Receitas

Receita de cookies de amêndoas e tangerina

Share this:

Biscoito usa fruta da estação em preparação simples e saudável

Tangerina, mexirica, bergamota, poncã, são várias as denominações dessa fruta cítrica que muda um pouco de características, formatos e formas de usar, mas que é uma das grandes estrelas do inverno. Muito conhecida por seu aroma característico e perfumado, nesta receita vamos usar uma parte muitas vezes ignorada dessa fruta.

Ela é cheia de vitaminas e minerais importante para reforçar nossa imunidade, prevenir o envelhecimento precoce da pele e contribui para uma aparência mais saudável, dá mais vida e brilho ao cabelo, ajuda a absorver o ferro (importantíssimo para quem menstrua, quem está grávida, ou quem tem fadiga crônica), entre outros benefícios.

Mas em sua casca que estão os seus poderosos óleo essenciais, que detém todos esses benefícios potencializados. E seu aroma inclui o poder de levantar o astral e a energia, melhorando o humor, trazendo calma para quem está estressada ou para quem sofre com alguma situação de perda/luto.

Combinada com duas excelente fontes de proteínas e gorduras, as amêndoas e os ovos (orgânicos/caipiras preferencialmente), esse lanchinho é perfeito para o meio da tarde ao até mesmo para começar o dia de bom humor.

Cookies de amêndoas e tangerina

Tempo de preparo: 5 min | Tempo de cozimento: 10 a 15 minutos | Serve: 15 a 20 biscoitos 

Ingredientes

2 ½ xícaras de amêndoas
½ xícara de óleo de coco
½ xícara de açúcar de coco (ou mascavo escuro)
2 ovos (retire a pele da gema para eliminar o cheiro de ovo)
1 colher de sopa de raspas de tangerina (ou mixirica, ou bergamota)
½ colher de chá de sal não refinado
opcional: 1 colher de chá de extrato de baunilha natural

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Em um processador de alimentos, moa as amêndoas até ficar em uma textura de farofa grossa. Adicione os demais ingredientes e bata até que fiquem incorporados de forma homogênea, raspando as laterais.
Em uma travessa de inox rasa, cubra com papel-manteiga, e coloque uma colherada de sopa cheia da mistura para fazer um biscoito, deixando cerca de dois dedos de distância entre eles.
Asse na grelha do meio do forno por 10 a 15 minutos, até que as bordas dos biscoitos comecem a dourar. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de retirar do papel-manteiga e deixar esfriar. Guarde em recipiente de vidro hermeticamente fechado por até uma semana.

Imagem e receita inspirada: thenourishinggourmet.com

Outro Post

Aqui temos 7 comentários. Adicionar.

  1. Flavia fernandes

    Posso substituir a farinha de amendoas pela farinha integral? Se puder, qual a quantidade?

    • Melissa Setubal

      Flavia, não saberia te responder, pois o resultado ficaria completamente diferente, tanto em termos de textura e sabor, quanto em termos de benefícios. Por que razão você quer fazer a substituição?

  2. Flavia Fernandes

    Eu entendo a importância da amêndoa…. É que estou buscando P fazer em uma festinha – e seriam muitos – e o preço da amêndoa deixa proibitivo…. Então pensei em usar farinha integral e picar umas amêndoas e incorporar na massa. Tem como?? 🙂

    • Melissa Setubal

      Ah tá. Agora entendi. Eu procuraria uma outra receita com base de trigo e incluiria os elementos cítricos 😉

  3. Larissa

    Posso utilizar sementes de girassol?

    • Melissa Setubal

      pode sim, sem casca, cruas. vai ficar um sabor e textura diferentes, e terá de adequar as quantidades 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços