Dá vontade de dançar

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Salsa é uma daquelas plantas que a gente acha que só serve pra enfeitar o prato no restaurante. Mal sabemos o quanto essa erva tem pra oferecer.

Primeiro o sabor. A comida se torna mais fresca e viva só de colocar uma pitada de salsinha picada.

Depois a cor. Que prato não fica mais apetitoso, atrativo e colorido depois de colocar umas folhinas de salsa decorando? É exatamente por isso que os restaurantes a usam. Num macarrão com molho de tomate, o verda sala contrasta com o vermelho  do tomate e o branco da massa. Numa carne, a cor escura tostadinha pede por um verde-vivo.

Também muito importante é o valor nutritivo. Sim, a salsinha guarda o segredo de conter tantas vitaminas e minerais, além da clorofila, o fitonutriente que dá a sua cor verde, que mesmo em pequenas porções, surpreende: tem grandes quantidades de Vitamina A (importante para a saúde da pele e imunidade) e Potássio (importante para o relaxamento muscular e para a secreção de insulina no sangue).

Para que você tenha todos esses benefícios, tanto o estético, quanto o gastronômico, quanto o saudável, é importante comprar toda semana para o frescor, picá-la apenas na hora de usar, e consumi-la crua, adicionando apenas quando o alimento já estiver no prato.

Uma forma muito gostosa de aproveitar tudo isso que a salsa tem pra dar, é fazendo um molho muito simples e versátil.

  • 1/4 de xícara de salsinha lisa picada bem fininha
  • 1 colher de chá de alho (um dente de alho grande) bem picadinho
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
  • 1/2 colher de sopa de shoyu (molho de soja)

Misture tudo numa tigela pequena, e está pronto para usar!

Eu usei de 3 jeitos diferentes essa semana:

  • uma colherada generosa em cima do arroz integral
  • como molho de uma salada de agrião com rabanete
  • guarnecendo um filé de linguado e vieiras

Você pode usar com qualquer grão integral, peixe, frango ou em cima de sopas. Depois, é só sair dançando! 🙂

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