Os Benefícios dos Alimentos Orgânicos

Share this:

Aproveitando que estamos na Semana do Meio Ambiente, chamei a Renata Pryor, uma brasileira radicada nos EUA, também Coach de Saúde como eu, para deixar seu recado aqui no blog. Ela fala sobre uma das ações mais importantes que você pode fazer para o Meio Ambiente e para seu corpo: consumir alimentos orgânicos.
Confira suas dicas e uma receita muito simples e deliciosa com a frutinha favorita da estação, o morango.
O morango, quando cultivado da forma convencional, é um dos alimentos mais contaminados por pesticidas. Portanto, na hora de se deliciar com essa jóia vermelhinha cheia de antioxidantes, dê preferência para o orgânico.

Os Benefícios dos Alimentos Orgânicos

Quando lembro da minha infância, penso nos meus avós. Lembro-me de passar minhas férias de final de ano com eles na fazenda no interior do Rio de Janeiro. Lembro-me da comidinha caseira da minha avó feita com todos os ingredientes frescos da horta. Ah, tempo bom… O mais interessante é pensar que eu estava consumindo alimentos orgânicos e não sabia. E por falar nisso, quero compartilhar as diferenças entre Produtos Orgânicos e Produtos Convencionais:

  • Os orgânicos são aqueles isentos do uso de agrotóxicos, fertilizantes, adubos e aditivos, preservando o solo através da reciclagem do material orgânico, onde os nutrientes são gradualmente disponibilizados às plantas através da ação de microorganismos do solo, sem agredir o solo e a natureza, mantendo a energia renovável.
  • Os convencionais são produtos selecionados para altos rendimentos, onde requer agrotóxicos, a monocultura, degradação do solo, contaminação de cursos d’água, alta dependência externa de insumos e energia renovável, a contaminação de trabalhadores rurais e consumidores por usos indevidos de agrotóxicos e aditivos.

Veja 3 motivos para consumirmos orgânicos:

  • São mais nutritivos e possuem em média 2,5 vezes mais nutrientes minerais que os alimentos convencionais;
  • Têm sabor e aroma mais intensos, o sabor dos alimentos orgânicos está preservado da interferência de produtos químicos;
  • Preservam a saúde, pois não contém organismos geneticamente modificados, pesticidas, antibióticos ou hormônios.

Hoje em dia muitos de nós temos consumido alimentos processados (aqueles que não podem ser obtidos através da natureza, ex.: doces, salgados e alimentos industrializados). Temos trocado nutrição por conveniência, e as consequências disso são doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e outras mais.
Precisamos consumir alimentos que irão prover os nutrientes necessários para os nossos corpos, daí a importância de consumirmos alimentos de qualidade, como, por exemplo, os orgânicos.

E depois de todas essas informações, que tal uma receita de um Smoothie Orgânico de Morango, Gengibre e Espinafre? Anota aí:

1 copo de morango
2 copos de espinafre
2 copos de água
1 pedacinho de gengibre

Bata tudo no liquidificador e desfrute!

Confira mais dicas da Renata no seu blog renatapryor.healthcoach.integrativenutrition.com

Outro Post

Aqui temos 1 comentário. Adicionar.

  1. Eliana Dias gomes

    olá tudo bem?
    Meu nome é Eliana e estou fazendo um trabalho de conclusão de curso,com o tema alimentos organicos na gastronomia.Gostaria de mais informações se possivel,ou falar com a senhora pessoalmente pra entrevista-la.
    Por favor me respomda no email; malukete_the_cat@hotmail.com
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços