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Suco Vermelho Desintoxica e reduz apetite

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Bebida feita com beterraba também fortalece imunidade e é diurética.

O que mais marca o sucesso dos sucos detox é a promessa de limpar o organismo das impurezas, eliminando algumas calorias e conferindo um visual mais “sequinho” à silhueta. Além do famoso suco verde, esse tipo de bebida também pode ser feito em outras cores, mudando os ingredientes e trazendo mais dinamismo para a alimentação saudável. É o caso do suco vermelho, que ao utilizar a beterraba e as frutas vermelhas como bases da receita, assegura que os benefícios vão do poder desintoxicante à ação anti-inflamatória.

Desintoxicação ocorre no fígado, intestinos e rins

Os vegetais presentes no suco vermelho promovem a desintoxicação do fígado, dos intestinos e dos rins, órgãos responsáveis pela filtragem, pela digestão e pela excreção das toxinas.

“Qualquer vegetal fresco pode ser desintoxicante. Eles ajudam no funcionamento do fígado, que é um dos principais órgãos de desintoxicação, e nos tratos dos intestinos e dos rins, que são órgãos digestivos e excretores, respectivamente. Para o fígado, folhas verdes como a salsinha e o coentro são fundamentais – este último, por exemplo, limpa o organismo de metais pesados como mercúrio e chumbo, adquiridos a partir da respiração, da alimentação e inclusive da ingestão de água. O limão, embora seja uma fruta, também é um agente desintoxicante. Nesta categoria também entram a cúrcuma, o gengibre e a erva doce, dentre outros alimentos”, explica Melissa Setubal, Coach de Saúde Integrativa.

Em jejum, organismo absorve melhor os nutrientes do suco

No entanto, o ritual de preparar e beber o suco vermelho não basta. O momento em que a bebida é ingerida requer atenção e organização, caso contrário os efeitos desejados podem simplesmente não ocorrer.

“O ideal é que o suco vermelho detox seja ingerido logo no momento do despertar, em jejum, quando o organismo absorve integralmente os nutrientes.”

Para isso, recomendo que a pessoa primeiramente beba um copo de água em temperatura ambiente, ingerindo o suco 20 ou 30 minutos depois, tempo necessário para que essa água hidrate o organismo. Além disso, é importante ingerir o suco na hora em que ele é feito, para que todos os nutrientes sejam aproveitados. Higienizar, cortar e separar os ingredientes no dia anterior é uma boa opção, já que otimiza o tempo de preparo no dia seguinte.

Dependendo do objetivo da pessoa, o suco vermelho pode ser coado antes do consumo. Nesse caso, a bebida perderá as fibras provenientes dos vegetais, mas ganhará uma absorção mais rápida dos nutrientes por meio do organismo.

“Ao ser coado, o suco vermelho perde as fibras, de modo que os outros nutrientes podem ser absorvidos instantaneamente pelo organismo. Porém, a velocidade dessa absorção gera um aumento muito rápido na quantidade de glicose no sangue, provocando picos de insulina, o que pode ser ruim para quem sofre com rompantes de humor, condições de estresse e mulheres que possuem tendência à TPM. O suco vermelho ingerido sem ser coado evita essa “montanha russa” na glicose e na insulina presentes no sangue, já que as fibras retardam a absorção desta glicose. Junto a isso, ainda regulam a ação dos intestinos, auxiliando-os no processo de digestão”

Folhas cruas de beterraba podem ser prejudiciais

Com o intuito de aproveitar os ingredientes do suco vermelho por inteiro, algumas pessoas podem incluir as folhas da beterraba no preparo da receita, contudo, o sinal aqui é vermelho. “As folhas da beterraba possuem grande quantidade de ácido oxálico, um antinutriente que impede a absorção de certos minerais pelo organismo. Uma forma de este ácido ser neutralizado é a partir do cozimento das folhas. Portanto, caso a pessoa opte por consumi-las, sugiro que sejam ingeridas desta forma.

Detox radical vale a pena?

Uma curiosidade a respeito do suco vermelho é o seu uso em substituição a outros alimentos ou até mesmo refeições inteiras. Em alguns casos, as pessoas podem fazer uma escolha mais radical, ingerindo apenas o suco ao longo do dia. Este “tratamento de choque” pode ser atraente, mas é preciso que combine com o dia a dia de quem o segue. 

“Eu não aconselho uma dieta detox radical com o suco vermelho, principalmente para quem segue um estilo de vida agitado e estressado, pois beber somente esta bebida ao longo dia pode causar estresse e mudanças muito bruscas de humor.”

Eu acredito em uma desintoxicação em que a alimentação é simplesmente adaptada ao estilo individual de cada um. Como o consumo de produtos industrializados e a alimentação fora de casa são muito frequentes atualmente, qualquer mudança extrema deve ter o acompanhamento de um profissional adequado, ao longo de pelo menos 7 dias. Por outro lado, se há a oportunidade de fazer uma pausa total na rotina, de modo que a pessoa permaneça de repouso em casa ou fazendo atividades mais leves, por exemplo, creio que vale a pena inserir o suco durante 3 dias, para promover uma limpeza mais profunda no organismo”

De qualquer forma, independente da maneira como o suco vermelho é ingerido, é possível enxugar algumas medidas ao inseri-lo na alimentação. Isso acontece porque a bebida possui efeitos diuréticos e laxativos naturais, evitando a retenção de líquido e contribuindo para a perda de peso. Ainda que a recomendação seja o consumo dos ingredientes em forma de suco, sugiro que eles sejam distribuídos na forma sólida pelas refeições, a fim de que os benefícios de cada um sejam aproveitados de diversos modos.

Receitas foram testadas no desafio personare #3

Visando aproveitar os 7 principais benefícios da beterraba, mostrá-los para as pessoas e incentivá-las a inserirem o suco vermelho na alimentação, criei 7 receitas diferentes da bebida. Cada combinação de ingredientes, feita especificamente para potencializar determinado benefício, integrou o Desafio Personare #3: Novo Detox -em conjunto com a Equipe Personare, através de um grupo no aplicativo WhatsApp (21 99654-6321). Nele, cerca de 20 usuários participaram esclarecendo dúvidas e trocando informações com a especialista sobre os efeitos do suco vermelho no organismo, ao longo de 7 dias.

A auxiliar administrativa Emanuella Ariotti, uma das participantes do desafio, viu nas receitas do suco uma forma de incrementar a própria alimentação, que já era balanceada, e revela que a ingestão das bebidas reduziu bastante o seu apetite.

“Quando eu ingeria o suco vermelho, sempre pela manhã, percebia que voltava a sentir fome apenas por volta do meio dia, e este período aumentava diariamente.”

O horário em que tenho mais dificuldade de controlar a vontade de comer é à noite, no entanto essa fome noturna também diminuiu. Além disso, a semana em que aderi ao suco vermelho coincidiu com uma visita que fiz ao nutricionista. Desde que comecei a me consultar com este profissional, consegui eliminar 2,5kg, e o suco vermelho só veio para contribuir. Eu gostei tanto que sinto falta quando acabo não bebendo pela manhã”, conta.

Confira abaixo as 7 receitas do suco vermelho. A sugestão é que a pessoa prepare e consuma uma receita em cada dia da semana.

1 Semana, 7 Receitas

Imagem: Mariana Cristian Imagem: Public Domain Pictures Imagem: Mariana CristianImagem: Dollar Photo Club

Imagem: Mariana Cristian Imagem: Mariana Cristian Imagem: Pixabay

 Segunda-feira – Suco Vermelho Mais Energia

Terça-feira – Suco Vermelho Detox

Quarta-feira – Suco Vermelho Pele Bonita

Quinta-feira – Suco Vermelho Anti-TPM

Sexta-feira – Suco Vermelho Mais Imunidade

Sábado – Suco Vermelho Anti-inflamatório

Domingo – Suco Vermelho Anti-Hipertensão

Publicado em: Personare

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Aqui temos 7 comentários. Adicionar.

  1. Uma pergunta bem idiota rsrs…

    Tem alguma contra-indicação para quem não quer perder peso e ainda quer ganhar? Sempre vejo comentários sobre como as pessoas ficam saciadas e tals, e isso para mim é mais uma preocupação, porque eu preciso comer mais do que como hoje em dia (e com mais prazer, e com mais atenção, e com mais amor rsrs).

    Há sucos indicados para quem quer ganhar mais peso? Ou aumentar o apetite?

    • Melissa Setubal

      Sua pergunta não é nada idiota, Roberta. Eu sofri minha vida inteira exatamente com esta dificuldade: ganhar e manter peso. Tudo que compartilho serve também para quem vive esse desafio. Aí você me pergunta: como é que as comidas que você passa pra quem quer emagrecer serve também para quem quer engordar? O segredo é que elas ajudam no equilíbrio hormonal. Se nossos hormônios estão mais harmonizados, nosso peso vai naturalmente ficar também. Faz sentido? Aposte em acrescentar mais castanhas e sementes nos seus sucos, para um boost de proteínas e gorduras, e acredito que verá resultados 😉 Depois me conte como foi contigo depois de colocar em prática.
      Saúde e Amor,
      Melissa

      • Grata, Melissa. Fez todo sentido! Assim que eu colocar em prática te conto resultados! Beijos

        • Melissa Setubal

          Que bom, Roberta! 🙂

  2. Márcia

    Olá Melissa!
    Como você e a Roberta, faço parte tbm desse time de comidas saudáveis X ser.magra. Ou seja, um esforço para ganhar e manter peso. E tenho o agravante de algumas castanhas e sementes não me fazerem bem. :/ Embora eu goste muito, me causam repugnância e enxaqueca ao ingerir uma que seja…imagino ser uma sensibilidade no fígado 🙁 até msm a água de coco tem um.momento certo para não”pesar” no organismo. Você tem alguma dica de.como me alimentar de forma saudável e adquirir mais.peso? Bjss, Márcia

    • Melissa Setubal

      Olá Márcia,
      sinto muito por você passar por esse desafio com seu peso. Ainda mais sabendo que um dos principais aliados na estabilização do peso, que são as oleaginosas, não te caem bem. Você já testou deixá-las de molho por pelo menos 8h? (com exceção das nozes e semente de abóbora)
      Além disso, investigar um pouco mais sobre essa reação do seu organismo, e dar uma ajudinha extra para seu fígado, comendo muitas folhas verde-escuras, entre outras coisas, pode ajudar também 😉
      Espero que essas dicas ajudem. Me conte depois os resultados.
      Saúde e Amor,
      Melissa

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