Receitas

Receita de Muffin de Avelã e Chocolate

Share this:

Sobremesa leva ingredientes que combatem a cólica menstrual, TPM e equilibram o peso

Quando a gente pensa em cólica e ganho de peso a gente nunca pensa que uma sobremesa vai poder ajudar nisso tudo, né? Pois essa vai. Ela leva um ingrediente que não apenas é delicioso como dá sensação de saciedade e acalma as contrações uterinas típicas dos primeiros dias de menstruação: a avelã.

Essa oleaginosa contém diversos nutrientes, como magnésio, vitamina E e gorduras benéficas para o equilíbrio hormonal, no relaxamento muscular e com ação anti-inflamatória de forma geral. Combinada com o chocolate a a banana, potencializa ainda mais o seu poder contra essa dor que nos aflige todos os meses.

Muffin de Avelã e Chocolate

Tempo de preparo: 45 minutos | Tempo de cozimento: 15 minutos | Serve 9 muffins

Ingredientes

2 1/2 xícaras de avelãs
1/2 xícara de cacau em pó
1/4 de xícara de pedacinhos de chocolate 75% ou mais
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de bananas
2 ovos (sem a pele da gema)
3 colheres de sopa de melado de cana
1 colher de sopa de vinagre de maçã
1/2 colher de chá de extrato de baunilha natural (opcional)

Modo de fazer

Em uma travessa rasa, toste as avelãs em forno pré-aquecido a 160/180ºC por 10 minutos ou até a pele começar a soltar. Retire do forno e, enquanto ainda estiver quente, coloque as avelãs dentro de um pano de algodão limpo e esfregue para retirar as cascas (não tem problema se ficar um pouquinho).
Em um processador, bata as avelãs até conseguir uma consistência cremosa (o que pode levar até 10 minutos, parando e raspando as bordas. Você pode colocar 1 colher de manteiga de cacau/óleo de coco para ajudar a deixar mais cremoso). Coloque a pasta de avelã numa tigela grande e incorpore o cacau em pó e o bicarbonato. Acrescente o chocolate em pedacinhos.
Bata as bananas, ovos, melado, vinagre de maçã e baunilha no processador até ficar cremoso e homogêneo. Misture bem à pasta de avelã. Em uma forma para muffins com 9 espaços, coloque as forminhas de papel ou silicone (ou forre com papel manteiga) e coloque a massa até um pouco mais da metade do espaço, alisando o topo, e colocando uma avelã no centro de cada e salpicando mais pedacinhos de chocolate.
Asse a 180ºC por aproximadamente 12 a 15 minutos, ou até espetar um palito no centro e sair sequinho. Retire da forma e deixe esfriar.

Imagem e receita inspirada: livinghealthywithchocolate.com

Outro Post

Aqui temos 2 comentários. Adicionar.

  1. Giovana Busnardo

    Esse muffin deve ser uma coisa! Como várias outras receitas que você nos sugere, vou experimentar fazer. Muito obrigada por seus textos e dicas semanais. Gosto muito! Tem mais ou menos um ano que recebo suas newsletters e é impressionante as minhas identificações com você e com suas experiências. Até a próxima querida!

    • Melissa Setubal

      Olá Giovana, grata a você por acompanhar meu trabalho. Fico muito feliz em saber que posso te apoiar de alguma forma. Um abraço carinhoso cheio de saúde e amor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços