Seu ano novo pode começar a qualquer momento

Share this:

Final do ano vai chegando, e gente vai se dando conta de que aquele monte de resoluções que fizemos ficaram apenas na promessa, mas, mesmo assim, na esperança de que “daqui pra frente tudo vai ser diferente”, começamos a pensar no que queremos mudar em nós mesmos e na nossa vida para o ano que vem.

Se pararmos bem para pensar, temos a chance de fazer as coisas de outro modo, novas escolhas, novas possibilidades, a cada respiração. A cada minuto, nossas células se renovam e somos um novo ser. Por que, então, que vivemos nesta ilusão de que é difícil fazer mudanças acontecerem nas nossas vidas?

Muitas dessas promessas de final de ano se baseiam nas coisas que TEMOS que mudar porque alguém nos disse que a forma que somos e agimos não está certo ou não é normal. Isso pode ter origem desde a criação que tivemos em nossa família, até a mídia e a sociedade de consumo que vivemos.

Então, antes de começar qualquer movimento de mudança, se pergunte: qual a motivação por trás deste objetivo ou meta? Eu  TENHO que fazer isso, ou eu QUERO fazer isso? Eu realmente enxergo o benefício que esta mudança vai trazer para mim e para minha vida?

Outro ponto é entender a diferença entre mudança e transformação. Quando pensamos em mudança, pensamos em algo que está errado e que queremos consertar. Ou seja, uma mudança implica em você admitir para você mesmo que você estava fazendo tudo errado até então, que é uma pessoa incompetente, preguiçosa, sem disciplina, etc. Que motivação vai sobreviver a tanto estímulo negativo???

Transformar, por outro lado, implica em desapego. Primeiro você toma consciência de que aquele hábito, aquela coisa, aquele relacionamento, emprego, comportamento não mais se encaixa com a vida que você quer levar. Expresse sua gratidão por isso ter lhe servido até aqui, mas que você não precisa mais disso para viver daqui pra frente. Assim você cria espaço para algo novo acontecer. E são inúmeras as possibilidades. Use a criatividade e coloque em prática seus desejos e sonhos genuinamente seus.

Aqui estão algumas dicas de como você pode começar sua transformação agora mesmo, sem ter esperar o ano que vem:

Desligue a TV. Pelo menos diminua o tempo que você passa assistindo. Assistir muita TV nos deixa passivos, quase que hipnotizados. Além disso, a maior parte dos programas e noticiários mostram violência, ou usam de humor que denigrem outras pessoas, e ainda tem os comerciais que nos fazem nos sentir inadequados, estimulam a fome, a ganância, o sexo e o consumo sem consciência. Faça a mesma coisa com seu computador e internet, com revistas e jornais. Pense no quanto sua mente iria relaxar sem todos estes estímulos, e no tempo livre que você vai ganhar para fazer qualquer outra coisa que queira.

Tire os entulhos da sua vida. É muito comum acumular tanto coisas materiais quanto emoções e pensamentos. Reorganize os armários da casa toda, retirando tudo que você não precisa mais, e venda, doe ou jogue fora. Arrume a bagunça mental reavaliando projetos que ficaram pela metade, eliminando compromissos não essenciais da sua agenda e restringindo o contato com pessoas negativas que sugam a sua energia.

Estimule a sua criatividade. Todos nós temos um potencial de expressão criativa. Mas alguns acham que não são artísticos ou não sabem como começar a usar esta capacidade criativa. Você não precisa pintar um quadro ou fazer uma escultura, mas pode usar tarefas corriqueiras como cozinhar, fazer uma apresentação no trabalho ou se vestir como uma forma de expressar seu lado criativo. Isto vai tornar sua mente mais flexível e relaxada, e ajudar a liberar tensões no corpo.

Leia sobre assuntos que você não está acostumado. Esta é uma ótima forma de você entender um pouco mais do mundo e de exercitar seu cérebro. Isto vai fazer de você também uma pessoa mais interessante! Além de abrir sua mente para pontos de vista diferentes do seu, e pode ajudar você a ser mais tolerante com outras pessoas e modos de pensar.

Relaxe. O estresse tem o potencial de destruir nossa saúde e nossos relacionamentos. Faça uma caminhada na praia ou no parque, aconchegue-se no sofá para ler um bom livro, tome um banho quente com aromas suaves, escute músicas calmantes, faça massagem com frequência. Utilize de diversos recursos que você tiver à mão para relaxar em diversos momentos do seu dia, nem que por alguns minutos. Uma boa e simples forma de relaxar é fechar os olhos e apenas prestar atenção na sua respiração por quanto tempo puder.

Outro Post

Aqui temos 1 comentário. Adicionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços