O que é ser mulher?

Share this:

Desde muito pequena me lembro já passar pela experiência de filosofar sobre minha existência: “quem sou eu?”. Uma pergunta a ser respondida por uma vida inteira, não é mesmo?
Nos últimos anos, esta pergunta tem se concentrado, para mim, na resposta: “Sou uma mulher”. Por tanto tempo da minha vida eu ignorei, neguei, xinguei, e violentei este fato, que minha mulherzinha interior estava tão murchinha, sem voz nem expressão, que tive que trazê-la de volta à vida com uma equipe de resgate.
São tantas as razões que levam a nós, mulheres, renegarmos nossa feminilidade: cultura familiar, circunstâncias violentas e traumáticas, sociedade machista, mercado de trabalho, etc etc, que muitas de nós nos privamos e somos privadas de exercitar, abraçar e desenvolver nossas características femininas.
Desde nosso corpo, que aguenta hoje uma ditadura da perfeição e dos medicamentos, passando por nossa carreira, que deve seguir a ditadura do poder e do dinheiro, até nossas emoções, que por muitas vezes são reprimidas, ignoradas e reepreendidas (até por nós mesmas!).
Neste Mês da Mulher, sugiro uma reflexão: quem somos nós, mulheres do mundo contemporâneo? Resgate os valores do feminino com as mulheres da suas vida, e celebre o fato de que vocês compartilham de algo mágico: SER MULHER!

Fonte: Jornal O Hoje, pg 04.

Outro Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços