Receitas

Receita de bolo de tangerina e amêndoas

Share this:

Preparação agrada até quem não está buscando alimentação saudável

A combinação campeã de tangerina e amêndoas que eu falei na receita de cookies volta nesta receita com um bolo que já virou o favorito entre família e amigos. Não importa se você busca uma alimentação saudável ou se torce o nariz para receita natureba, esse bolo agrada.

Eu vi uma receita no website da Luana Budel, feito com outras frutas cítricas. Fiz, aprovei, e logo minha mente, sempre em busca de novidades, pensou: mal posso esperar a época das tangerinas para experimentar usar nessa receita. Eu fiz a substituição e ficou simplesmente maravilhoso.

O perfume é inebriante, a textura molhadinha, e ainda por cima não é que o danado do bolo faz muito bem para a saúde? Além dos benefícios de que eu falei na receita dos cookies sobre os óleos essenciais da casca, aqui estamos usando a fruta integralmente, reunindo também o impacto positivo das fibras e do sumo. Regula os intestinos, ajuda na manutenção do peso, na TPM e outros distúrbios hormonais, na saúde cardíaca e regulando a glicose do sangue, além de agir diretamente nos estados inflamatórios do organismo, evitando inclusive câncer.

Quando vamos usar a casca das frutas, se faz ainda mais importante que sejam orgânicas/biodinâmicas, já que a maior concentração dos pesticidas fica nelas. Assim, não apenas evitamos os malefícios desses venenos, como nos beneficiamos da sua riqueza de nutrientes e fibras.

Bolo de tangerina e amêndoas

Ingredientes:

  • 3 tangerinas lavadas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
  • 4 ovos
  • ¾ xícara de melado de cana
  • 2 ½ xícara de farinha de amêndoas*
  • 1 pitada de sal não refinado
  • 1 colher de chá bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de sementes de chia

Modo de preparo:

Em uma panela funda, coloque duas tangerinas inteiras, e encha de água até cobri-las. Ferva até ficarem bem macias. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180ºC e unte com azeite uma forma de 23 cm de diâmetro.
No processador, bata as tangerinas até virar um “creme” (se achar que fica um pouco amargo, você pode parti-las depois de cozidas, e retirar o miolo central branco e as sementes). Adicione as raspas de uma tangerina crua, ovos, melado, azeite, sal, bicarbonato, chia, e pulse até misturar bem. Você pode também bater a farinha de amêndoas no processador, ou incorporar ao creme em uma tigela para manter uma textura mais interessante. Leve ao forno, e asse por cerca de 30 a 40 minutos, ou até ficar dourado e totalmente cozido no centro.

*Caso não encontre, faça a farinha de amêndoas batendo no processador as inteiras ou laminadas, raspando as laterais, até virar farinha.

Imagem: theviewfromgreatisland.com

 

Outro Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços