Dicas para espantar a TPM

Share this:

Outono. A estação do ano que o clima começa lentamente a esfriar, a natureza começa sua transformação da exuberância para a hibernação.

Para a mulher, a fase pré-menstrual, ou luteal, é considerada seu estado outonal: assim como as folhas caem das árvores, o óvulo não fertilizado na fase anterior vai sendo absorvido pelo organismo, liberando altas doses de hormônios e finalizando o ciclo. O que significa muitas mudanças no corpo, no estado emocional e mental, e na energia de forma geral.

Antes de mais nada, é bom lembrar que Fase Luteal não é igual a TPM. Apesar de parecer que todo mundo sofre desta tensão, mudanças bruscas de humor, sintomas dolorosos, entre outras coisas, o período luteal pode ser um momento de muito autoconhecimento e sem sofrimento.

Por isso, é mais que recomendável consumindo alimentos e fazendo atividades que que deem suporte ao nosso corpo e nossa mente a passarem por este processo, ajudando a eliminar o excesso de hormônios e toxinas, e os padrões de pensamento e comportamento que não mais nos servem, que são exatamente o que provocam os terríveis sintomas.

A partir deste post e durante o outono, vou postar uma série de artigos e receitas sobre a Fase Luteal e a TPM. Vou começar com o ingrediente campeão na preferência feminina, principalmente durante esta fase: com CHOCOLATE! 🙂 O chocolate amargo, além de conter um monte de antioxidantes que nutrem o organismo, realmente tem uma reação química diferenciada na bioquímica cerebral das mulheres, relaxando e ao mesmo tempo estimulando gentilmente.

Mas calma lá, isso não significa cair de boca numa barra de chocolate inteira, cheia de açúcar e químicas artificiais. Saiba escolher bem para que o chocolate seja seu aliado no seu bem-estar durante este momento mais delicado. A receita abaixo, além de levar cacau em pó, também usa das excelentes fontes de gorduras do abacate e do coco, essenciais para um bom equilíbrio hormonal e dos níveis de açúcar no sangue, que governam nosso humor.

Quem não ficaria de bom humor depois de comer esta delícia geladinha e cremosa achocolatada?

Mousse de Chocolate Expresso e Saudável

2 abacates pequenos e maduros (polpa)
1 banana grande madura (in natura ou congelada)
¼ de xícara de mel de abelha silvestre (ou a gosto)
3 colheres de sopa de óleo de coco ou água filtrada
1/3 de xícara de cacau em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha ou sementes de ½ fava de baunilha
¼ de colher de chá de sal marinho não-refinado
gotinhas de limão

Bata todos os ingredientes na velocidade máxima em um liquidificador, mixer ou processador, até que chegue na textura de mousse. Coloque na geladeira por cerca de 20 minutos em recipiente fechado para gelar.

Você pode substituir o cacau por alfarroba, se estiver evitando totalmente a cafeína, e use algumas gotinhas de extrato de cacau para dar gosto achocolatado.

Quer mais receitas com chocolate? Clique aqui mesmo!

Outro Post

Aqui temos 0 comentários. Adicionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços