Para esquentar o inverno

Share this:

Prepare receitas de comidas quentes e saudáveis nos dias frios

É uma delícia receber os amigos em casa, principalmente no inverno, quando queremos um ambiente mais caloroso – no clima, nas conversas e até nos pratos servidos. Aproveita a visita dessas pessoas queridas para preparar comidinhas deliciosas e saudáveis, o que elimina aquela culpa de “comer o que não deve” e deixa o momento ainda mais prazeroso.

Aqui coloco uma sugestão de menu com entrada, prato principal e sobremesa, mas que podem virar petiscos servidos com palitos ou em porções pequenas. Você pode preparar tudo com antecedência e reaquecer no momento de servir. Também é possível otimizar o tempo de cozimento, preparando o prato que vai ao forno primeiro e, enquanto o assada, cozinhar o outro. A sobremesa pode ser feita na hora, para os convidados interagirem no preparo.

Entrada: Cubinho Dourados de Batata-doce

Preparo: 10 minutos | Cozimento: 50 minutos | Pronto em: 60 minutos | Serve 4 pessoas
Ingredientes

– 2 batatas-doces grandes

Batata-doce baixa

– Azeite, sal e pimenta

– Suco de meia laranja lima

– 1 colher de sobremesa de mel

– Alguns dentes de alho inteiros com casca

– 4 ramos de alecrim pequenos e de tomilho

– ½ xícara de amêndoas cruas inteiras

– Salsinha picada para decorar

Modo de preparo

Ligue o forno na temperatura máxima para pré-aquecer. Tenha já em mãos um refratário grande. Corte as batatas-doces em cubinhos iguais de cerca de dois dedos de largura. Coloque-as no refratário, regue com azeite, suco de laranja e tempere com mel, sal e pimenta. Depois coloque os dentes de alho e misture bem. Coloque no forno e asse por meia hora em fogo alto. Com o fogo ainda aceso, retire o refratário do forno e misture bem novamente. Asse por cerca de mais 20 minutos, acrescentando as ervas e as amêndoas. Retire quando os cubinhos de batata-doce estiverem dourados e as amêndoas levemente tostadas. Sirva em uma travessa salpicando salsinha por cima, para as pessoas se servirem com as mãos ou palitos.

Prato Principal: Polenta com Molho Vermelho de Cogumelos

Preparo: 10 minutos | Cozimento: 30 minutos Pronto em: 40 minutos | Serve 4 pessoas
Ingredientes para a polenta

– 2 xícaras de fubá

– 6 xícaras de água

– Sal marinho a gosto

Ingredientes para o molho

– 2 xícaras de polpa de tomate, tomate pelado ou tomates picados sem pele e sem sementes

polenta baixa

– 200g a 300g de cogumelos frescos picados (champignon, shiitake, shimeji, portobelo, ou outro de sua preferência)

– 2 a 4 dentes de alho picado

– ½ pimenta dedo-de-moça picada

– 10 raminhos de tomilho fresco ou 1 colher de chá de seco

– Sal marinho a gosto

– Azeite

– Salsinha picada para decorar

Modo de preparo

Pegue uma panela média e uma tigela média de inox. A tigela deve encaixar na panela para ficar em banho-maria. Na tigela, misture fubá, sal e água, até incorporar tudo. Encha a panela com 1/4 de água, coloque a tigela por cima, acenda o fogo, e tape a tigela com a tampa da panela (encaixe sem deixar sair o vapor) ou papel-alumínio. Tenha uma colher de pau à mão para mexer a polenta de 10 em 10 minutos, durante cerca de 30 minutos a uma hora, dependendo da cremosidade que queira.

Em uma panela média, unte o fundo com um pouco de azeite, coloque o alho e a pimenta, e refogue de 30 segundos a um minuto em fogo médio. Acrescente os cogumelos e mexa bem, deixando-os murchar e ficarem úmidos. Inclua os tomates e um pouco de água, se necessário. Tempere com o sal e o tomilho e deixe cozinhando em fogo baixo de 10 a 30 minutos, dependendo de quão apurado você queira. Vá acrescentando um pouco de água ao longo do cozimento, caso comece a ficar muito grosso.

Sirva a polenta em tigelinhas, canecas ou xícaras pequenas, com o molho por cima, um fio de azeite e um pouco de salsinha. Faça tudo com antecedência, apenas esquente no momento de servir, acrescentando um pouco de água na polenta e no molho para reidratar.

Sobremesa: Fondue de Chocolate

Preparo: 5 minutos | Cozimento: 10 minutos | Pronto em: 15 minutos | Serve 4 pessoas

IngredientesFondue

– 200g de chocolate amargo, com no mínimo 70% de cacau. Escolha uma marca que não use ou use poucos aditivos

– 3/4 de xícara de leite de coco

– Mel a gosto

– Uma pitada de sal marinho

– Algumas gotas de essência natural de baunilha ou 1/2 fava de baunilha (opcional)

– Muitas frutas frescas e secas em pedaços

Modo de preparo

Coloque o leite de coco para esquentar um uma panela funda de fundo grosso, em fogo baixo. Quando o leite começar a formar pequenas bolhas, querendo ferver, junte o chocolate em pedaços pequenos. Desligue o fogo e mexa bem até derreter e incorporar todo o chocolate. Rapidamente tempere com mel, sal e baunilha, mexendo bem, e coloque na panelinha com o rechaud aceso. Caso não tenha o conjunto de fondue, sirva em uma tigela, porém sabendo que o creme vai engrossar à medida que esfria. Usando os garfos ou palitos de churrasco, mergulhe as frutas no fondue e delicie-se sem culpa.

Publicado em: Personare / MSN

Outro Post

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços