Faxina de final de ano

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A primeira década do milênio vai chegando ao fim, e com ela muita gente começa aquele movimento de querer colocar a vida em ordem, o que normalmente acaba naquela grande faxina nos papéis, no guarda-roupa, no computador, e porquê não, no corpo e na mente.
Para a mente, é sempre bom praticar todos os dias o zazen, ou meditação sentada. É uma boa higiene mental, que ajuda a entrar em contato com nossos padrões de pensamento e a ter mais compaixão por nós mesmos, limpando, assim, a mente dos sentimentos negativos e destrutivos. Se você quiser saber mais sobre essa técnica, clique aqui.
Para o corpo, há algum tempo atrás, fiz um processo de desentoxicação do sistema digestivo, onde só comi vegetais frescos preparados na hora, focando mais em alimentos que ajudam a expurgar toxinas do organismo, por 7 dias. Foi bastante intenso, mas foi muito gratificante. Essa é uma das receitas que aprendi, e volta e meia faço para mim quando me sinto mais ‘pesada’, ou corpo pedindo clemência por alguma extravagância. Como é época de extravagâncias alimentares, acho uma ótima pedida experimentar esse delicioso prato de origem indiana.
Kitchari é o arroz e feijão hindi que, segundo essa cultura, tem o poder limpar o organismo como um todo, e, apesar de simples, tem um sabor único e não tão forte como o dos currys tradicionais.

Tempo de preparo: cerca de 1 hora e 15 minutos
2 porções

1 xícara de arroz integral (pode ser o basmati branco, que é o mais tradicional. Porém tem que se ajustar o tempo de cozimento do arroz, que diminui pela metade)
1 xícara de feijão mung cozido (coloque de molho por duas horas. Descarte a água, e coloque mais água para o cozimento, junto com uma folha de louro e um pedaço de alga kombu. Cozinhe por 20 minutos, descartando a água, a alga e o louro ao final do cozimento)
2 colheres de sobremesa de Ghee (manteiga clarificada) ou Azeite de Oliva
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de sementes de cominho
1/2 colher de chá de pó de tumérico, ou açafrão-da-terra
1/2 1 colher de chá de sal marinho

Aqueça o ghee numa panela em fogo médio, e coloque as sementes de cominho e mostarda e mexa até elas começarem a pipocar. Adicione o arroz, o tumérico e o sal, e mexa. Coloque água fervendo (cerca de 3 xícaras), reduza o fogo, cubra com uma tampa e cozinhe por cerca de 30 minutos. Então acrescente o feijão, sem mexer no arroz, e cozinhe por mais 10 minutos, ou até o arroz e o feijão estarem completamente cozidos (amasse um grão com a língua contra o céu da boca. Se não oferecer resistência, está no ponto). Deixe em espera sem retirar a tampa por cerca de 5 minutos, e então misture bem.
Se quiser uma refeição mais completa, adicione os vegetais de sua preferência para cozinhar junto com o arroz, ou como acompanhamento, cozinhando a vapor, e temperando com um pouco de sal, pimenta e ghee ou azeite.

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