Pasta Primavera

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Essa receita de macarrão, na verdade, foi uma das minhas primeiras tentativas na cozinha. Não tem mistérios e pode facilmente ser adaptada para uma versão com proteína animal, acrescentando tirinhas de carne refogada ou frango desfiado ou acompanhando um filé de peixe grelhado. Lembrando de dar preferência para comprar os produtos orgânicos.

Porção para uma pessoa
Tempo de preparo: cerca de 30 minutos

– 150 a 200g de macarrão curtotrigo integral ou de quinoa, que você acha na sessão de produtos naturais do supermercado ou no Hortifruti.
– Uma abobrinha pequena – eu prefiro aquelas de casca verde-escura, que são menos aguadas, mas pode ser qualquer uma. Abra ao meio e retire as sementes, raspando com uma colher. Corte em tirinhas do mesmo comprimento do macarrão.
– 1 tomate bem maduro – retire a pele e as sementes e corte em em tirinhas do mesmo comprimento do macarrão. Você pode usar também tomates pelados italianos enlatados. Eles são muitos saborosos e mantém muito das propriedades nutricionais originais, além de não ter conservantes.
– 1 dente de alho grande – com a lâmina da faca deitada em cima do dente de alho, pressione contra a tábua de corte até a casca ‘estourar’, assim ela sai fácil. Corte em lâminas finas ou pique bem.
– 4 azeitonas pretas picadas – com a lâmina da faca deitada em cima da azeitona, pressione contra a tábua de corte até ela ‘estourar’, assim o caroço sai fácil. Corte em lâminas finas ou pique bem.
– Manjericão fresco – pode ser o seco, ou orégano, ou tomilho, ou todos os 3 juntos! Se usar ervas frescas, apenas acrescente-as no final da preparação. Se usar as secas, acrescente após colocar os vegetais na preparação.
– Salsa fresca picada – para finalizar o prato.
– Azeite de oliva extravirgem – um pouco para o cozimento dos vegetais, e mais um pouco para finalizar o prato.
– Queijo parmesão para ralar – compre um pedaço e rale na hora de finalizar o prato. Ou substitua por ricota esfarelada ou pedaços de mussarela de búfala.
– Sal – para a cozinhar o macarrão e, se necessário, para temperar os vegetais.
– Pimenta – para temperar os vegetais. Pode ser do-reino ou calabreza.

Em uma panela grande, ferva bastante água (cerca de 4x o volume de macarrão). Acrescente o sal e o macarrão e siga as instruções de cozimento da embalagem. Experimente o macarrão cerca de 1 minuto antes do tempo total de cozimento. Se ele estiver firme, mas sem estar esbranquiçado no meio, está al dente. Escorra e enxágue em água da torneira para parar o cozimento. Reserve.
Enquanto o macarrão cozinha, vá picando os demais ingredientes.
Usando a mesma panela, aqueça o azeite e refogue o alho levemente, até ele soltar o aroma, o que ocorre em cerca de 30 segundos. Acrescente a abobrinha picada, tempere com sal e pimenta, e refogue por cerca de 1 minuto em fogo médio. Acrescente as azeitonas e o macarrão para que sejam aquecidos, e em seguida o tomate, refogando por cerca de 1 minuto. Desligue o fogo e acrescente as folhas de manjericão fresco.
Sirva em um prato fundo, finalizando com salsa picada, azeite, e ralando o parmesão por cima. Decore com folhas de manjericão e Mangia Bene (Bom Apetite)!

Use sua criatividade e seu gosto, substituindo a abobrinha por outros vegetais (ou acrescentando), como brócolis, couve-flor, rúcula, espinafre, ervilha-torta, ou qualquer um de cor verde para fazer um bonito contraste com a massa e o tomate. Se você restringe o consumo de sal, evite as azeitonas e o queijo, e capriche nas ervas frescas. Se você tem sensibilidade ao glúten, consuma o macarrão de quinoa ou de milho ou de arroz.

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