Estresse: o inimigo nº 1 da sua fertilidade

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5 formas de acalmar o estresse e apoiar ou resgatar a sua fertilidade

A experiência da maternidade é um sonho para muitas mulheres. O que, aparentemente, seria um passo natural na vida, nos dias de hoje mais parecer uma corrida de obstáculos. Quantas mulheres chegam até mim preocupadas com sua fertilidade, com dificuldades de engravidar, ou preocupadas com sua alimentação e saúde e como isso vai afetar o seu bebê.

Que o estresse afeta a capacidade de engravidar não é novidade. Porém muitas de nós não sabemos quais os mecanismos do estresse que afetam nossa fertilidade, bem como a recuperação do organismo após a gravidez e amamentação. Como eu sei que falar para uma pessoa estressada ou ansiosa (principalmente tentando engravidar) para relaxar faz ela querer me dar um soco na cara (“se eu já soubesse como relaxar, eu não estaria tão estressada!”), vamos conversar aqui algumas estratégias para incrementar suas chances de engravidar naturalmente (que funcionam também para quem não quer equilibrarem seus hormônios).

De que forma o estresse altera os seus hormônios e dificulta a sua fertilidade?

  1. O estresse causa envelhecimento precoce do nosso sistema hormonal, diminuindo nossa reserva ovariana, a produção de hormônios fundamentais para a fertilidade, e até pode levar à infertilidade e menopausa precoce.
  2. Aumenta a inflamação generalizada do organismo, causando ou piorando condições como endometriose, uma das principais causas de dificuldades para engravidar.
  3. Afeta o funcionamento da tireóide, importante glândula que regula nosso metabolismo e temperatura corporal, o que pode impedir os processos de fertilização, implantação e desenvolvimento fetal.
  4. Diminui os níveis de vitaminas e minerais importantes para a maturação dos óvulos, desenvolvimento normal do endométrio e saúde do útero, bem como do desenvolvimento do feto.
  5. Aumenta os níveis de cortisol e diminui os níveis de DHEA no organismo, o que afeta sua saúde reprodutiva de forma geral, seu humor, seu peso, e sua saúde física e mental.

 

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Como eu sei que o estresse está afetando minha fertilidade e meu ciclo menstrual?

  1. Sintomas físicos e emocionais da TPM.
  2. Insônia, dificuldade para pegar no sono, sono agitado, acorda sempre cansada, fica sem energia durante o dia não importando o quanto dormiu.
  3. Mal humor, humor que muda de uma hora para outra sem motivo aparente, ansiedade e depressão exarcebadas, principalmente na fase pré-menstrual.
  4. Desejos incontroláveis por doces, sal, alimentos gordurosos e frituras, álcool, e abusar de comidas de conforto.
  5. Menstruação irregular, ausente, dolorida, muito fluxo ou muito pouquinho, ciclos não ovulatórios, fase luteal curta (número de dias entre a ovulação e menstruação inferior a 10), coágulos e cor escura no sangue menstrual, cólicas fortes.

O que você pode estar fazendo que está te estressando e comprometendo sua fertilidade?

  1. Uma alimentação baseada em comida ultraprocessada, cheia de açúcares, sal, farinhas refinadas, gorduras refinadas (como óleo de soja, canola, milho), cafeína, laticínios, substâncias químicas como adoçantes artificiais, corantes, conservantes, realçadores de sabor (glutamato monossódico e extrato de levedura), entre outras comidas pobres em nutrientes.
  2. Movimentando pouco o corpo, desde o sedentarismo até quem é “atleta de fim de semana” ou faz atividade física menos de 3 vezes por semana. Movimentando o corpo demais, desde exagerar na frequência e intensidade, principalmente durante a fase fértil, bem como ter níveis baixos demais de gordura corporal (lembrando que sem gordura suficiente o corpo não consegue fabricar hormônios femininos).
  3. Gastando toda sua energia tentando controlar tudo na vida, inclusive sua fertilidade. Tentar controlar demais sua agenda, o seu comportamento e o dos outros, os resultados das suas ações, ficar presa demais a planos e expectativas. Ficar seguindo regras demais, suas e dos outros
  4. Ficar se preocupando com cada ciclo menstrual, com cada vez que vai fazer sexo, monitorando de forma obsessiva sua ovulação, fazendo exames o tempo todo, alimentando o medo de que há alguma coisa de errada com seu corpo.
  5. Não confiar em si mesma e na capacidade do seu organismo, alimentar sua insegurança e seu autojulgamento, deixar que outras pessoas (inclusive profissionais de saúde) façam afirmações absolutas sobre o que acontece com seu organismo.

 

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Como posso superar o estresse a ajudar minha fertilidade?

  1. Cuidar a sua alimentação, acrescentando cada dia mais comidas nutricionalmente densas, como falo na Dieta do Coma Mais e nos meus artigos sobre alimentação (se você não recebeu o áudio gratuito da minha aula sobre essa metodologia, inscreva seu e-mail em minha Home Page).
  2. Colocando mais movimento para seu corpo todos os dias por 30 minutos, seja praticando alguma atividade física ou esporte, ou fazendo atividades para cuidar da casa/filhos/animais, caminhando ou usando a bicicleta como meio de transporte para onde vai, entre outras formas de mexer o esqueleto, adaptando a intensidade e o tipo de acordo com seu nível de energia e seu ciclo menstrual.
  3. Abrir espaço para a espontaneidade, a flexibilidade, o inesperado, o fluxo natural da vida. Observar-se nos momentos que fica tentando controlar uma situação ou circunstância a ponto de causar estresse excessivo, e escolher abrir mão desse controle, abrindo oportunidade para novos pontos de vista se apresentarem.
  4. Prestar atenção na respiração, observando o ar saindo e entrando, cada vez que a preocupação te dominar, principalmente sobre engravidar. O ego se alimenta dessa preocupação e com os medos. O melhor antídoto é para isso é voltar a mente para o momento presente usando a respiração para isso.
  5. Prestar mais atenção à sua intuição. Ela vai aumentar sua autoconfiança instantaneamente e te orientar sobre as melhores soluções e pessoas que podem te apoiar em seu sonho engravidar e ser mãe.

E claro, contar comigo para te oferecer suporte para cada um desses passos, com meu Sistema Ame-se por Inteiro! Saiba como aqui.

Imagem: hypnosis-brisbane.com.au/smhttp.32478.nexcesscdn.net

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