Pizza pode oferecer nutrição emocional

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Comida é sociável e deve ser compartilhada com uma boa conversa


Acompanhe esta cena comigo: minha melhor amiga e eu, em Nápoles – Itália, a capital mundial da pizza, sentadas em uma mesa com vista privilegiada para o forno da pizzaria mais antiga do mundo (aquela citada no livro “Comer Rezar Amar”). A pizza chega e a porção individual é do tamanho de dois palmos meus esticados. O aroma dos ingredientes é inebriante, o queijo borbulhante e elástico causa salivação instantânea, a massa tem uma textura que apenas o trigo, a água e o forno do local são capazes de criar. Apenas famílias italianas ao nosso redor conversando alegremente, e na minha frente uma das minhas pessoas favoritas em todo o mundo.

Agora eu lhe pergunto: o que é mais importante pensar ao vivenciar tudo isso?

pizza

a – Quantas horas de academia eu vou precisar fazer para gastar todas essas calorias? Carboidratos? Gorduras? Engordei só de pensar.

b – Mas trigo refinado e laticínios não podem provocar um monte de problemas de saúde? E quanto aos fornos à lenha que adicionam substâncias cancerígenas?

c – Mas pizza não é junk food? Jamais conseguirei comer isso sem culpa.

d – E se eu escolher me nutrir de tudo o que está à minha volta neste momento, e honrar este alimento como símbolo desta linda experiência?

Como a pizza é uma das comidas favoritas de muita gente, quero tirar a culpa, deixar o tabu de lado e fazer você usar o alimento como uma forma de ganhar saúde.

Do que você se alimenta?

Um dos pontos principais na Saúde Integrativa é o conceito de alimentação primária, que nada mais é que tomar consciência de que nos nutrimos muito mais do que apenas com comida. Nossas relações pessoais nos nutrem, assim como nossa carreira, nossa criatividade, nossos sonhos, e nossa espiritualidade. Ou seja, cada aspecto da nossa vida é importante para nos sentirmos nutridos plenamente.

Tanto que, quando nos sentimos contentes e vivendo uma experiência muito prazerosa, como por exemplo estar apaixonado, é muito comum até esquecermos de comer. Ou, quando levamos um fora, queremos devorar uma barra inteira de chocolate. Podemos ter o apetite saciado por estarmos felizes, ou podemos comer sem parar para preencher um vazio emocional interior.

O ponto-chave, portanto, é justamente usar com sabedoria essa via de mão dupla. Vamos voltar à pizza. É claro que comer pizza todo dia não faz ninguém mais saudável. E se resgatássemos o ritual da pizza e fizéssemos isso nos nutrir com alimentação primária? Pizza é uma comida altamente sociável, feita para ser compartilhada junto com uma boa conversa. É para ser uma ocasião especial, para ser degustada com calma e gosto, em um lugar especial para você, seja pela qualidade dos ingredientes, seja porque a pizzaria tem apego emocional para você, seja porque é uma experiência que nunca mais vai se repetir.

Isso também acontece com o almoço em família no domingo, aou comida da avó, em viagens… Existem momentos que você pode determinar que a prioridade é a alimentação primária, e que você pode deixar as regras, proibições e culpa do lado de fora da porta (e nunca mais pegar de volta, aliás!) e abraçar o momento presente com alegria.

Justamente por a pizza ser a minha comida favorita, eu tenho alguns requisitos para poder aproveitar com intensidade cada momento que escolho degustar uma.

  • Que tal, quando bater um desejo muito grande, escolher ir anos lugares que você já sabe que comerá uma pizza que adora?
  • Que tal escolher comer pizza acompanhada de boas companhias? E aproveitar comemorações que as pessoas escolhem fazer em uma pizzaria para comer pizza?
  • Que tal fazer escolhas inteligentes de quantidade, sabores, e de acordo com o que comeu anteriormente naquele dia? Se você vem comendo adotando uma alimentação composta basicamente de vegetais e integrais, não terá tanto impacto escolher uma pizza calabresa, ou comer mais de dois pedaços. Se já comeu outras vezes fora da sua rotina saudável naquela semana, escolha opções com vegetais e de massa integral. Passe a perguntar se existe a opção de massa integral, e, se não houver, faça a sugestão para a pizzaria passar a oferecer, inclusive sabores com mais vegetais, como abobrinha, berinjela, pimentão, e cogumelos.
  • Que tal montar a sua própria pizza com os ingredientes mais saudáveis que estiverem no cardápio? E que tal experimentar um dia pedir uma pizza sem queijo e com todos os vegetais disponíveis na casa?
  • Que tal sempre incluir uma folha verde na sua pizza? No mínimo, toda pizzaria hoje em dia tem pelo menos salsa e rúcula. Peça para incluir uma porção generosa em cima de qualquer sabor que você escolher. Desta forma, você vai comer uma das duas porções diárias recomendadas de vegetais, e ainda vai consumir fibras e nutrientes que vão ajudar seu organismo a processar os ingredientes que não são saudáveis.

Você pode usar esta técnica com qualquer uma de suas comidas favoritas, e passar a aproveitar muito mais as experiências maravilhosas que elas podem oferecer, muito além do sabor.

Publicado em: Personare / MSN / Personare Portugal / MdeMulher / Portal RBS / Clube da Vida Moderna

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