Receitas

Receita de massa de pizza de quinoa

Share this:

Sem glúten e fica pronta mais rápido que a entrega do disk-pizza

Se tem uma comida que parece ser quase unanimidade é a pizza. Com uma infinidade de combinações possíveis de sabores, uma coisa que é igual em qualquer pizzaria tradicional, é que a massa é feita de farinha de trigo. Mas a danada anda sendo taxada de junk food. E aí, como continuar aproveitando essa iguaria deliciosa? E que tal transformar de pizza de vilã a aliada da nossa saúde?

A primeira forma é começar pelo recheio. Ao pedir uma pizza ou fazer em casa, comece acrescentando aos seus sabores favoritos alguns vegetais muito nutritivos, como folhas verdes (rúcula, escarola, salsinha), abobrinha, beringela, e por aí vai.

Outra forma é experimentar outros tipos de grãos para fazer a massa. Como a quinoa, um super-grão muito celebrado por seus benefícios para o organismo, e que de quebra não contém glúten. E não é porque ele tem essa característica que ele faz bem. Vai muito além disso.

Ela vai agir na saciedade e na manutenção do peso, na melhor absorção de nutrientes, nos níveis de energia, tem ação anti-inflamatória e anti-envelhecimento, é uma ótima fonte de proteínas (principalmente para vegetarianas e veganas), ajuda no equilíbrio da glicose no sangue e hormonal, entre muitas outras ações preventivas e de tratamento.

Tanta coisa boa e ainda pode ser transformada em pizza! Escolha estrategicamente os ingredientes, e você tem uma ótima opção de lanche ou jantar que cai muito bem para as fases folicular (pós-menstrual) e ovulatória, oferecendo os tipos de nutrientes e energia necessários para o organismo nesse período. Cogumelos, abobrinha e tomate fatiados com manjericão, por exemplo, são uma ótima combinação.

Massa de pizza de quinoa

Tempo de preparo: 5 min | Tempo de cozimento: 20 min | Serve: 2 pessoas

Ingredientes

3/4 de xícara de quinoa em grãos
1/4 de xícara de água
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal não refinado
azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo

Deixe a quinoa de molho em bastante água em uma tigela de inox ou vidro por 8 a 12 horas. Escorra a água e enxague toda a espuma formada. Essa etapa é importante tanto para deixar o grão hidratado como para neutralizar antinutrientes.
Preaqueça o forno a 220ºC. Em um processador, coloque os ingredientes, exceto o azeite, e bata bem, raspando as laterais, até fica um creme úmido homogêneo.
Em uma forma redonda de 23 cm, unte com um pouco de azeite e cubra com um papel-manteiga cortado do tamanho do fundo da assadeira, também untando o papel com azeite. Espalhe a massa uniformemente, usando uma espátula ou pão-duro para isso.
Asse por 15 minutos, retire a massa da forma, retire o papel-manteiga, e vire a massa para assar do outro lado, assando por mais 5 a 10 minutos, até começar a dourar. Coloque o molho e recheio de sua preferência, e asse por mais 10 minutos.

Imagem e receita inspirada: almondsandavocados.com

Outro Post

Aqui temos 10 comentários. Adicionar.

  1. Otilia Souza

    Adorei seu site. Que bom que ti encontrei através do curso da EDUK e vou ti seguir muiiiito. Bjs.

    • Melissa Setubal

      Obrigada mais uma vez Otilia! Saúde e Amor pra você!

  2. Jerusa Luz

    Te conheci no curso da EDUK. Amei as receitas e vou experimentar todas, quero mudar a minha alimentação. Parabéns , vc é maravilhosa !
    Gostaria de saber o que vc diz sobre as vasilhas Tupper Ware, pois sou revendedora e uso mutio elas.

    Grata,

    Jerusa

  3. Alda Marai L V Lira

    Olá, Melissa!

    Assisti ao curso do Eduk “Cozinha prática e saudável para o dia a dia”, e fiquei encantada com voce, com seu jeito doce e seguro de transmitir as aulas, com suas receitas, demonstrando muito conhecimento e amor naquilo que faz tão bem!
    Adorei ter conhecido voce e seu trabalho lindo.
    Parabéns Melissa!

    • Melissa Setubal

      Que maravilhoso, Alda. Muito obrigada pela sua audiência e por tanto carinho! Muita saúde e Amor para você 🙂

  4. Pedro Primo

    Melissa,

    Sobre a massa de pizza com quinoa, a receita fala em 3/4 de quinoa( qual é a referência? 3/4 de um copo?)

    Atenciosamente

    • Melissa Setubal

      Sim, 3/4 de xícara! Obrigada por avisar. Vamos acertar!

  5. Raquel

    Boa noite. Conheci seu site pesquisando sobre somo melhorar a sop através da alimentação. Enfim descobri muitas coisas interessantes.
    Como funciona o coach? Sou uma pessoa que ama atividades físicas. Tenho me privado bastante de carboidratos. Mas queria algo mais direcionado e orientado.
    Aguardo contato.

    Raquel

    • Melissa Setubal

      Olá Raquel,
      Aqui você pode saber mais informações sobre como funciona o atendimento individual de saúde integrativa da mulher
      http://www.melissasetubal.com.br/sistema-ame-se-por-inteiro/
      Entre outras coisas, inclui o suporte para SOP que usa alimentação estratégica, consciência do ciclo menstrual, e a relação com as emoções para lidar com seus sintomas e causas.
      Acabei de abrir a seleção para novas vagas, então sugiro se inscrever na lista de espera logo pra garantir sua vaga ainda para esse trimestre 😉
      Saúde e Amor <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços