Receitas

Receita de Sopa Vaca Atolada

Share this:

Preparação ajuda o corpo a lidar com as intempéries do inverno, sacia, e é fácil de fazer

No clima frio, uma sopinha quentinha é a melhor pedida. Bem como também é a melhor época para começarmos a investir mais nas proteínas animais mais pesadas. Enquanto no verão, comer carne vermelha pode comprometer nossa digestão, nos deixar desanimadas e até mais agressivas, com a chegada do inverno, ela pode ser muito bem vinda para ajudar o corpo a se proteger do frio e dar a energia necessária nesse momento mais introspectivo do ano.

Essa receita é inspirada em uma preparação tradicional em algumas regiões do Brasil, e usa como base a mandioca, como como chamamos em minha terra, aipim. É uma raiz que proporciona uma textura cremosa para a sopa sem precisarmos de derivados do leite para isso.

Os segredos do sucesso dessa sopa são dois:

Usar ingredientes orgânicos, incluindo a carne, e incrementar com os temperos naturais. Isso garante um sabor marcante e único.

Como usar o caldo caseiro como base, usar ervas e especiarias frescas. Tudo isso junto faz desse prato uma ótima opção para os dias de menstruação, quando estamos naturalmente mais introspectivas e com menos pique, e nos beneficiamos ao comer alimentos quentinhos e com especiarias que aquecem o corpo.

Sopa Vaca Atolada

Tempo de preparo: 15 a 20 min | Tempo de cozimento: 30 a 45 min | Serve 2 a 4 pessoas

Ingredientes

500g de mandioca descascada em pedaços
300g de carne de vaca (paleta, músculo, contra-filé)
1 cebola pequena
3 dentes de alho
1 xícara de salsinha com caule
1 colher de chá de alecrim
1 colher de chá de tomilho
3 cm de gengibre
3 cm de açafrão-da-terra (opcional)
caldo de legumes ou de carne (veja receita aqui)
azeite de oliva ou óleo de coco extravirgem
sal marinho não refinado a gosto
pimenta-do-reino e vermelha a gosto
cebolinha picada para decorar

Modo de Preparo

Pique bem cebola, alho, os caules e metade das folhas de salsinha, gengibre, açafrão-da-terra. Use o processador de alimentos se quiser agilizar esse processo. Em fogo médio, refogue tudo em na gordura em uma panela grande e alta. Enquanto isso, pique a carne e a mandioca em cubos pequenos (de cerca de 1 dedos de espessura. Quanto menor, mais rápido o tempo de cozimento). Refogue primeiro a carne junto com os temperos na panela. Quando estiver bem cozida, cerca de 5 minutos depois, acrescente a mandioca, as ervas, e cerca de 200 ml de caldo concentrado e água para completar. O líquido deve ficar cerca de 3 dedos acima dos ingredientes. Tenha mais água a postos para ir completando, caso precise, e para ajustar a textura da sopa. Quanto menos água, mais cremosa. Deixe cozinhando em fogo médio baixo até que a mandioca naturalmente forme um caldo cremoso e a carne esteja bem cozida e macia, o que pode levar cerca de 30 minutos ou mais, dependendo da qualidade de ambas. Acerte o tempero com sal e pimenta. Ao servir, salpique cebolinha picada.

Dica: Você também pode fazer essa receita com frango, usando carnes mais escuras como sobrecoxa e asas, e até frango desfiado da aproveitado de um frango assado ou dos pedaços do frango usando para fazer um caldo, que pode ser usado como base dessa sopa.

Imagem: comidastipicas.com.br

Outro Post

Aqui temos 2 comentários. Adicionar.

  1. Vanessa

    Hummmm tá com uma cara ótima! Adorei a ressalva da carne também para o verão. Como onde moro é quase verão vou dar preferencia para receitas mais leves. Mas já adicionei a receita da vaca atolada no meu Pinterest para o os dias mais frios. :))

    • Melissa Setubal

      Muito bom Vanessa! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços