Receitas

Receita de quinoa para café da manhã

Share this:

Uma opção que dá energia estável para o dia inteiro e equilibra o peso e os hormônios

Quantas de nós começam a comer de forma mais saudável e acha que pão light com queijo branco é uma ótima opção de café da manhã. Não que pão e queijo não possam ser opções saudáveis, mas existe um mundo a se descobrir quando se trata da primeira refeição do dia.

Seja porque já acordamos sempre com pressa de sair, ou porque a cama chama mais que a fome, ou porque não temos ideia do que preparar além da combinação famosa acima, o que comemos no desjejum impacta como vamos nos sentir no restante do dia inteiro.

Se comemos algo pobre em nutrientes importantes, como fibras, proteínas, vitaminas e minerais, muito provavelmente vamos começar a sentir fome na metade da manhã, nossa energia vai decaindo ao longo do dia, principalmente depois do almoço ou por volta das 6 horas da tarde, nosso humor vai ficando irritado, e nossos hormônios e peso acabam ficando bagunçados ao longo do tempo.

Então, te convido hoje a começar a abrir os horizontes do tipo de comida que você pode se alimentar pela manhã.

Basicamente, podemos comer qualquer comida em qualquer horário do dia. Nos países asiáticos, por exemplo, não há muita distinção do que se come pela manhã das demais refeições do dia.

Quem já me acompanha aqui já sabe que recomendo sucos e vitaminas especiais, mingau de aveia, ovos pela manhã. Hoje, vamos entrar num nível mais avançado do café da manhã saudável: mingau de quinoa.

Mingau de Quinoa

Tempo de preparo: 5 min | Tempo de cozimento: 10 a 15 min | Serve 1 pessoa

Ingredientes:

1/3 xícara de quinoa em grãos branca (pode ser flocos também)
1 xícara de água (ou de leite de amêndoas)
1 colher de chá de canela
1/4 colher de chá de noz moscada
1 banana madura picada
1 a 2 colheres de sementes de girassol
melado de cana ou açúcar de coco para adoçar
1 pitada de sal marinho não refinado

Modo de preparo:

Na noite anterior, deixe a quinoa de molho em água filtrada. Isso vai retirar os antinutrientes naturalmente presentes nela. Escorra, descartando a água na hora que for cozinhar. (Caso use a quinoa em flocos, dispense essa etapa. Os antinutrientes continuarão presentes, neste caso)
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e cozinhe em fogo médio baixo, mexendo sempre se quiser uma textura mais cremosa, até que a quinoa fique completamente macia.
Você pode preparar esse mingau na noite anterior, e esquentar em uma panela com um pouco de água pela manhã.

Imagem: danivenn.com

Outro Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços