Gostosos e nutritivos

Share this:

Do Blog do Planeta

A pesquisadora Elaine de Azevedo, colunista do Portal Nutrição, compilou uma relação de estudos científicos que indicam os benefícios nutricionais dos alimentos orgânicos.
Os alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de pesticidas. Não poluem os rios nem contaminam as águas subterrânea. As propriedades também respeitam a legislação ambiental sobre a preservação de florestas. Se isso tudo não bastasse, esses estudos indicam que têm mais nutrientes do que os produtos convencionais.
Um estudo de 10 anos comparando tomates orgânicos versus convencionais sugere que os orgânicos têm quase o dobro de antioxidantes chamados flavonóides que protegem o coração. Outra pesquisa, feita com framboesas, morangos e milho de origem orgânica, revelou um acréscimo de 20 a 58% de flavonóides nesses alimentos. Em março de 2007, três projetos de pesquisa europeus revelaram que tomates, pêssegos e maçãs processadas orgânicos têm melhor valor nutricional que os convencionais.
Ninguém sabe ao certo porque os orgânicos apresentam maior teor de nutrientes. Alguns pesquisadores desconfiam que a forma de cultivo, com menos aditivos químicos e maior respeito à vegetação nativa, acaba preservando os microorganismos e minerais que compõe o solo. E eles facilitariam a absorção dos nutrientes pelas plantas.

Outro Post

Aqui temos 0 comentários. Adicionar.

  1. ei mel,
    só agora conheci esse seu blog… mto bacana heim!

    bjinhos

    • Ei Julia, seja muito bem vinda, sempre! 🙂

  2. Nossa Mel, eu não sabia disso! Agora mais do que nunca vou buscá-los para o meu dia-a-dia!!

    • Não é interessante? Acho que esse fator tem muito a ver porque muitos dos alimentos orgânicos são vendidos mais perto do local de origem e na época, assim os alimentos ainda estão frescos, fator determinante para a quantidade de nutrientes num produto agrícola. Por isso é que falam que comer orgânicos é um plano de saúde preventivo!

      • O produto local com certeza é benéfico, Mel, mas nem todos os orgânicos são consumidos localmente. Basta dar uma olhada nos rótulos da Whole Foods 🙂 Fora que o Brasil exporta 70% da sua produção de orgânicos, principalmente para a Europa. As pesquisas sobre a maior quantidade de nutrientes nos orgânicos remetem à fertilidade do solo e capacidade de absorção de água.

        • Valeu pelo esclarecimento, Jo. Acho que sou eu que me preocupo mesmo em não ficar comprando bananas do Equador ou morangos do México hehehehe

        • Mas a água de coco é do Brasil :oP

  3. Lulu

    Vivendo e aprendendo! Great!!
    XOXOXOXO
    Miss you!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços