Receitas

Receita de sardinha assada expressa

Share this:

Esse peixinho é o campeão contra a TPM, a infertilidade e o mau humor

Taí um peixinho que é um campeão BBB: bom, bonito e barato. Tá bom que tem gente que torce um pouco o nariz para seu cheiro e paladar. Mas acredito que, como eu, era por causa de sua versão enlatada fedorenta ou por causa de preparações como frituras e conservas.

Eu sempre comi peixes desde pequena, mas não tínhamos o costume em casa de usá-lo nem fresco nem enlatado, então só fui adquiri o gosto pelo peixinho já adulta, depois que minha coach me recomendou para regular meu ciclo menstrual. E comecei a estudar os seus benefícios.

A sardinha e outros peixinhos pequeninos, como cavalinha, manjubinha, arenque, são um dos melhores alimentos para regular nossa menstruação e fertilidade, melhorar nosso humor e nosso nível de energia.

Além de uma boa fonte de proteína, eles são ricos em gorduras essenciais. Ao contrário do salmão, da truta, e da tilápia/Saint Peter, que são criados em cativeiro e não possuem o famoso Ômega-3, e do atum e outros peixes grandes, que contém altos índices de metais pesados como mercúrio, todos esses nada sustentáveis.

Aqui vou compartilhar uma maneira muito fácil e rápida de preparar os filés de sardinha sem espinha comprados frescos ou congelados, e que fica com um sabor mais suave, além de muito suculento.

Sardinha assada expressa

Tempo de preparo: 5 minutos | Tempo de cozimento: 15 minutos | Serve 1 pessoa

Ingredientes:

2 a 3 filés de sardinha limpos
1 cebola média
1 limão médio
sal marinho ou do Himalaia
pimenta-do-reino
azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno em temperatura média-alta. Corte a cebola em rodelas grossas (nem precisa descascar). Corte metade do limão em rodelas grossas. Unte uma assadeira de vidro temperado/cerâmica/aço inox ou frigideira de ferro com um pouco de azeite. Disponha as rodelas de cebola inteiras e de limão de forma a fazer uma “caminha” para colocar os filés por cima. Tempere as sardinhas com sal, pimenta e um pouco de azeite dos dois lados. Deite os filés levemente separados um do outro. Corte parte da outra metade do limão em fatias bem fininhas para fazer um “cobertor” em cima das sardinhas. Leve ao forno por 15 minutos ou até estar totalmente cozido. Sirva salpicando ervas frescas, como salsa ou tomilho.
Você pode usar essas receita para preparar outros filés de peixes, e usar outros vegetais macios para forrar a assadeira. Sirva com grãos integrais e/ou uma salada farta com raízes. Faça a mais e recheie um sanduíche para levar para o trabalho no dia seguinte.

Outro Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços