, será que os próprios AC me causaram este outro problema? Pois os médicos que já consultei sempre se contradizem quando questiono isso. A ginecologista diz que pode ter sido, o endócrino diz que o AC ajuda a controlar, pra eu não parar. Enfim, tenho medo que em função disso tudo não seja o momento ideal para eu parar com o AC.

    • Melissa Setubal

      Olá Suely, grata pelas palavras de encorajamento.
      Fico muito contente em saber que você tem escolhido cuidar e amar mais a si mesma <3
      Sobre o tumor, realmente não dá para afirmar, mas existem muitos estudos já que confirmam a relação entre crescimento de tumores e uso de AC, então mesmo que o AC não tenha sido a causa, no meu entendimento, de alguma forma ele influencia sim, pois não há como separar a interação entre as glândulas do sistema endócrino, do organismo como um todo, não é mesmo?
      Eu entendo seu medo, pois quando nem os profissionais de saúde chegam num consenso de causas e tratamento, ficamos muito inseguras.
      De qualquer forma, mesmo usado o AC, você pode buscar outros suportes.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar sintomas, quanto a até a evitá-los completamente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  135. Christiane

    Boa noite, ótima explicação! Tomo o elani ciclo 21 desde 2009. Em janeiro de 2017 tive a “Feliz ” idéia de parar por conta propria. Apenas o meu humor foi afetado, fiquei extremanente irritada durante dois longos meses. Briguei com todo mundo em casa e quase me separei do meu marido. Pelo bem de todos em casa voltei a tomar ontem e meu humor já melhorou bastante. Na próxima ver que eu for parar pretendo fazer com apoio psicológico.

    • Melissa Setubal

      Puxa Christiane, eu sinto muito que tenha sofrido tanto com esse processo.
      Sobre essa mudança de humor que descreve, esse é um efeito colateral que acontecem com várias de nós nesse processo (por vezes sofrido) de sair do AC.
      Mas isso não é normal não, e você não precisa ficar sofrendo assim com a transição para uma vida sem AC.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  136. Juliana

    Tomo AC há um tempo, com algumas paradas. O caso é que tenho miomas, vários. Estou com um sangramento intenso que não passa há mais de 15 dias e ainda com coagulos.
    Estava fazendo uso do Elani 28, mas fui na emergência e um médico muito bom me receitou o Cezarette e Flavonid há uns dias. O Elani contém estrogênio, o que é ruim pra mim, pois , alimenta o crescimento de miomas. Sinto colicas horríveis e já não sei mais o que fazer..o sagramento não passa e já estou pensando em parar o anticoncepcional.
    O problema é que eu cubro um santo e descubro outro. Ele pensou em fazer tratamento com homeopatia.. o que você acha?

    Alguém com algum caso assim?

    • Melissa Setubal

      Juliana, já atendi algumas pessoas com miomas, e o uso do AC, tanto de estradiol quanto de progesterona podem contribuir para a piora dos seus sintomas porque não tratam da causa base desse problema, que muitas vezes é sistêmico. Por isso essa sua sensação de que os tratamentos cobrem a cabeça pra descobrir os pés, e não resolvem as coisas.
      Homeopatia, acupuntura entre outros tratamentos holísticos podem ser ótimas ferramentas.
      Outras formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro um acompanhamento individual comigo nessa linha http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  137. karina

    Olá, tenho 38 anos e tomei por 20 anos pílula. Como quero engravidar, parei faz 1 mês, a menstruação veio e depois não veio mais. Apesar de saber que essa demora é normal qdo se suspende a pílula, comecei a ter ondas de calor muito fortes. Com medo de ser uma menopausa precoce fiz exames hormonais e FHS deu 64,2; TSH 2,02; Estradiol 32.42 e Prolactina 10,4. Já marquei consulta com meu médico mas vai demorar um pouco…. e então bate a ansiedade e a dúvida: são normais essas alterações no FHS e THS? Obrigada desde já!

    • Melissa Setubal

      Karina, não sou profissional médica, e além disso, mesmo que fosse, a ética não me permitiria ficar oferecendo diagnósticos.
      Porém, mesmo que as taxas dos exames estejam alteradas ou não, dentro do espectro de normalidade, esse sintomas estão querendo dizer alguma coisa para você sobre seu equilíbrio hormonal. Ondas de calor muitas vezes diz de desbalanceamento entre as proporções dos hormônios, ou que até pode ter hormônios circulantes no sangue, mas os ovários não necessariamente estão conseguido produzi-los como necessário.
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar sintomas, quanto a até a evitá-los completamente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Conte comigo para o apoio que precisar!
      Saúde e Amor <3

  138. Vera

    Olá!
    Gostei muito de suas explicações.
    Parei de tomar Ac de uso contínuo a um mês e ainda não veio minha menstruação, estou preocupada, não quero engravidar. É normal ficar todo esse tempo sem menstruar?
    Abço

    • Melissa Setubal

      Oi Vera, sim é comum não menstruar por vários meses após a retirada do AC. Além disso, para não ficar com essa preocupação constante de não querer engravidar, eu recomendo que você aprenda mais sobre seu ciclo e sobre métodos contraceptivos que te ajudem a se sentir segura.
      Pra sua sorte, eu estou fazendo esta semana uma série vídeos ao vivo sobre o tema, e a de amanhã, dia 22/03/17 aula vai ser sobre menstruação irregular e a de sexta sobre medo de engravidar.
      Você pode acompanhar ao vivo no meu Facebook ou Instagram, ou ainda acessar a gravação no YouTube.
      Além disso, confere no vídeo que eu falo sobre um mini curso gratuito Vida Sem Pílula que pode te ajudar bastante com isso.
      E mês que vem abro turma nova do Contracepção Consciente, que é meu programa de suporte para mulheres como você que saíram da pílula, mas precisa de orientação sobre o que fazer com os sintomas que aparecem http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Da forma que quiser, estou para te apoiar.
      Saúde e Amor <3

  139. Luiza

    Oi Melissa, tudo bem?
    Eu tomei YAZ por quase 5 anos e resolvi parar pois não quero tomar por mais X anos. Com apoio do meu namorado e família eu resolvi parar… Agora tá fazendo 4 meses que parei e já tem +/- 1 mês que meu rosto e colo estão cheios de espinhas.. No rosto, mais a testa mesmo… E não sei o que fazer, tenho lido relatos de meninas e tal, queria saber se melhora com o tempo, visto que tem 4 meses só … Eu nunca tive espinhas na adolescência, lá pros 20 anos comecei a ter espinhas e por isso comecei a tomar a pilula… Por comodidade continuei com ela… Estou triste porque tenho 26 anos, um rosto cheio de espinhas, e não quero voltar a tomar a pílula… Não sei o que fazer…

    • Melissa Setubal

      Luiza, eu sinto muito que esteja sofrendo sintomas com a retirada do AC. Muitas de nós experimentamos isso, infelizmente, por não receber orientação sobre formas de minimizar ou evitar esses efeitos como a acne.
      Pra sua sorte, eu estou fazendo esta semana uma série vídeos ao vivo sobre o tema, e a primeira aula foi sobre acne https://youtu.be/s7DsZRsIYIU
      Além disso, confere no vídeo que eu falo sobre um mini curso gratuito Vida Sem Pílula que pode te ajudar bastante com isso.
      Além disso, mês que vem abro turma nova do Contracepção Consciente, que é meu programa de suporte para mulheres como você que saíram da pílula, mas precisa de orientação sobre o que fazer com os sintomas que aparecem http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/

  140. Caty

    Olá Melissa, voltei para contar como anda meu caso, escrevi no dia 06/02/17 está a 12 comentários acima .Bom passei com uma nova ginecologista que não conhecia, contei a ela todo o meu caso, e ela disse bem assim se não voltar a tomar anticoncepcional não vai menstruar, eu disse que não ia voltar, me pediu um ultrassom tv, ela só disse que então provavelmente me passaria metformina, outra unica solução.O engraçado é que nenhum médico, de vários que passei não toca no assunto alimentação, para eles é só medicação:(.Fiz o ultrassom, aparecerão poucos e pequenos cistinhos, que ela disse que não são mais considerados como policísticos por causa do tamanho, ok mas tenho os sintomas então são, o meu sintoma é praticamento só a falta de menstruação que não é só né, e a pele um pouco oleosa, tpm não, cólica não, queda de cabelo não, acne pouquíssima que não chega a me irritar. Decidi passar com outra médica, que me pediu uma bateria de exames de sangue para ver os hormônios, ainda não peguei os resultados, mas ela também disse a mesma coisa que provavelmente me passara metformina.
    Já mudei bastante minha alimentação, passando a comer os alimentos que você recomenda para sop, realmente não sei oque fazer porque não menstruo ha 4 meses, e vou ter que tomar essa tal de metformina, o meu medo é não tomar e não menstruar o que não é saudável, ou os cistos aumentarem.Eu sei que você não é medica mas o que você acha?Obrigada desde já.

    • Melissa Setubal

      Caty, os exames hormonais talvez te deem mais pistas.
      Mas que bom que já tem alterado a alimentação, pois já vai ajudar. E uma pena mesmo que os profissionais médicos não sejam treinados para orientar para quem tem SOP revisar a alimentação…
      Eu sugiro que você assista meu vídeo que fiz ontem sobre ovário policístico, e que se inscreva no mini curso gratuito de que falo lá, pois com acompanhamento posso te ajudar muito mais nisso tudo
      https://youtu.be/mUHEfpQny04
      para se inscrever: http://www.melissasetubal.com.br/presentevidasempilula/

  141. Beatriz Chiletto

    Olá!
    Gostei muito da publicação.
    Parei com o AC em Dezembro de 2016 depois que meu esposo fez a vasectomia. Tive um tumor benigno no ovário esquerdo e uma endometriose em 2015, fiz a retirada no final do mesmo ano,o que resultou na perda da trompa e do ovário esquerdo.
    Descobri a Sop no meu primeiro ano de casamento e lá se foi 17 anos de uso de AC e muitos altos e baixos por conta dele. Hoje após 4 meses sem o uso desse “bendito”, posso afirmar que estou muito bem, minha líbido voltou com tudo, minha mestruação voltou a ser como no periodo da adolescência ( e na mesma data ) pode??? rs. Não tenho mais variação de humor e me livrei das dores de cabeça constatntes. O único ponto que hoje me incomoda, mas nem tanto é a pele do rosto, que ficou muito oleosa e com espinhas que vão e vem, sendo que na puberdade não tive esse problema. Estou com 37 anos, 2 filhos e na minha situação essa foi a melhor escolha que fiz.

    • Melissa Setubal

      Beatriz, nossa, quanta coisa já aconteceu contigo! Parabéns pela coragem de sair do AC, mesmo depois de tanta turbulência!
      Sobre as questões da pele, esse é um sintoma muito comum do pós pílula.
      Você pode acessar esse episódio da minha série Vida Sem Pílula que pode esclarecer e te ajudar nessa questão https://youtu.be/s7DsZRsIYIU
      Ah, até amanhã estão abertas as inscrições para o meu curso gratuito sobre o tema. Aproveite! http://www.melissasetubal.com.br/presentevidasempilula/
      Saúde e Amor <3

  142. Daniela

    Oi Melissa…
    Foi surpreendente ver seu texto… emocionalmente saber que temos vc para nos apoiar na decisão de dar um basta no AC.
    Tenho 39 anos e tomo pilula desde os 14 anos, sem nenhuma pausa, pois a ideia de engravidar me deixa aterrorizada, mas estou sentindo aqueles “calores” de molhar roupa, o rosto… então o mês passado minha genicologista sugeriu que parasse com AC para fazermos um exame de hormônio (so de pensar em nao tomar, já fico arrepiada)… e decidi a alguns dias dar um basta… porém confesso o medo de engravidar, de ficar louca no humor (que ultimamente mesmo com ele está o ó)… me ajude!!!!

  143. Camila

    Oii, acabei de conhecer seu site, muito bom o post!
    Tenho vontade de parar de tomar, mas tenho SOP também, e além disso hiperplasia adrenal (diz minha endócrino) apesar de eu não apresentar excesso de pelos. Uma vez fiquei sem tomar o anticoncepcional por 9 dias e foi o suficiente para minha testosterona pular de 31 para 51. Os médicos dizem que eu não posso ficar sem 🙁
    Além disso, quando eu descobri que tinha SOP eu tava bem gordinha, ao tomar o ac eu emagreci 10 kilos, meu cabelo cresceu mais forte. Mas de uns tempos pra ca, mesmo tomando eu voltei ao peso que tava e meu cabelo começou a quebrar novamente. Não sei o que fazer.

    • Melissa Setubal

      Camila, assiste meu vídeo da série Vida sem Pílula, que pode te dar mais uma luz sobre o assunto.
      https://youtu.be/mUHEfpQny04
      Além disso, posso te ajudar de várias formas. Conta comigo 😉
      Existem formas naturais para ajudar tanto a minimizar, quanto a fazer passar mais rápido, quanto a evitar completamente, que incluem alimentação estratégica, fitoterapia, e orientação emocional.
      Muitos outros conteúdos aqui do blog podem te ajudar nisso, incluindo as de alimentação e receitas.
      Caso queira um suporte mais sistemático sobre a sua condição, sugiro meu programa em grupo. Aqui você fica sabendo mais sobre ele
      http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      Ou ainda um acompanhamento individual http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Saúde e Amor <3

  144. Adriana Lima

    Boa tarde!

    Tenho 47 anos e durante doze anos tomei o AC.

    Estou pesquisando sobre os sintomas qdo deixamos de tomar AC e gostei muito do texto acima.
    Tem menos de uma semana q parei de tomar o AC e não sei se tem relação, mas tenho sentido enxaqueca todos esses dias. Pode me tirar essa dúvida?

    Obrigada

    • Melissa Setubal

      Adriana, é bem comum sim esse sintoma pós pílula, por conta do término do fornecimento de hormônios artificiais, o corpo entra numa espécie de pane, porque não recebe a dose externa, e não consegue ainda produzir o próprio.
      Para quem tem tendência a ter enxaqueca, esse é um gatilho para desencadear uma crise.

  145. priscilla

    Olá Melissa, conheci seu site a pouco também, menina do céu, acho que já li e re-li cada comentário e resposta que consta aqui buscando uma ajuda para não me sentir anormal quanto a queda do cabelo rsrsrs..
    Venho tentando parar com o AC desde setembro do ano passado, tomo, paro, esqueço hahaha, porem em dezembro parei de vez, antes disso tomei por 8 anos o Diane 35 e seus genéricos.
    Graças a Deus o meu ciclo não alterou, sempre foi bem regular, só o fluxo e as cólicas que me matam mensalmente com a parada do AC.
    Agora, uma coisa que esta me incomodando horrores e não muda é meu cabelo oleoso e caindo muito, minha pele oleosa, muitas espinhas e cravos (e olha que ja tenho 29 anos), e uma alteração de humor que só por Deus, meu marido está de parabéns por me aguentar hahaha.
    Tenho uma filha de 8 anos, e quero ter mais um, mas vai ser na hora que Deus quiser, porque até o momento nada, rsrs.
    Só queria saber se essa queda vai demorar muito a passar, e essa oleosidade na pele tb, quanto a TPM, nunca tive, depois que parei tenho até pensamentos psicopatas (brincadeira), mas quase hahahaha, mas acredito que seja melhor do que tomar esse veneno né.
    Agradeço muito pelo seu site, é muito útil e ajuda a gente a tirar duvidas, se informar melhor e até trocar experiências com outras mulheres.
    Grande abraço.
    Priscilla

    • Melissa Setubal

      Oh Priscilla, muito grata pelo carinho.
      E sinto muito por estar sofrendo com os sintomas do pós pílula. Os que você descreve são bem comuns, na verdade (infelizmente).
      É necessário traduzir o que este sintoma está falando sobre o que está acontecendo no seu organismo, para que possamos agir em suas causas básicas.
      Caso queira, eu posso te apoiar nesses sintomas e na sua fertilidade usando os alimentos de forma estratégica e a consciência do ciclo menstrual para você gerenciar esse e outros sintomas relacionados aos seus hormônios e ao pós pílula.
      Tenho dois programas para isso:
      Em grupo, com nova turma em julho http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      E o acompanhamento individual, que estou abrindo novas vagas agora em maio
      http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Independente desses pacotes, estou aqui para te apoiar nisso de outras formas. Conta comigo!
      Saúde e Amor <3

  146. Adriana.

    Boa Noite!!

    Gostei muito do texto e venho deixar esse comentário como um pedido de socorro, vou tentar ser breve.
    Há quase 3 anos uso o AC Level, 3 meses seguidos, pausa de 7 dias, e retorno, mas ultimamente venho observando certos incômodos, variações de humor e comportamento digamos… bipolar. A muito tempo leio relatos de mulheres com problemas de saúde graves por conta do uso da pilula e desde então venho me policiando, recentemente me consultei com 2 MÉDICOS DIFERENTES e nenhum dos dois ouviram de fato o que eu tinha a dizer, só me falaram que a pilula é eficaz no meu tratamento ( tenho cisto no ovário direito ), e realmente me ajuda, mas eu tenho ansiedade, ansiedade da pesada mesmo, e sinto que qdo faço o uso da pilula me sinto deslocada, desanimada, desmotivada, é como se minha vida parasse. Fiz a pausa em alguns meses e nossa, como me senti melhor, voltei a fazer tudo o que fazia antes num gás inacreditável, mas só foi a menstruação descer pra lembrar na hora o motivo de estar tomando esse veneno, mas eu me decidi que não quero continuar tomando a pilula, preciso encontrar outro jeito de tratar o cisto sem algo que me destrua emocionalmente, algo que não tire meu sono ao ler relatos de mulheres que tiveram trombose, e outras coisas mais devido ao seu uso, eu não sei mais o que fazer, os médicos não me ouvem e o tempo continua passando, sentindo dores eu não posso ficar, mas utilizando esse veneno eu tbm não quero, estou em busca de outro medico na tentativa de que possa existir outro método que não seja tão pesado pra mim, eu não sei mais o que fazer meninas, estou terminando uma cartela e já quero parar de novo, esse AC tira uma parte de mim. Desespero é o que me descreve nesse momento.Tenho medo de parar de vez e sair mais cistos, mas tenho ainda mais medo de nao parar e acabar desenvolvendo algo pior, qdo a medica me receitou esse AC nao foi feito nenhum exame detalhado e nem houve perguntas sobre minha genetica, o que eu faço??????????? :'( :'(

    • Melissa Setubal

      Adriana, eu sinto muito, tanto pelos sintomas que vem sentindo, quanto por não estar recebendo o apoio que precisa e merece para o seu caso.
      Eu posso te apoiar bastante com tudo isso.
      Cistos nos ovários são sinais de desequilíbrio hormonal. A recomendação da medicina convencional é usar os hormônios sintéticos para dar uma espécie de pausa na produção de hormônios naturais. Porém, não atua na causa base que é porque então que seus ovários resolveram se manifestar com esse sintoma.
      Com o meu trabalho, eu apoio as mulheres a traduzir esses sintomas do seu corpo, e entender que podemos usar ferramentas simples como comida e autocuidado e reconexão com o próprio corpo para lidar com isso.
      Caso tenha interesse, tenho dois serviços que vão ao encontro dessa sua questão.
      Em grupo, com nova turma em julho http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      E o acompanhamento individual, que estou abrindo novas vagas agora em maio
      http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Independente desses pacotes, estou aqui para te apoiar nisso de outras formas. Conta comigo!
      Saúde e Amor <3

  147. janaina oliveira

    Tomei o anticoncepcional a 6 anos e tem 2 anos que parei.Desde então sofro com uma queda de cabelo intensa e os médicos não descobrem a causa, estou quase louca de tanto cabelo que perco.Será que é a falta do hormônio?

    • Melissa Setubal

      Janaina, muitos casos de queda de cabelo tem ligação direta com desequilíbrios hormonais. E tanto usar quanto parar de usar o AC tem sido uma das causas mais comuns. É necessário traduzir o que este sintoma está falando sobre o que está acontecendo no seu organismo, para que possamos agir em suas causas básicas.
      Caso queira, eu posso te apoiar nessa questão usando os alimentos de forma estratégica e a consciência do ciclo menstrual para você gerenciar esse e outros sintomas relacionados aos seus hormônios e ao pós pílula.
      Tenho dois programas para isso:
      Em grupo, com nova turma em julho http://www.melissasetubal.com.br/contracepcaoconsciente/
      E o acompanhamento individual, que estou abrindo novas vagas agora em maio
      http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Independente desses pacotes, estou aqui para te apoiar nisso de outras formas. Conta comigo!
      Saúde e Amor <3

  148. janaina oliveira

    Tem como me ajudar em relação a queda de cabelo ? Sempre tive muito cabelo agora ta ralinho horrível , que especialista devo procurar?

  149. Raiza

    Depois de 5 anos de uso eu resolvi parar. A exatamente 9 meses eu tento acreditar – sei que vou conseguir – que foi a melhor decisão que eu tomei.
    Rodeada de medos e problemas com a auto estima – coisas que eu nunca sonhei em ter – fico assusta apenas de olhar no espelho e olhar cada marca que uma nova acne deixa toda semana. Mais que a metade dos meus cabelos caíram e até descobrimos que não era a tiroide e sim uma grave seborreia desencadeada por uma alteração hormonal.
    Quero poder acreditar que meu rosto vai voltar a ser como antes e meu cabelo também. Todo resto eu resolvo com muita força de vontade.

    • Melissa Setubal

      Raiza, sei exatamente o sofrimento que você está passando, e a coragem e a fé necessárias para persistir nesse caminho.
      No que eu puder ajudar com isso conte comigo.
      Aproveita que as inscrições para o minicurso gratuito Vida sem Pílula estão abertas, e acrescente recursos e suporte para te apoiar nessa jornada
      http://www.melissasetubal.com.br/minicursovidasempilula/
      Saúde e Amor <3

  150. danielle

    Oiii espero q possa me ajudar.
    Tenho 30 ano, comecei a tomar anticoncecional aos 17 qndo comecei a namorar logo após 2 anos eu parei pois queria engravidar e engravidei tive minha primeira filha estava com 20anos de idade
    Desde entao voltei com o anticoncecional e fiz uso por 9 anos quando resolvir então engravidar novamente, fui ao ginecologista e disse q queria engravidar. Ela então me pediu exames e mandou parar com o anticoncecional e começar a toMAr ácido fólico, perguntei pra ela dentro de qnto tempo levaria para engravidar ela disse q por volta de três meses a 1ano. Estava ainda pensativa se era mesmo a hora acabou q eu ñ parei pois eu ñ queria engravidar naquele ano 2014 queria para 2015 kkkk Pensei comigo vai q eu paro e ja engravido, Bom deilxei passar acho q uns 2 meses depois de ter ido na ginecologista então criei coragem e resolvi parar de tomar remédio qndo ja estava pra acabar a cartela comuniquei meu marido q ficou muito contente pois ele também queria muito q eu engravidasse. Então comecei a tomAr o ácido fólico e fazer os exames q ainda ñ tinh feito, um belo dia tive relação logo após senti uma dor no pé da barriga do lado direito. No terceiro dia ainda com muita dor fui ao hospital pois pensava q poderia ser coisa grave e só me deram buscopan. Fui fazer o trasnvaginal q ja estava até agendado naquela mesma semana e aí eu disse para a pessoa q faz o ultrassom da dor forte q estava sentindo e no exame foi constatado um cisto de corpo Luteo. Ele ñ me explicou do se tratava, fiquei em desespero pois pensei poxa deve ser algo ruim e vai atrapalhar eu engravidar, aí para minha angústia ela fez uma ultrassom abdominal total e constou uma pedra na vesícula 😢. Bom após dias de sofrimento fui levar ia resultados para minha medica E ela disse q o cisto de corpo Luteo era uma possível gravidez q aquela dor q eu sentir logo após a relação eu estava em meu período fértil tinha ovulado. Mas tinha q esperar pra vê se ia menstruar ou ñ se ñ era porq tinha engravidado 😐meus Deus eu ñ podia acreditar q dentro de um mês isso poderia acontecer. E finalmente minha menstruação atrasou aí tive a certeza q sim eu estava grávida 😃😃. Quanto a pedra na vesícula eu teria q fazer a cirurgia porém só depois q o bebê nascesse depois de 6meses.
    O bebê nasceu então voltei com o Ac, meu filho ja vai fazer dois aninhos graças a Deus. Minha cirurgia da vesícula ja está marcada para o começo do ano 2018.
    E agora me veio a vontade de parar com o anticoncecional ñ por querer engravidar simplesmente por não querer fazer mais uso. Resolvir parar Tomei o último da cartela aí menstruei normalmente e na semana seguinte ja ñ fiz mais uso, ja tive relação e por incrível q pareça estou sentindo tudo aquilo de novo dor forte no baixe ventre e do lado direito bem na curva da cintura 😢😢. Tenho reseio de q seja por conta do remédio q o organismo esteja sentindo falta ou não. Ou será q ovulei???

    • Melissa Setubal

      Danielle, sem acompanhamento de perto, e de profissional médica especializada, não é possível afirmar.
      Mas posso trazer alguns pontos de reflexão e investigação que valem a pena você seguir:
      1) pedra na vesícula é um dos efeitos colaterais descritos do uso de AC
      2) Existem muitos sintomas conhecidos da “síndrome do pós pílula”, pois sim o organismo fica “maluquinho” sem ter mais aquele suprimento garantido de hormônios artificiais “pausando” os ovários. Quando os ovários vão voltando às atividades, tudo ainda está rateando, desequilibrado, e por isso dos sintomas
      3) Para se confirmar uma ovulação, ou se faz um ultrassom no exato dia, ou se usa os detectores de ovulação, ou se acompanha o ciclo pelo Métodos de Consciência da Fertilidade.
      4) Existem formas menos invasivas e agressivas de cuidar tanto dos sintomas de pós pílula quanto para desintoxicar a vesícula, fígado e outros órgãos que ficam comprometidos com uso de medicamentos como o AC
      Espero que essas informações possam te levar a respostas que ajudem a cessar essas suas dores e sofrimentos.
      No que eu puder ajudar sobre isso, conte comigo
      Saúde e Amor <3

  151. Verônica

    Melissa, boa tarde!
    Aos 17 comecei a tomar AC, por indicação médica meio sem sentido. Sem conhecimento acatei. Em uma das pausas, que eu sempre fazia errado, fiquei grávida, isso aos 26 anos.
    Apos o nascimento do meu filho, aos 5 meses a médica já introduziu um novo AC eu questionava sobre aguardar meu organismo dar ao menos um sinal que eu precisava me “proteger”, vir a primeira mestruacao pós parto, mas ela me convenceu. Quem quer ficar grávida com um bebê de 5 meses no colo né?! Bom era um AC sem pausa, comecei a ter sangramentos de escape. Um no mês, 2 no outro, por fim 5 no mesmo mês. Eu que já estava querendo parar tive aquilo como um basta, foram 2 anos tomando após o parto.
    Em janeiro parei com a pílula. Pontos negativos : Meu ciclo está bem estranho ainda, a cada mês estou sofrendo mais. De três a quatro dias antes de descer fico mole, tenho enjoo, dor de cabeça, desanimo total. Espinhas de fazer doer a bochecha de tão grandes!!! Pele e cabelo mega oleosos!!!
    Pontos positivos: mais paciente, minha libido aumentou 300%, diminui a queda de cabelo e me sentindo limpa. Me sentia estranha em não mestruar.
    Não está fácil pelos muitos pontos negativos, mas espero ser a adequação do meu organismo e que logo ficará melhor.
    O ponto agora está sendo o medo de uma nova gravidez. Com estes ciclos doidos e com marido com dificuldade para usar preservativo, está libido “aumentada” tem sido um dilema. (Meu esposo usa preservativo um pouco mais largo e não encontramos tão fácil para comprar).
    Tenho pensado em colocar o DIU de cobre, mas fico temerosa. Ele é uma boa opção?!
    Uff desculpe o textão!

    • Melissa Setubal

      Verônica,
      é comum o ciclo ficar desregulado e com muitos sintomas no pós AC, principalmente entre 3 a 6 meses. Existem pessoas, como foi meu caso, que foram mais de 9 meses!
      Mas é possível cuidar desses sintomas para minimizá-los, bem como aprender a cuidar da fertilidade.
      O DIU de cobre tem sido uma boa opção para as mulheres que não querem mais usar hormônios e buscam uma eficácia alta, e que nem ela nem o homem querem fazer um método definitivo.
      Eu acabei de reabrir as inscrições do minicurso gratuito Vida sem Pílula, e recomendo muito que você se inscreva, porque tem uma aula só sobre esse assunto de como evitar a gravidez sem hormônios artificiais
      http://www.melissasetubal.com.br/minicursovidasempilula/
      Fora isso, assista a esse episódio no meu canal no YouTube que pode te dar mais informações e pistas sobre o assunto
      https://youtu.be/I5Yr3uFGGFE
      No que mais puder te apoiar, conta comigo.
      Saúde e Amor <3

  152. Jéssica

    Melissa adorei o texto.
    Estou vivendo um pesadelo. Bom, meu filho faz 3 anos e comecei a tomar Depois provera trimestral logo após ganhar. Em 03 de janeiro de 2017 fiz minha última aplicação, logo o efeito duraria até 03 de abril de 2017. Foi quando decidi por não aplicar mais, para fazer uma possível mudança de injetável para pílula.
    Bom logo no mesmo mês, em abril, com passar de 14 dias após a data que eu teria que fazer a outra aplicação, tive relações sexuais desprotegida (22/04/17). Com a neura de engravidar novamente, tomei uma pílula do dia seguinte. Bom até aí tudo bem… Quando foi metade de maio, comecei a sentir cólicas, gases, inchaços, prisão de ventre, dor de cabeça, dor nas costas. Já pensava estar grávida. Como eu não mestruava a mais de 2 anos, esperei 25 dias após a relação sexual pra fazer um exame de sangue Beta HCG, no qual foi negativo.
    Porém os sintomas se agravaram e junto a todos que eu já estava sentindo comecei a sentir dor nos seios fortes. Sendo assim com 36 dias após a relação repeti o exame de sangue, que também deu negativo.
    Hoje faz 50 dias após a relação desprotegida e ainda me pego fazendo exames de farmácia, por estar com tantos sintomas. Sem contar a sensibilidade no bico dos seios que anda intensa. Será possível isso tudo ser meu organismo se manifestando a bagunça hormonal ? 😥

    • Melissa Setubal

      Grande probabilidade, Jéssica!
      Eu sugiro você participar do minicurso gratuito Vida Sem Pílula, que abri inscrições para a nova turma agora.
      Não apenas vai te ajudar a entender melhor tudo isso que está acontecendo contigo, como vai te dar recursos para lidar melhor com situações como a que você descreveu
      http://www.melissasetubal.com.br/minicursovidasempilula/
      NO que mais eu puder te apoiar, conta comigo
      Saúde e Amor <3

  153. Carla

    Olá, eu queria perguntar se o anticoncepcional pode causar algo parecido com “corcunda de viuva”? é que troquei de anticoncepcional faz 3 meses e desde entao vem crescendo uma corcunda em mim, sendo q nunca tive problema de postura? tbm venho ganhando mto peso em pouco tempo, algo como 30 kilos em 1 ano(tomava outro anticoncepcional ha 2 anos). Queria poder parar de usar a pilula mas tenho medo de engordar mais e perder cabelo, a dor e o fluxo nao me assustariam tanto (penso eu).

    • Tiemi

      Oi Carla! Estou anotando sua dúvida e semana que vem, a Melissa vai responder todas as dúvidas nas lives, fique ligada!
      De qualquer maneira, já confirmei sua inscrição no Mini Curso Vida Sem Pírula. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços