Receitas

Receita de Óleo de Coco caseiro

Share this:

Faça você mesma usando o coco seco e economize.

Durante a transmissão ao vivo do meu curso online Cozinha Prática e Saudável para o dia a dia, me perguntaram se eu conhecia a receita para fazer óleo de coco em casa. Eu estou falando aqui no blog muitas vezes sobre os benefícios desse alimento. Mas eu nunca antes havia pensado que se poderia produzir o próprio em casa a partir do coco seco.

Eis que duas alunas do curso prontamente enviaram suas receitas e compartilho aqui com vocês. Muito obrigada Isa Da Anunciação Silva e Kamila Oliveira por suas contribuições.

Óleo de coco caseiro

Tempo de preparo: cerca de 15 minutos | Tempo de geladeira: 3 horas | Tempo de cozimento: cerca de 10 minutos | Rendimento: 50 a 60 ml de óleo

Ingredientes

3 cocos secos
água filtrada

Modo de preparo

Retire o coco seco da casca (ou compre já descascado). Faça o leite batendo o coco picado no liquidificador com agua até cobrir. Coe em um pano de algodão limpo ou saco para leite vegetal de voal para retirar o máximo de bagaço possível.
Guarde o leite na geladeira até resfriar totalmente, por cerca de três horas, até formar uma camada branca bem grossa em cima e o líquido ficar em baixo. A nata é a base para fazer o óleo. Coloque-a em uma panela funda e deixe no fogo. Vá observando a formação de uma pasta no fundo da panela e do óleo transparente visível acima.
Quando a pasta branca que se forma ao fundo começar a ficar um pouco escurecida, o óleo já se destaca transparente por cima. Coe em peneira de metal fina em um recipiente de inox e transfira resfriado para uma vidro limpo. Guarde fora da geladeira. Ele pode ficar esbranquiçado e mais firme se a temperatura do ambiente estiver mais fria.

Você pode seguir também essa receita aqui:

Lembrando que com essas duas receitas, por usar método de aquecimento, você não tem um óleo extravirgem, que vem a partir da prensagem à frio, que é mais trabalhosa.

Com a sobra você pode fazer farinha de coco para usar em diversas receitas como essa aqui de brownie. Ou comer com farinha e adoçar como é tradição no Nordeste.

Olha como a galera da região usa o óleo de coco:

Para os cabelos: Antigamente, o óleo de coco era muito usado no cabelo como essas hidratações usadas hoje em dia. Também se usava diariamente para arrumar o cabelo, como não existia gel, pomada ou fixador, as pessoas passavam para arrumar um coque rabo de cavalo por exemplo. Também passavam assim por cima do cabelo arrumando com a mão para baixar o volume.

Para a pele: Na pele, se usava hidratar pele ressecada, como por exemplo no calcanhar e cotovelos. Já no uso medicinal, servia para melhorar a cicatrização de ferimentos, usava-se ao redor do peito antes e durante a amamentação para cicatrizar aquelas rachaduras e ferimentos. Como também para cicatrização do cordão umbilical.

Para dor de ouvido: Esquentar na chama do fogão uma colher com um pouquinho de óleo. Quando fica morninho, molhar um pedacinho de algodão e colocar no ouvido.

Para gripe e tosse: Usar uma colher de chá de óleo de coco em jejum pela manhã e logo em seguida tinha que tomar banho quante. Elimina toda a secreção (catarro) do peito. ”

Veja mais sobre os benefícios e muitas receitas com o óleo de coco aqui.

Imagem: myfashioncents.com

Outro Post

Aqui temos 1 comentário. Adicionar.

  1. Angela

    Excelente, vou tentar fazer. Muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços