Receitas

Receita de Creme de Avelã com Cacau

Share this:

Você pode transformar uma guloseima comum num grande aliado da saúde.

Para uma chocólatra como eu, pesquisar e experimentar e comprar ingredientes especiais para fazer minhas sobremesas é uma diversão. Claro que nem sempre é fácil encontrá-los e o preço pode ser maior. Mas considero um excelente investimento, pois não apenas o sabor vai ser muito mais especial e diferenciado, como o valor nutricional será muito maior e seus benefícios para a saúde também
É o caso dessa receita, que transforma a ordinária “Nutella” em um alimento luxuoso, saboroso e lotado de nutrientes. Incluindo antioxidantes que nos ajudam a regular o peso e a fertilidade, espantar a TPM e outros sintomas da menstruação, dar mais energia e aumentar a capacidade cognitiva.
Usamos o liquor de cacau, que é o primeiro sub-produto das sementes de cacau, que são moída e se transformam numa pasta, que endurecida fica com a aparência de barra de chocolate, porém não tem nenhum outro ingrediente junto com o cacau. Ou seja, é 100% cacau de verdade. Usando também a manteiga de cacau, além de adicionarmos o aroma típico do chocolate, fornecemos gorduras importantes para o funcionamento de nossos hormônios e cérebro.

Creme de Avelã com Cacau

Tempo de preparo: 30 a 40 minutos | Tempo de cozimento: 20 minutos | Serve 6 a 8 pessoas

Ingredientes:

  • 2 xícaras de avelãs cruas
  • 3 a 5 colheres de liquor de cacau derretido (ou chocolate 85 a 100%)
  • 2 ½ colheres de sopa de melado de cana ou mel silvestre
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha natural (ou meia fava)
  • 2 colheres de sopa de manteiga de cacau derretida (ou óleo de coco)
  • 6 colheres de sopa de água morna
  • uma pitada de sal do himalaia (ou sal marinho)

Modo de fazer:

Em uma travessa rasa, toste as avelãs em forno pré-aquecido a 160/180ºC por 10 minutos ou até a pele começar a soltar. Retire do forno e, enquanto ainda estiver quente, coloque as avelãs dentro de um pano de algodão limpo e esfregue para retirar as cascas (não tem problema se ficar um pouquinho).

Em um processador, bata as avelãs até conseguir uma consistência cremosa (o que pode levar até 10 minutos, parando e raspando as bordas. Você pode colocar 1 colher de manteiga de cacau/óleo de coco para ajudar a deixar mais cremoso).
Em uma panela, coloque água para esquentar. Enquanto isso, pique o liquor de cacau/chocolate e coloque em uma tigela de aço inox grande o suficiente para colocar em banho-maria na panela sem deixar o fundo da tigela encostar na água, e sem deixá-la ferver. Assim que estiver totalmente derretido, retire do fogo, misture a baunilha, o melado/mel, o restante da manteiga de cacau/óleo de coco e mexa bem. Em seguida, misture o creme de avelã e a água até ficar homogêneo.
Guarde em um pote de vidro esterilizado com tampa em ambiente escuro e seco. Dura de uma semana a 2 meses.

Imagem e receita inspirada: livinghealthywithchocolate.com

 

Outro Post

Aqui temos 3 comentários. Adicionar.

  1. Oi Mel,
    Quero testar essa receita há tempos já, mas sempre esquecia de comprar as avelãs, mas não tenho liquor de cacau posso substituir por nibs de cacau? Posso derreter em banho maria e usar no lugar?
    Beijos,

    • Melissa Setubal

      Oi Sô, o melhor substituto para o liquor de cacau nessa receita é o chocolate mesmo, 100% melhor, mas até 75% já tá valendo, lembrando de ajustar a quantidade de adoçante natural, caso o chocolate já contenha açúcar. O nibs não derrete. O liquor é justamente os nibs moídos os suficiente para ter a propriedade para derreter. A não ser que você tenha o moedor específico em casa 🙂
      Beijos
      Mel

      • Oi Mel,
        Obrigado querida!
        Vou providenciar o liquor melhor, depois te conto o resultado.
        Beijos,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços