Sua fonte caseira de probióticos

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Vemos no mercado um monte de opções de probióticos, desde os famosos iogurtes e leites fermentados de marcas conhecidas, passando por sachês e cápsulas, até os alimentos que naturalmente contém estes microorganismos.

Se você quer saber mais sobre a importância dos probióticos na sua saúde, leia meu artigo “Os famosos desconhecidos Probióticos e minha entrevista no Portal GNT “Probióticos: saiba por que eles emagrecem e fazem bem à saúde”.

Uma forma de você ter em casa com facilidade um alimento que é fonte natural de probióticos é fazer a sua própria conserva. Veja aqui como, e delicie-se e cuide de sua saúde ao mesmo tempo!

Saiba mais sobre como usar os probióticos para desintoxicar seu organismo no meu Programa Detox de Primavera.

Chucrute/pickles caseiro

O mais comum é fazer com o repolho branco, mas você pode fazer também com o roxo, e com quaisquer vegetais e frutas que goste. Use um pote de boca larga, que feche hermeticamente e devidamente esterelizado, para fazer o fermentado. Prefira vegetais orgânicos e sal marinho não refinado, para obter o máximo de benefícios e nutrientes.

  • Lave e higienize cada folha de repolho e corte-o como preferir.
  • Coloque tudo em uma tigela, acrescente sal marinho (ou sal grosso triturado no liquidificador), e coloque um prato que prense os vegetais, com um peso em cima (pode ser uma vasilha de água ou um saco de feijão). Adicione ervas ou especiarias que mais goste para dar um sabor ainda mais especial.
  • Deixe prensado por 2 a 8 horas, em um lugar fresco ou na geladeira.
  • Coloque todo o conteúdo no pote preparado, deixando cerca de um dedo de espaço entre o conteúdo e a tampa. Feche o frasco firmemente para impedir que o ar entre e interfira no processo de fermentação.
  • Coloque o pote em um local escuro e fresco (um armário na cozinha que você não abra muito, longe do fogão e do sol, por exemplo) por 2 a 4 dias.
  • Quando começar a consumir, guarde o pote na prateleira menos fria da geladeira. Quanto mais tempo esperar para consumir, mais fermentado fica, melhor o sabor e os benefícios. O de repolho pode durar até 6 meses, já o de frutas 2 meses.

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  1. Luiz

    japoneses fazem isso com missô, experimente…

    • Obrigada por postar a dica aqui, Luiz! 🙂

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