Receitas

Receita de Batata-doce express

Share this:

Um jeito diferente e rápido de preparar essa raiz tão celebrada na culinária saudável

A batata-doce é a queridinha de que busca mais saúde e ficar em forma. Ao contrário de uma homônima, a batata inglesa, a batata-doce traz muito mais benefícios para nossa saúde. Além dela nos fornecer energia estável e ajudar no trânsito intestinal, ela ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e a controlar os desejos por doces, e é campeã Anti-TPM.

Mas por causa da sua textura, muitas vezes demora muito para cozinhar (veja aqui outras receitas que levam esse ingrediente). Uma forma de usá-la em uma preparação rápida e prática é ralando, assim o tempo de cozimento fica mais curto, além de dar uma nova textura para esse vegetal.

Batata-doce express

Tempo de preparo: 5 min | Tempo de cozimento: 15 min | Serve: 1 pessoa

Ingredientes:

  • 1 batata-doce média (ou iacon)
  • 2 a 3 dentes de alho laminados
  • sal marinho a gosto
  • pimenta-do-reino a gosto
  • 1/2 colher de chá de alecrim fresco (opcional)
  • azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Descasque e corte o alho em fatias finas. Rale a batata-doce em um ralo grosso com casca e tudo (higienize bem antes). Você pode usar um processador de alimentos para fazer essa tarefa. Misture bem os dois, temperando com sal e pimenta.
Em uma assadeira untada (de vidro ou inox. Se quiser, forre com papel-manteiga ou tapete de silione) com um pouco de azeite, espalhe bem a mistura numa camada bem fina. Regue com um pouco de azeite. Coloque no forno e asse por 10 minutos. Misture novamente e espalhe em uma camada fina, e volte ao forno por mais 5 min.
Para mais cor, sabor, textura e nutrientes, sirva junto com alguma folha verde, como couve refogada, salsa picada, ou outra de sua preferência.
Sirva no café-da-manhã, acompanhado de ovos ou castanhas picadas, para começar o dia com uma refeição equilibrada. Ou como acompanhamento em qualquer refeição.
Essa receita também serve para fazer mandioca/aipim ou manquioquinha/batata baroa.

Imagem e receita inspirada: forksoverknives.com

Outro Post

Aqui temos 1 comentário. Adicionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços