Um peruano e as sobras de peru

Share this:

Estava pensando sobre o que escrever hoje, já que está tão pertinho do Natal, e todo mundo já começa a sentir o cheiro dos assados típicos da ceia. Lembrei de uma sopa que comi recente na casa de um casal amigo meu daqui de NYC, quando o dono da casa, que é peruano, fez para nós uma sopa com carne de peru.
Ok, parece piada ou uma desculpa para um trocadilho esfarrapado, mas a sopa era muito boa, e decidi fazer uma versão minha, que também ficou deliciosa. Então, confira as duas com aquelas sobras do peru de Natal que ninguém sabe muito bem o que fazer.

Sopa de peru do peruano

Tempo de preparo: cerca de 2 horas
Serve 2 pessoas

Para o caldo:
Carcaça do peru
1 cebola cortada em pedaços
1 talos de salsão
1 cenoura cortada em pedaços
8 xícaras de água
um folha de louro
sal e pimenta-do-reino em grãos a gosto

Para a sopa:
cerca de 250g de carne de peru moída (pode ser crua ou já cozida)
2 dentes de alho picados
Um aipim (mandioca) grande cozido
1 colher de chá de sementes de erva-doce
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
salsinha picada

Refogue os vegetais com os temperos em um pouco de óleo, e depois acrescente a carcaça do peru, refogando um pouco até os restos de carne começarem a cozinhar. Acrescente a água fervente e deixe cozinhando por cerca de 1 hora e meia em fogo baixo.
Enquanto isso, coloque o aipim para cozinhar na água. O tempo de cozimento varia de raiz para raiz, mas a média é de cerca de 1 hora.
Esse dois processos podem ser acelerados pela metade se você usar uma panela de pressão.
Com o caldo e o aipim prontos, comece a fazer a sopa. Refogue o alho em fogo médio, acrescentando logo depois a carne de peru e a erva-doce. Coloque o caldo e cozinhe por cerca de 30 minutos, em fogo baixo (se a carne for já cozida, pode ser por 15). Acrescente o aipim partido em pedaços (que possam ser comidos sem precisar partir) e cozinhe por mais 5 minutos. Desligue o fogo e acrescente a salsinha e mexa.

Sopa de peru minha versão

Tempo de preparo: cerca de 50 minutos (se o caldo já estiver pronto)
2 porções

cerca de 250g de carne de peru
1 alho-poró pequeno fatiado
1 cenoura picada em pedaços pequenos
1 xícara de arroz integral
1 colher de chá de tomilho
1 folha de louro
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
caldo de peru ou galinha

Refogue em um pouco de óleo o alho-poró e a cenoura junto com os temperos. Acrescente a carne de peru e refogue bem até começar a dourar. Coloque o arroz, refogue mais um pouco e acrescente o caldo quente. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 40 minutos, ou até o arroz estar cozido.

Outro Post

Aqui temos 0 comentários. Adicionar.

  1. Humm, Mel, não sou muito de caldos e sopas mas esse parece bem interessante. E aprender a aproveitar o resto do Peru é muito bacana!

    Recentemente li que assar os ossos previamente dá um sabor intenso ao caldo. Então para quem vai usar a carcaça crua pro caldo, fica a dica: em forno pré-aquecido a 200 graus coloque uma assadeira com os ossos por 20 min. Transfira os ossos para um caldeirão. Elimine a gordura que ficou na assadeira, coloque-a no fogo, acrescente água, aguarde ferver e vá raspando os resíduos. Despeje esse líquido sobre os ossos e proceda como descrito na receita da Mel. (por livro Chefs, Segredos e Receitas).

    Beijo!

    • ótima dica, Maria. Também já tinha visto em alguns lugares essa de assar antes para dar um sabor mais intenso.
      Outra dica é usar tanto a carne branca quanto a carne escura para uma sabor mais interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades sobre meus conteúdos, cursos e serviços